sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Tecnologia permite assistir a dois programas na mesma televisão

São Paulo, 31 de outubro de 2008 – No que depender da Texas Instruments, a eterna disputa pelo controle remoto no sofá da casa não terá futuro.

A companhia criou uma tecnologia capaz de reproduzir dois programas diferentes em uma mesma tela sem que seja preciso dividi-la, como acontece hoje com o recurso PIP (Picture in Picture), disponível geralmente em modelos topo de linha.

Com o modo Dual View, o usuário sintoniza dois programas diferentes ao mesmo tempo. O telespectador, usando um óculos especial, conseguirá ver apenas o programa que deseja. Para ouvir o som, basta usar um fone de ouvido.

A tecnologia de processamento de imagem vai permitir também a visualização de conteúdos em três dimensões. A Texas Instruments espera disponibilizar a tecnologia aos fabricantes ainda este ano.


Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=11967

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Teclado refresca o usuário em dias quentes

Por Daniel Serrano

A Thanko, empresa de produtos para informática lançou um teclado com ventoinhas que promete refrescar o usuário nos dias mais quentes do verão. Conectado via USB a qualquer computador, o produto recebe a alimentação suficiente para acionar os ventiladores e soprar “uma brisa fresca” no usuário.

Este mes está saindo uma versão de inverno, que, além das ventoinhas, manterá o teclado aquecido para os dias frios. O produto está sendo vendido no Japão.

Será que a falada convergência digital chegou também aos condicionadores de ar? Dê a sua opinião.


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=2790

Permitir acesso a redes sociais no trabalho é bom para empresas, diz estudo

da Reuters, em Londres

Um estudo divulgado na Inglaterra afirma que os patrões devem encorajar seus funcionários a acessarem as redes sociais --como o Orkut e Facebook-- no trabalho, pois cultivar relacionamentos com colegas e clientes ajuda as empresas.

O responsável pela pesquisa, Peter Bradwell, afirmou que as empresas deveriam abandonar sistemas específicos de compartilhamento de informação e agregar utilidades aos sites de relacionamentos, contribuindo para a produtividade, inovação e o trabalho democrático.

Mesmo assim, o autor afirma ser necessário estabelecer limites para as utilizações fora do trabalho.

"Proibir o Facebook ou YouTube, em qualquer caso, é quase impossível. As empresas podem colocar um tempo limite para a utilização desses sites por dia. A resposta não é encerrar o acesso à rede social pessoal, mas é preciso compreender como podemos administrar os novos desafios", argumentou Bradwell.

O estudo concluiu que tentar controlar a utilização de sites como o Facebook, que conta com mais de 100 milhões de usuários no mundo, poderia até prejudicar a empresa.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u461960.shtml

Japoneses mostram "capa invisível"

Por Bruno do Amaral  

Sempre quis ficar invisível e adentrar um vestiário (o gênero varia de acordo com suas preferências)? Os japoneses estão quase conseguindo isso. Nesta quarta-feira, pesquisadores da universidade de Tóquio demonstraram uma "capa de invisibilidade".

Durante o evento Digital Contents, um estudante vestiu a peça, que dá a impressão de ser transparente. Na verdade, é apenas um truque de ilusão, pois a roupa é feita com o mesmo material de telas de cinema e a imagem do que estava atrás do estudante era projetada nele, dando a impressão de poder se ver através do rapaz. Confira na foto:



Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=399

Caça ao Blu-Ray nas importadoras

Por Editorial PC Magazine

Migrar do DVD para formatos mais avançados custava realmente uma nota há alguns anos. No entanto, as recentes quedas de preço no mercado de Blu-rays vão permitir que você finalmente entre nessa nova era gastando muito, muito menos.

Investir US$ 1,000 ou mais num tocador de Blu-ray ou HD-DVD (formato que, por sinal, já nem existe mais) era a realidade para quem queria deixar para trás o mundo da resolução de imagens padrão. Pois agora, apenas alguns anos depois, as coisas mudaram: o HD-DVD morreu e os Blu-ray players dominam sozinhos o reino da alta definição. Com preços sugeridos girando em torno de US$ 500 – e caindo –, vai ficando cada vez mais difícil convencer alguém a não sucumbir ao universo Blu-ray, ainda mais com pechinchas como as que seguem.

Veja algumas pechinchas que encontramos fuçando nas importadoras:

Panasonic DMP-BD30

Custava: $500

Custa: $275

Economia de: $225 (45%)

Por que levá-lo: Não é sempre que se pode atribuir a um mesmo produto qualificações como “o melhor” e “o mais em conta”. Esse aparelho da Panasonic, contudo, quebra esse paradigma graças à sua rapidíssima velocidade de carregamento, qualidade de imagem estelar e navegação fácil e rápida entre diferentes formatos de mídia. Ele também é ótimo para reproduzir discos de resolução padrão.

Samsung BG-P1400

Custava: $450

Custa: $250

Economia de: $200 (44,4%)

Por que levá-lo: Esse modelo da Samsung vem ocupando há bastante tempo os últimos lugares da fila quando o assunto é faixa de preço dos Blu-ray players – e conseguiu cair mais algumas posições ultimamente. Mas é claro que, nesse caso, se trata de uma queda positiva. Afinal, o aparelho não só está entre os mais em conta que se pode encontrar no mercado, como também oferece ótimo suporte de áudio, qualidade de imagens acima da média, entradas integradas para Ethernet e muito mais.

Sony BDP-5300

Custava: $400

Custa: $250

Economia de: $150 (37,5%)

Por que levá-lo: Para segurar lá embaixo o preço de seu Blue-ray player mais acessível, a Sony não incluiu nele algumas funções consideradas mais sofisticadas, como o modo “picture-in-picture” e serviços online em geral. A boa nova, porém, é que a companhia não mexeu nem um tiquinho na parte que interessa – e o 5300 apresenta qualidades impressionantes de som e imagem.


Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=468

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

TV digital fecha 2008 tão "burra" quanto entrou

DIÓGENES MUNIZ
editor de
Informática da Folha Online
FELIPE MAIA
da
Folha Online

A TV digital brasileira vai se despedir de 2008 com o mesmo grau de interatividade com que começou o ano: zero. Apontada por especialistas como o pilar de uma nova transmissão, inteligente e mais próxima do telespectador, a ferramenta deve chegar apenas no próximo semestre às casas brasileiras.

Isso conforme uma perspectiva otimista, feita por Roberto Franco, presidente do Fórum da TV Digital, órgão que congrega radiodifusores, indústria, academia e governo.

"Considero que está próximo. Com certeza, chega no ano que vem", afirma Franco.

O sistema Ginga, que vai possibilitar a interatividade, ainda está em fase de especificação por parte da equipe que colabora com o fórum. Depois, as especificações para a tecnologia ainda precisam ser aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

"O sistema permite que quem gera o conteúdo se aproprie dele. Isso porque esse conteúdo pode vir também pelo canal de retorno", explica o professor Luiz Fernando Soares, da PUC-Rio, coordenador do desenvolvimento do Ginga. Nessa nova TV, o telespectador vira "usuário".

Eric Gaillard/Reuters
Após imbróglio envolvendo royalties do Ginga, TV digital vai oferecer interatividade aos telespectadores em 2009
Após imbróglio envolvendo royalties do Ginga, TV digital vai oferecer interatividade aos
telespectadores em 2009

A demora na implementação do sistema pode ser uma má notícia para quem está ansioso para usufruir dessa tecnologia, mas nada se compara à situação de quem já comprou uma caixinha conversora.

"Infelizmente, quem comprou o conversor sem Ginga terá de comprar outro para ter interatividade. Não tem atualização", afirma Soares.

Ana Maria Braga e "BBB"

A Globo planeja oferecer interatividade ainda no primeiro semestre de 2009. As emissoras já fazem testes internos mas têm de esperar essas definições técnicas e o lançamento de conversores com o Ginga.

"Estamos pensando em sistemas em que a telespectadora poderia armazenar as receitas da Ana Maria Braga, em vez de só ver enquanto a receita é transmitida ao vivo", diz Liliana Nakonechnyj, diretora de engenharia de transmissão da Globo. Outra possibilidade é usar o sistema nas votações de programas como o "BBB", em que atualmente os espectadores usam telefone, internet e SMS para eliminar um candidato.

"Deve ser algo mais voltado para o público jovem. Acho difícil que a minha mãe vá querer ficar mexendo nesse tipo de coisa", diz Nakonechnyj.

Durante a feira de tecnologia e telecomunicações Futurecom 2008, a empresa TQTVD mostrou um sistema de interatividade desenvolvido para a Globo, para ser usado durante transmissões de futebol. O programa dá acesso em tempo real a estatísticas da partida, como faltas, tempo de bola rolando ou o placar de outros jogos. Também há espaço para anúncios publicitários.

Segundo Franco, depois de estabelecidas as especificações técnicas, não deve demorar muito até que sejam lançados conversores com interatividade.

"No Brasil, a coisa é diferente. Os fabricantes [de set-top box] e os programadores de software não esperam toda essa fase técnica até começar a produzir", diz.

Ele afirma que, no momento, o fórum está analisando se marca uma data para o lançamento da interatividade --e mostra o sistema do jeito que der-- ou espera até que todas as questões sejam resolvidas completamente. Já é possível encontrar conversores com Ginga "tabajara" na rua Santa Ifigênia, no centro de São Paulo.

Ele nega que a falta dessa tecnologia seja responsável pelo fato de os conversores estarem encalhando nas lojas --a Positivo Informática, que faz parte do fórum, admitiu recentemente que tem prejuízo com a TV digital. Uma das explicações para isso seria o fato de consumidores estarem esperando até a chegada da interatividade para comprar o aparelho.

"As pessoas vão para a TV digital pela qualidade da imagem, pelo 'high definition'. A interatividade é um atrativo, um benefício", afirma.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

TVA vai oferecer TV interativa em 2009

Felipe Zmoginski, de INFO Online

SÃO PAULO - A TVA vai estrear, em 2009, um serviço digital que permite consultar informações do trânsito, finanças e meteorologia na TV.

O serviço é baseado no uso de um conversor plugado na TV e em uma conexão de internet.

Com o equipamento, o usuário poderá usar o controle remoto para navegar em canais interativos que permitem acessar dados do mercado financeiro ou ver informações do trânsito entre outros conteúdos que a TV diz estar desenvolvendo.

A TV interativa será oferecida para usuários que optarem por um plano que inclui canais digitais em alta definição. O conversor, que custará R$ 390, tem duas saídas HDMI, áudio digital 5.1 e saída de Ethernet.

O aparelho permite escolher entre receber imagens geradas no formato 4:3 ou widescreen (16:9).


Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/102008/28102008-42.shl

Microsoft mostra versão online do Office para concorrer com o Docs

IDG News Service/EUA

Versão online da suíte de produtividade é apresentada nesta terça-feira (28/10) a desenvolvedores durante conferência.


Após mais de um ano de especulações, a versão online do pacote Office da Microsoft, que promete concorrer com o Google Docs, será revelada nesta terça-feira (28/10) a desenvolvedores no evento Professional Developers Conference, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Microsoft demonstrará uma versão hospedada mais leve do Office, chamada Web Applications for Office, que inclui versões web dos programas Word, Excel, PowerPoint e OneNote, disse Janice Kapner, diretora sênior do grupo Information Worker da Microsoft.

O Office é uma das principais fontes de receita da Microsoft e sua mais popular oferta em software, o que pode explicar a razão pela qual a companhia esperou tanto tempo para lançar uma versão hospedada do pacote.

Uma prévia técnica do Office online será distribuída no final deste ano, mas a Microsoft não revela informações específicas sobre preço ou data de lançamento. De acordo com Kapner, a prévia será oferecida eventualmente por meio de acordos de licenças de volume e por meio do conjunto de aplicações hospedadas para pequenas empresas do Office Live.

Por enquanto, a Microsoft não deve liberar algumas características do Office para desktop na versão para web. Kapner afirmou que o conjunto de aplicações da versão online dependerá da demanda dos consumidores.


Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/10/28/microsoft-mostra-versao-online-do-office-para-concorrer-com-o-docs/

Sistema cria imagens 3D de pessoas sem precisar usar raios-X

Redação do IDG Now!

Por meio de imagens e vídeos não invasivos, tecnologia calcula com precisão formas corporais e suas medidas.


Cientistas da Universidade Brown criaram um sistema que calcula com precisão as formas corporais por meio de imagens digitais e vídeos, anunciou a instituição nesta segunda-feira (27/10). Com a tecnologia, mesmo que a pessoa esteja vestida, é possível calcular seu porte sem as roupas, afirmam os pesquisadores.

O sistema cria um modelo 3D do corpo das pessoas, permitindo que sejam determinadas sua idade e sexo. Além disso, é possível descobrir as medidas de quadril, tórax, altura e peso, entre outras características.

Para alcançar este resultado, os pesquisadores criaram um modelo computadorizado por meio de 2.400 pontos de mapeamento em homens e mulheres vestidos com o mínimo de roupas. Ao combinar as informações obtidas por diversas poses, o computador consegue deduzir a idade tanto do modelo 3D quanto da pessoa.

A tecnologia foi aperfeiçoada quando os cientistas ensinaram a máquina a detectar a pele nas imagens, permitindo a distinção das roupas. O sistema não é invasivo, pois não usa raio-X ou vê através das roupas, mas sim deduz o formato exato do corpo. Uma simulação pode ser vista no site da universidade.


Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/10/28/sistema-cria-imagens-3d-de-pessoas-sem-precisar-usar-raios-x/

Internautas usam vídeo-currículo como diferencial na busca de emprego

FERNANDO ANTUNES

Apesar de ainda ser pouco conhecido, o vídeo-currículo vem ganhando adeptos entre os que querem mostrar logo no primeiro contato uma forma diferente de se expressar. Especialistas em recursos humanos afirmam que a ferramenta é uma forma interessante de apresentação, principalmente para vagas em empresas que valorizam a inovação e a tecnologia.

"Sem dúvida, é um diferencial", afirma a especialista em recursos humanos e professora do curso de Administração da Universidade Ibirapuera, Teresinha Covas Lisboa.

A gerente de conteúdo do site Canal RH, Marisa Torres, diz que páginas na internet voltadas para a apresentação de vídeos, como o YouTube, impulsionaram a utilização do vídeo-currículo como uma ferramenta de contratação.

A empresa de Torres fornece desde maio do ano passado a possibilidade das informações profissionais em vídeo. Atualmente, 2.162 currículos estão cadastrados no site, sendo que apenas 22 são em formato de vídeo.

Reprodução
O jornalista Carlos Rodrigo Nascimento colocou no YouTube seu currículo em vídeo
O jornalista Carlos Rodrigo Nascimento
colocou no YouTube seu currículo em vídeo

"[O vídeo-currículo] ainda é muito novo e ainda tem uma resistência natural, pois o vídeo é mais conhecido como entretenimento", explica. Para ela, a vantagem do vídeo-currículo é que o selecionador já tem uma primeira impressão da pessoa sem precisar marcar uma entrevista.

Simples

As apresentações não precisam contar com grandes produções e podem ser feitas em câmeras de vídeos, fotográficas ou até por celulares. "O modelo é caseiro. O selecionador vai entender que não é uma coisa profissional."

Ela não recomenda que sejam enviados arquivos de vídeos muito pesados por e-mail para não travar a caixa de mensagem do selecionador. Uma alternativa é hospedar o vídeo em algum site, como o YouTube, e enviar o link no próprio currículo convencional.

No Youtube existem vários vídeo-currículos cadastrados, como o do jornalista gaúcho Carlos Rodrigo Nascimento.

Na hora de gravar o vídeo, a professora recomenda ao candidato o mesmo caminho traçado em um currículo comum: ser objetivo, destacando os últimos empregos e as especializações, sempre considerando o cargo para o qual pretende concorrer.

"Demonstrar as habilidades e competências para a função almejada, sem excessos, é sempre uma boa tratativa. Evite usar muitos adjetivos, a prolixidade e cuidado com a falta de informações sobre os cargos anteriormente ocupados. Isso pode denotar que você quer ocultar algum aspecto", explica.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u460971.shtml

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vem aí o telefone para MSN


Boa notícia para os fãs do MSN Messenger, um dos softwares de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo e o favorito no Brasil. A versão online do jornal El País divulgou a informação sobre uma parceria entre a Microsoft e a Telefônica para o lançamento de um novo serviço de VoIP pelo Windows Live Messenger.

Chamado de "Voype", o serviço concorrerá com o Skype e permitirá ao usuário manter conversas de voz e videoconferências com tarifas baixas por meio do MSN.

Segundo divulgado, as tarifas serão gratuitas entre usuários do serviço,e podem chegar a até US$ 0,014 por minuto para outras chamadas nos EUA.Assim, ovalor cobrado ficará abaixo das oferecidas pelo Skype, que cobra US$ 0,021 por minuto.

De acordo com o site, o serviço será introduzido no Brasil, no Chile, na Colômbia, no Peru, nos EUA, na Argentina e na Venezuela.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=6659

Designer, você tem experiência?

Experiência de vida constrói um muro entre os designers criativos e os simplesmente designers.

É quase um hábito, quando pensamos em criação, relacionarmos o termo à imagem da inspiração sobrenatural, do isolamento ou da concentração. Hoje, além desses atributos, criar é também sinônimo de conhecimento obrigatório de ferramentas gráficas, tendências, teorias acadêmicas e por aí vai. O mercado hoje nos oferece como entrada uma diversidade de opções, a pedido do próprio mundo globalizado em que vivemos. Agências à procura de profissionais da área mostram em seus anúncios essa direção com mais ênfase. É quase nula a chance de você encontrar uma vaga para alguém que não domine pelo menos um software padrão para a criação.

Mas diante de tudo isto que observamos, uma pergunta fica no ar: Estes são os requisitos mais adequados para delinearmos o perfil do designer ideal que "garimpa" o mercado hoje e cava aquela vaga nas agências? Eu particularmente acredito que não.

Sabemos que o design é uma prática profissional relativa às questões estéticas e formais dos elementos. Sim, é ordenação projetual de elementos e muito mais racional do que parece ser, mas é quase que impossível dissociá-lo da criatividade. Hoje, um grande designer precisa ser também um grande criativo.

E, nessa hora, experiência de vida conta, e conta muito. Isso porque tudo o que você passou , o que você viu, comeu, bebeu, ou seja, viveu, desemboca no resultado criativo. É muito mais do que dominar todas as ferramentas gráficas. E a experiência independe de idade, é muito mais uma questão de atitudes que tomamos em nossas vidas, de desafios que enfrentamos do que qualquer outra coisa.

O homem é um ser criativo capaz de buscar soluções para situações problema que o desafiem a achar uma resposta para as mesmas, e muitas vezes em curto prazo. Ora, a solução normalmente vem da combinação das idéias entre si, independente da nossa vontade. Quem melhor preparado para desenvolver uma solução do que aquele que já teve várias experiências?

Existe um muro que separa estes profissionais. Apesar de não ser físico, é tão concreto quanto a realidade. Esse muro é construído por nossas escolhas e divide designers criativos dos simplesmente designers.

De que lado você está?


Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/10464/publicidade/designer_voce_tem_experiencia/

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

WiMax: começam testes da Telefônica em SP


Nesta sexta-feira, 24, a Telefônica vai iniciar, em São Paulo, os testes com a tecnologia WiMax, de banda larga sem fio, apontada como uma das sucessoras do Wi-Fi. O projeto piloto, que terá duração inicial de três meses, será realizado nos bairros de Pinheiros e Jardins, para 150 clientes. Segundo a empresa, o objetivo é verificar viabilidade técnica, a receptividade do mercado e a avaliação dos usuários.

Em São Paulo, durante os testes, o serviço terá velocidade de 2 MB para download e 600 KB para upload, com sinal enviado a partir de três estações de ERBs (Estações Rádio Base). O sistema, que tem como parceiras a Motorola e a Intel, vai funcionar a partir de um modem do WiMax instalado na casa de clientes residenciais, que recebe o sinal e redistribui para o computador do consumidor.

De acordo com a Telefônica, a operadora pretende usar o sistema para completar sua rede de banda larga --ou seja, oferecer o serviço com outros já existentes.

WiMax

O WiMax é um tipo de rede sem fio de alta velocidade similar ao Wi-Fi, com alcance superior e mais adaptada à mobilidade. Por isso, funciona melhor para cobrir grandes áreas com internet sem fio.

Um estudo feito pelo WiMAX Forum e divulgado em abril deste ano prevê que mais de 133 milhões de pessoas usarão WiMax em todo o mundo em 2012, sendo 70% deles com dispositivos móveis e portáteis --mais de mil devem ter a capacidade até lá.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=6640

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Vendas do iPhone crescem 500% em um ano, diz Apple

colaboração para a Folha Online

As vendas do iPhone em todo mundo atingiram 6,892 milhões de unidades entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados divulgados pela Apple. Esse resultado representa um crescimento de 516% nas vendas do aparelho, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 1,119 milhão.

A empresa iniciou em julho deste ano as vendas do iPhone 3G, que substituiu os aparelhos de primeira geração que eram vendidos, basicamente, nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Em 15 meses encerrados em junho de 2008, a versão original registrou vendas de 6,1 milhões de unidades. Na nova versão, o produto teve sua distribuição aumentada --deve ser lançado em 70 países até o fim do ano.

"A Apple apresentou as contas de um dos melhores trimestres de sua história, com um espetacular desempenho do iPhone, que vendeu mais do que celulares da RIM [Research In Motion --fabricante do Blackberry e principal concorrente da Apple no setor]", afirmou o executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, em comunicado.

Eduardo Anizelli/Folha Imagem
Expansão da área atendida com iPhone 3G fez com que a Apple registrasse recorde
Expansão da área atendida com iPhone
3G fez com que a Apple registrasse recorde

No Brasil, o iPhone 3G começou a ser vendido pelas operadoras Claro e Vivo em 26 de setembro deste ano, ou seja, um dia antes da Apple fechar a contabilidade trimestral. Mesmo assim o país teve participação no resultado divulgado pela empresa de Jobs, visto que os primeiros aparelhos vendidos já haviam sido comprados pelas empresas brasileiras.

Procuradas, as assessorias da Claro e da Vivo não informaram quantas unidades do iPhone foram comercializadas desde então.

Outros produtos

No seu balanço trimestral, a Apple informou que foram comercializados 2,611 milhões de computadores Mac entre julho e setembro deste ano. Segundo a empresa, esse resultado é 21% maior que o verificado no mesmo período do ano passado.

Com relação às vendas do iPod, a Apple apresentou um crescimento de 8% no período. A receita com as vendas do aparelho teve alta de 3%.

Resultado

A Apple divulgou nesta terça-feira (21) que obteve entre julho e setembro, quarto trimestre de seu ano fiscal, um lucro líquido de US$ 1,14 bilhão, valor 26% superior em comparação com mesmo período de 2007. Os resultados atendem a expectativas dos analistas em lucro por ação, que foi de US$ 1,11, mas não em faturamento, que neste período chegou a US$ 7,9 bilhões, 27% a mais que há um ano antes --os analistas esperassem que chegasse a US$ 8 bilhões.

"Não sabemos se a crise nos afetará, mas estamos armados com a linha de produtos mais forte de nossa história, os empregados com mais talento e os melhores clientes da indústria, além de reservas de US$ 25 bilhões sem dívida", afirmou Jobs.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u459089.shtml

Conheça o menor notebook do mundo

Por Ricardo Marques

Você já ouviu falar no iKIT? Nesse momento, ele deve estar no bolso de algum executivo, que precisa se conectar com o mundo através do seu notebook. Isso mesmo, eu disse notebook no bolso de algum executivo. Afinal, iKIT é o menor computador portátil do mundo, com apenas 9,5cm largura, 1,5cm de altura e 6,5cm de profundidade, pesando apenas 113g, já com a bateria!

O menor notebook do mundo tem teclado QWERTY (o mesmo presente em smartphones), sistema operacional Linux, tela de 2.8” com resolução QVGA, uma porta mini USB e Wi Fi e Bluetooth. O processador é o Marvell PXA270 (312MHz), a memória RAM é de 64MB e a capacidade de armazenamento de 128MB.

Pouco, né? Pois o fabricante, iMOVO, disponibilizou uma entrada para cartão SD que permite elevar a capacidade para até 8GB. A bateria tem duração de 250 horas em standby, e em funcionamento esse tempo cai para apenas 3 horas. Ele tem teclas dedicadas para acionar o player de áudio e vídeo, além de contar com uma webcam integrada (0,3MP).

O fabricante diz que o iKIT é sob medida para chats, e-mails e internet, ao contrário dos smartphones, seus concorrentes. Seu preço sugerido varia de 99 a 130 euros. E ai, vai encarar?

Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=2698

LG mostra tela dupla face de 15”


Por Daniel Serrano

Ao que tudo indica, a LG deseja se impor como referência no mercado de displays. Depois de mostrar a tela “anti xereta” (Uma tela à prova de xeretas) que permite visão através de um ângulo muito estreito, evitando bisbilhotices de quem estiver ao seu lado, agora apresenta uma outra visão do display. Literalmente.

Esta semana a companhia apresentou um display LCD de 15 polegadas, transparente, dupla face. Isso significa que a imagem poderá ser vista tanto pela frente como por trás (logicamente, invertida) Na foto um exemplo do produto visto pela parte de trás em um protótipo de notebook. Para apresentações parece uma boa opção, a empresa só não explicou como as pessoas farão para ver os textos invertidos.


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=2666

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Depois do carro, o computador a álcool


Por Daniel Serrano

Parece que o Etanol ganhou a preferência mundial no que se refere a combustível ecologicamente correto. Tanta é a certeza disso que alguns fabricantes já estão desenvolvendo essa tecnologia para alimentar produtos eletrônicos.

A Panasonic, um dos maiores fabricantes de pilhas e baterias do mundo, está à frente desse estudo e promete uma bateria a álcool. Segundo a empresa, bastariam 50 c.c. de Etanol para fazer funcionar um notebook por mais de 5 horas contínuas. Após o que, bastaria “completar o tanque” para mais 5 horas de uso.

Por enquanto, baterias utilizando o sistema estão em teste pelo exército americano. Uma versão com capacidade de 20 horas, utilizando 200 c.c. de combustível, em um compartimento que ocupava o tamanho da bateria original, já havia sido mostrada pela empresa, no ano passado (foto). Mas a versões para os civis está prevista, segundo a Panasonic, para daqui a 4 anos.


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=2663

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Com preços baixos, lojas virtuais falsas atraem consumidor

STEFHANIE PIOVEZAN
colaboração para a
Folha de S.Paulo

O pedido nº 6.049 foi confirmado com sucesso e deveria ter sido entregue até 5 de setembro, não tivesse Gert Mandel, 79, realizado sua compra no site de uma empresa falsa. A câmera digital era oferecida por R$ 569,48 pela Mundy Variedades no Shopping UOL.

"Ainda neste mês o Shopping UOL passa a disponibilizar a avaliação das lojas, que será feita por nossa equipe. Assim não há como burlar o sistema de avaliações", diz o provedor.

"As empresas que aplicaram golpes geralmente anunciaram em grandes comparadores", diz Maurício Vargas, diretor do Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), que deve lançar um comparador de empresas idôneas no mês que vem.

Com uma audiência declarada de 1,5 milhão de acessos por mês, o site calcula que, só no ano passado, os golpes de lojas virtuais no Brasil tenham causado um prejuízo de R$ 300 milhões; a previsão para este ano é de R$ 500 milhões.

O número de registros liga-se à ampliação do comércio virtual. De acordo com a apuração da consultoria e-bit, só no primeiro semestre de 2008 as vendas on-line movimentaram no país R$ 3,8 bilhões, crescimento de 290% frente ao mesmo período de 2005.

Além do aumento do comércio, há a migração de quadrilhas, que vão para a rede porque ela é mais rentável e porque têm "uma falsa sensação de que ficam impunes", diz José Mariano de Araújo Filho, delegado da 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado).

O número de golpes relaciona-se ainda aos costumes do internauta. 'Brasileiro só pensa na segurança depois que vira vítima. Não adianta querer economizar em software, antivírus e firewall', diz o delegado.

Avanço do crime

"Os crimes cibernéticos estão avançando com muita velocidade, e a melhor forma de interromper esse avanço é o estabelecimento de uma 'rede do bem', composta pela polícia, demais órgãos encarregados da perseguição penal e pela indústria de alta tecnologia."

Essa foi a conclusão da Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos e da Conferência Internacional de Ciência da Computação Forense, realizadas no mês passado pela Abeat (Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia).

Só neste ano, a 4ª Delegacia registrou um aumento de mais de 60% no número de ocorrências em relação a 2007.

O que não significa necessariamente um aumento dessa magnitude no número de crimes, mas sim o crescimento das notificações. "Há uma consciência maior. Boa parte das vítimas está preocupada em registrar o crime", disse o delegado.

O número de reclamações ligadas ao ambiente virtual cresceu também no Procon, que disponibiliza uma cartilha para orientar o consumidor de eletrônicos (www.procon.sp.gov.br). "Com o aumento na oferta há um aumento dos problemas", diz Andrea Sanchez, diretora de programas especiais da fundação.

Como se prevenir:

Examine o site - Verifique se há e-mail ou formulário para contato e teste o serviço de comunicação.

CNPJ - Confirme o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da empresa no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Endereço - Peça telefone e endereço para confirmar a existência física da empresa.

Preço - Desconfie de preços muito baixos em relação à concorrência.

Use comparadores - Verifique com outros usuários do site o histórico de negociações do anunciante.

Segurança - Ao realizar transações, verifique se o site é 'http' e se possui um ícone de cadeado.

Pagamento - Em caso de depósito, confira se a conta está em nome da razão social da empresa.

Comprovantes - Guarde os documentos que comprovam a compra e o pagamento.

Denúncias - Se for lesado, procure o Procon (www.procon.sp.gov.br) ou uma delegacia.

Evite problemas - Não abra spams e mantenha seu antivírus e seu firewall atualizados.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u457584.shtml

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Companhia apresentará tela LCD com tecnologia 3D

por Felipe Pontes

São Paulo, 16 de outubro de 2008 - A NEC Display anunciou que vai lançar um tela de 12,1 polegadas que produzirá imagens 3D em alta definição, sem precisar de óculos especiais. O produto será demonstrado na feira de tecnologias FPD Internacional 2008, que acontecerá dos dias 28 a 31 de outubro em Yokohama, Japão.

O display tem resolução de 800x600 pixels e foi desenvolvido para o mercado doméstico. Para atingir o efeito 3D, a NEC desenvolveu uma módulo LCD com lentes horizontais de dupla densidade.

A tecnologia usa os pixels arranjados horizontalmente em RGB, unidos com a típica varredura de um LCD comum.


A tela exibirá imagens 2D e 3D, ao focalizar cada olho do usuário e alternando os sinais emitidos pela tela. A NEC prevê que a demanda por displays e aparelhos semelhantes crescerá no futuro, e continuará a desenvolver produtos do mesmo campo. A companhia espera lançar o produto em 2009, e ainda não divulgou preços.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=11852

Empresa apresenta primeira TV com gravador Blu-ray embutido

da Efe, em Tóquio

A companhia japonesa Sharp apresentou nesta quarta-feira (15) a primeira televisão LCD com gravador Blu-ray incorporado, que permite registrar programas em discos de alta qualidade.

Novos modelos de televisor Sharp terão apenas um controle remoto para a operar na TV e no seu gravador Blu-ray embutido
Novos modelos de televisor Sharp terão apenas um controle
remoto para a operar na TV e no seu gravador Blu-ray embutido

O produto da linha Aquos será lançado no Japão em 20 de novembro e nos EUA no fim do ano. Na Europa e na Ásia, chega apenas no ano que vem. A companhia diz que os preços de produtos com telas entre 26 e 52 polegadas vão variar entre US$ 1.676 e US$ 4.931.

Os novos modelos de televisor incorporarão apenas um controle remoto para a TV e gravador. Seu design permite que sejam pendurados na parede.

No lançamento, o presidente da Sharp, Mikio Katayama, admitiu que haverá uma deterioração na venda de televisores por conta das condições da economia mundial.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u456512.shtml

Designers não vivem sem: o lado criativo da música

Por Rodrigo Strada

O pessoal de criação se divide em dois grandes grupos: aqueles que não conseguem produzir sem trilha sonora e os que preferem mil vezes o silêncio, para que a música não atrapalhe a concentração. Como é com você?


Desde pequeno, aprendi que a música e a criação podem caminhar juntas. Lembro de ter ganho o LP “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes, quando eu tinha quatro anos. Eu ouvia e montava minha própria arca fazendo altas colagens e diagramações esdrúxulas com os elementos que vinham nele. Na época de escola, perdi a conta de quantas folhas de caderno gastei tentando copiar os logotipos e ilustrações das bandas que mais gostava. Maldito Eddie…

E continua assim até hoje. Faço da música meu instrumento principal de criação. Não consigo imaginar uma peça ou um conceito sem que a música interfira diretamente na solução.

Quer uma prova? Entre nas salas de criação de qualquer agência para verificar que fones de ouvido, iPods e caixas de som são itens obrigatórios na maioria das mesas dos designers. Cada um em seu mundo paralelo, escutando sons e ritmos mais distintos possíveis e tranformando, talvez, a letra, o ritmo e o sentimento que aquela música está passando, naquele momento num trabalho consistente.

Também há o outro lado da moeda, das pessoas que necessitam de total silêncio na hora criativa. Estes dizem que a música “distrai” e “desconcentra”. Pode ser. Mas acho importante ter a influência da música em todo processo criativo e usá-la para recorrer às diversas formas, estilos e pensamentos de toda a história para se obter uma base, um fundamento.

E acredito, sempre, que, ao me concentrar para cada novo job, a música vem ser a minha fonte principal do que costumeiramente chamam de “inspiração”. Com muito rock e jazz, por favor!

Fonte: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/10/15/designers-nao-vivem-sem-o-lado-criativo-da-musica/

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Venda pela internet cresce 35%

Por Juliana Zorzato

As vendas pela internet devem fechar o ano com aumento significativo em relação ao mesmo período de 2007. Segundo a e-bit, empresa que pesquisa tendências do e-commerce no Brasil o faturamento de 2008 ficará em torno de R$ 8,5 bilhões.

O aumento de consumidores na web foi o principal responsável pelo crescimento de 42% de janeiro de 2007 a junho de 2008. Só no primeiro semestre o faturamento ficou em torno de R$ 3,8 bilhões com cerca de 3,5 milhões de novos compradores.

Para o diretor comercial da e-bit Informação, Maurício Salvador, as vendas online anulam os intermediários e provocando a queda de preços. “Além da vantagem da compra direta, o comércio eletrônico está investindo cada vez mais em segurança na navegação, o que gera a confiança do consumidor”, explica.

Mais de 11,5 milhões de pessoas já tiveram experiências de compra virtual e entre as principais vantagens estão os preços baixos, facilidade de compra, frete grátis e a comparação de preço de produto sem precisar sair de casa.


Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=316

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Gravadoras confirmam novo padrão de mídia

As principais gravadoras acabam de confirmar o padrão que irão utilizar para a distribuição de música em MP3, sem o controle de direitos ditais. EMI, Universal, Warner e Sony irão fazer os seus lançamentos através do “slotMusic”. Um cartão microSD que será comercializado com álbuns, músicas e demais conteúdos relacionados. A SanDisk será a empresa responsável pela fabricação do dispositivo.



Um primeiro lote será lançado, nos Estados Unidos, em lojas físicas, como Wal-Mart e Best Buy em tempo para as vendas de Natal. Em um segundo momento o lançamento chegará à Europa. As empresas não anunciaram, ainda, quando o dispositivo chegará à America Latina.

O novo sistema, através de cartão, permite reproduzir as músicas contidas em grande parte dos dispositivos do mercado, já que o microSD está se tornando um padrão para memória em celulares e mídia players. Com o novo sistema não haverá a necessidade de se utilizar computadores para a transferência das músicas.
O mais interessante do sistema, é que, ao adquirir a memória com as músicas gravadas, o usuário pode ouvir a música ou transferi-la para o dispositivo que desejar, já que no formato, não haverá necessidade de senhas, downloads ou controle de direitos digitais.

"O slotMusic oferece aos consumidores uma alternativa imediata, tangível e de alta qualidade aos CDs e distribuição digital", disse Danielle Levitas, vice-presidente de Banda Larga & Novas Mídias da divisão de Consumo da IDC. "Neste ano mais de 1,2 bilhões de telefones celulares serão distribuídos em todo o mundo, ultrapassando os media players portáteis em quase uma ordem de grandeza — e essa tendência está se acelerando".

Os cartões poderão também ser utilizados em PCs e notebooks, já que terão um terminal USB, o que ampliará as possibilidades de reprodução. Dessa forma, o novo formato será com certeza o mais compatível da história, podendo reproduzir conteúdo em praticamente qualquer equipamento eletrônico do mercado. Desde celulares até som automotivo. As empresas não anunciaram o nível de preço do dispositivo, que deverá variar conforme o conteúdo. Para maiores informações, acesse o site oficial: http://www.slotmusic.org

Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=4867

Call center: espera não poderá ser maior do que um minuto

Redação do IDG Now!

Medida é parte das novas regras dos call centers, foi regulamentada pelo Ministério da Justiça e vale a partir de dezembro.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou portaria que estabelece tempo máximo de espera de 1 minuto para consumidores que entrarem em contato com call centers.

A medida entra em vigor a partir do dia 1 de dezembro, prazo dado para as empresas se adequarem às mudanças, que atinge os setores de energia elétrica, telefonia, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de crédito fiscalizados pelo Banco Central.

O tempo de espera é menor para bancos e empresas de cartão de crédito: 45 segundos. O consumidor, no entanto, terá de esperar no máximo 1 minuto e 30 segundos às segundas-feiras, dias anteriores e posteriores a feriados e quinto dia útil do mês.

As empresas que descumprirem as normas estarão sujeitas a multas entre 200 reais e 3 milhões de reais.

A portaria regulamenta o decreto nº 6.523, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 31 de julho. O texto estabeleceu novas regras de funcionamento dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) para as operadoras de serviço público.

O decreto presidencial que regulamenta o serviço de call center garante a qualidade no atendimento ao consumidor e coíbe abusos. As principais mudanças são:

- A empresa deve garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas suas subdivisões, o contato direto com o atendente.

- Sempre que oferecer menu eletrônico, as opções de reclamações e de cancelamento têm de estar entre as primeiras alternativas.

- No caso de reclamação e cancelamento, fica proibida a transferência de ligação. Todos os atendentes deverão ter atribuição para executar essas funções.

- As reclamações terão que ser resolvidas em até cinco dias úteis. O consumidor será informado sobre a resolução de sua demanda.

- O pedido de cancelamento de um serviço será imediato.

- Para serviços ininterruptos, o atendimento deverá funcionar 24 horas por dias, sete dias por semana.

- Deve ser oferecido ao consumidor um único número de telefone para acesso ao atendimento.

- Fica proibido, durante o atendimento, exigir a repetição da demanda do consumidor.

- Haverá um prazo máximo de espera para ser atendido

- Ao selecionar a opção de falar com o atendente, o consumidor não poderá ter sua ligação finalizada sem que o contato seja concluído.

- Só é permitida a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera se o consumidor permitir.

- O acesso ao atendente não poderá ser condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.

- O cidadão que não receber o atendimento adequado poderá denunciar ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), Ministérios Públicos, Procons, Defensorias Públicas e entidades civis que representam a área.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/10/13/call-center-espera-nao-podera-ser-maior-do-que-um-minuto/

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Televisão LCD dominará mercado de eletrônicos em 2012

São Paulo, 10 de outubro de 2008 - O mercado de televisões LCD se tornará o segmento dominante da indústria de produtos eletrônicos, aponta levantamento da iSuppli. A pesquisadora de mercado afirma que o consumo continuará a crescer nos próximos anos, mesmo com as dificuldades econômicas.

A expansão contínua das televisões LCD é motivada por circunstâncias como a transição para o sistema digital, tamanho reduzido do aparelho, redução dos preços de seus componentes, e a demanda dos consumidores pela qualidade de imagem em alta definição.

A companhia de pesquisa também afirma que os Set-top boxes seguirão a mesma tendência de alta, assim como as câmeras digitais e videogames que transformam a televisão em um centro de mídia, como o Xbox 360 da Microsoft e o Playstation 3, da Sony.

Segundo Sheri Greenspan, analista da companhia, os "consumidores querem seus eletrônicos, em tempos bons ou ruins". Ele prevê que os aparelhos que reúnem várias funções (celular, internet, câmera digital e GPS, por exemplo) se tornarão cada vez mais comuns, pois as pessoas pouparão dinheiro.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=11817

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Novo leitor de PDFs é para máquinas poderosas, mas permite ver e interagir com alguns arquivos em 3D e vídeos

Por Camila Rodrigues da Silva

A cada versão, o Acrobat Reader (aquele programa usado para ler PDFs) fica mais pesado e com a versão 9, a mais recente, não foi diferente.

O programa de instalação para Windows tem 33,5 MB e o para Mac OS X tem 40,7 MB (na hora da instalação, o software alertou que ocuparia 251 MB!). Ainda não há versão para Linux disponível no site.

“Os requisitos estão muito próximos das configurações dos sistemas operacionais novos [Windows Vista e Mac OS ‘Leopard’]”, disse Luis Maian, gerente de vendas da Adobe.

Nem adianta instalar a nova versão se o seu computador não tiver memória de, no mínimo, 512 MB (e o desempenho não será grande coisa).

Mas o Reader 9 e o “fazedor de PDFs” Acrobat 9 estão com recursos sofisticados. Um dos destaques é a compatibilidade com vídeos em Flash, ou seja, é possível interagir com aplicativos, animações e filmes dentro do PDF.

Outra novidade é a compatibilidade com alguns programas que fazem projetos em 3D, principalmente com aqueles voltados para a área de engenharia civil e arquitetura, como AutoCAD e Bentley —softwares 3D voltados para animações, como Maia e Blender, ainda não estão contemplados.

“Um engenheiro que usa Bentley, por exemplo, precisa mandar um projeto para o cliente. Então, ele exporta o arquivo em PDF 3D pelo Bentley, e o receptor consegue fazer a rotação do desenho, controlar o ponto de luz e ver a superfície tanto como um sólido quanto como estrutura de arame”, detalha Maian.

Quem quiser fazer esse tipo de arquivo, no entanto, terá que ter a versão Professional Extended (preços daqui a pouco) e o efeito não é obtido em animações feitas em Maia e Blender, por exemplo. “A parte 3D do Acrobat não foi feita para parte de desenho e animação, mas mais para a parte técnica de engenharia e arquitetura”, diz Maian.

Segundo o executivo, o Acrobat também permite inserir um vídeo em Flash no Word e exportar o arquivo em PDF, que manterá a interação com o filme.

Outra função é a revisão online, pelo site Acrobat.com: outra pessoa pode ver a sua tela do Acrobat a partir de outro computador e interagir, sugerindo mudanças, por exemplo.

Para quem conhece o Google Docs, o processo é parecido: quem faz o arquivo envia um link por e-mail que é acessado por outra pessoa.

Maian diz que a pessoa que é convidada a interagir não precisa ter o Acrobat, somente quem produziu o arquivo; para acessar o link, basta fazer uma conta no site (login e senha) e acessar o endereço que o emissor enviou.

Usuário do Photoshop Express (alguém usa aquilo?) podem usar a mesma senha —eu testei e deu certo.

Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2008-10-05_2008-10-11.html#2008_10-06_13_44_23-130772099-29

Compra de TV de alta definição esconde "pegadinhas"

GUSTAVO VILLAS BOAS
da
Folha de S.Paulo

Dúvidas não faltam no mundo da televisão em alta definição e digital. Para começar, quem compra um televisor "HDTV Ready", ou pronto para TV de alta definição, vai levar um produto que não tem capacidade de reproduzir a melhor alta definição existente no mercado. Os aparelhos para esse fim são identificados como Full HD ou 1.080p.

Mas não basta o aparelho de televisão. Aliás, a imagem da TV aberta convencional pode ficar até mais incômoda em uma tela desse tipo, já que a imagem pode ser esticada para se adaptar ao formato widescreen, mais comprido.


Televisor da Samsung tem 50 polegadas com capacidade para exibir em alta definição completa, a chamada Full HD
Televisor da Samsung tem 50 polegadas com capacidade para
exibir em alta definição completa, a chamada Full HD

Para usufruir de qualidade em uma televisão de alta definição, é preciso uma fonte de vídeo nessa qualidade conectada a ela. Por exemplo, um tocador Blu-ray ou um videogame.

O consumidor que tiver os dois em casa não vai necessariamente ter a melhor qualidade disponível. É necessário conectá-los por meio de um cabo HDMI, que não costuma acompanhar os produtos.

TV digital

Comprar um conversor de TV digital também não significa que as imagens mostradas vão ser em alta definição. A tela e o conversor têm que ser compatíveis com essa qualidade.

Quem levar um conversor para casa, ou uma televisão com um equipamento desse embutido, terá que ir além das conexões entre aparelhos e tomadas para ver as imagens em ótima resolução. Para ver TV digital é preciso ter, normalmente, uma antena UHF.

Mesmo em São Paulo, há as áreas de sombra: locais onde o sinal digital é ruim ou ausente. E, ainda que tudo dê certo, o conversor adquirido agora vai ficar obsoleto quando o sistema Ginga, que permite a interatividade, chegar ao mercado.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u452086.shtml

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Pós-venda 2.0?

Por André Fiorini Castiglioni

Sem haver melhor ou pior nesse quesito, inevitavelmente estamos consumindo. A fim de manter e fidelizar seus clientes, as empresas há anos trabalham com sistemas de pós-vendas, embasados pela certeza de ser muito menos dispendioso manter um cliente a conseguir um novo.

Pós-venda é condição fundamental hoje em dia para cultivar um bom relacionamento com seu cliente. Isso é fato. Mas questiono o seguinte: ele é válido e sua ação, atualmente, ainda é satisfatória? Explico.

As ações de pós-venda são realizadas por quem vende, ou seja, é quem comercializa o produto que toma a iniciativa de medir a satisfação do seu cliente com seu produto, de manter contato com o mesmo na tentativa de "fidelizá-lo", entre outras coisas.

Essa relação de feedback "forçado", unilateral, foi a forma que os departamentos de marketing das empresas encontraram para lidar com seus "consumidores 1.0", aqueles onde o acesso à empresa era (e continua sendo) muito restrito e suas opiniões tinham pouca força e relevância.

Hoje, o largo e fácil acesso aos meios de comunicação e principalmente à Internet, tem facilitado muito a capacidade das pessoas se comunicarem, de dividirem interesses, de pertencerem a comunidades, de trocarem informações, etc. É nesse terreno que se encontra o "consumidor 2.0".

Através de blogs, twitter, fóruns, redes sociais, esses "novos consumidores" têm trocado experiências sobre suas aquisições e esse processo inicia-se já no momento em que surge o desejo por algum produto. Eles vão em busca de informações, procuram experiências de outras pessoas com o produto, pesquisam preço, lêem resenhas, perguntam, etc. Após a compra, imediatamente resenham seus produtos, tiram fotos, postam em seus blogs, divulgam no twitter, entram para determinadas comunidades enfim, criam uma relação mais íntima com o objeto de consumo.

Considerando a "regra" de que apenas 1% dos usuários produzem algum tipo de conteúdo e o restante são apenas consumidores de conteúdo , mesmo assim, esse pequeno grupo tem se tornado um importante agente influenciador de compra, o que demonstra um novo comportamento pró-ativo do consumidor.

Se compararmos à "versão 1.0", esse novo consumidor não precisa que a empresa vá até ele para ter um (a) feedback sobre seu produto, ele o faz espontaneamente, sem ânsia por obter uma recompensa por isso, ele o faz apenas pela vontade de partilhar suas experiências e sentimentos sobre o que está consumindo.

Agora pergunto: será que as empresas estão preparadas para lidar com esse novo tipo de consumidor? Enquanto as ações de pós-venda forem tratadas como conversas moderadas onde críticas não são aceitas, não. Essas empresas têm que entender que não precisam mais pressionar seus clientes para obter suas opiniões, eles as fornecem gratuitamente, basta que aprendam a fazer o que eles mais gostam: trocar experiências, conversar.

Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/10246/ecommerce/pos-venda_20/

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mitsubishi mostra TV a laser, mas sem filmes

Orlando Barrozo, enviado especial a Tóquio

Muitos visitantes da CEATEC, que está acontecendo esta semana aqui em Tóquio, estranharam. Afinal, o TV a laser vem sendo anunciado como a maior revolução da indústria de televisão desde o advento do plasma, na década passada. A Mitsubishi, que detém a patente do produto, de certa forma frustrou todo mundo ao fazer uma apresentação apenas parcial do LaserVue no evento.

Em vez de imagens de filmes em Blu-ray, com bastante ação e cores fortes, a demonstração limitou-se a mostrar imagens estáticas, com cenas de paisagens e prédios coloridos, além de alguns segundos de ondas batendo numa praia - a única imagem dinâmica da sessão. Não foram permitidas fotos nem vídeos. Em seguida, todos os presentes foram convidados a colocar óculos especiais para ver um vídeo em 3D. Pelo visto, esta é a aplicação mais indicada para o TV a laser: espaços públicos e comerciais onde o 3D faça diferença.

Para o consumidor comum, o LaserVue estará à venda - somente nos EUA - a partir deste mês, ao preço sugerido de US$ 6.500. Nem os japoneses terão o privilégio de comprar a novidade. A fábrica do produto nem fica no Japão, e sim na Califórnia. "Vamos fazer um teste no mercado americano e, se tivermos sucesso, em 2009 levaremos para outros países", explicou Kazuhiro Yamamoto, gerente de planejamento da Mitsubishi, aqui na CEATEC.

Entre esses "outros países" dificilmente será incluído o Brasil tão cedo. A empresa ainda estuda como fará sua distribuição na América Latina: se diretamente, via sua subsidiária Mitel, com sede do Rio de Janeiro, ou através de um distribuidor terceirizado.

Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=4830

Gravador Pioneer equivale a 16 Blu-ray

Pelo visto, a corrida agora entre os fabricantes será pela maior capacidade dos gravadores. Aqui na CEATEC, que vai até sábado em Tóquio, a Pioneer está exibindo o protótipo de seu novo gravador óptico multi-camadas, que segundo o fabricante atinge nada menos do que 400Gb.

Como um disco Blu-ray tem capacidade de 25Gb em cada camada, temos aí uma bela alternativa para aplicações de armazenamento de dados e back-up.

O aparelho (foto), cujo nome provisório é "Super Multi-layer Disc", está sendo mostrado dentro de uma redoma; a própria Pioneer ainda não sabe quando poderá lançá-lo comercialmente.

Também na CEATEC, a empresa está mostrando um gravador Blu-ray de 1 Terabyte, a exemplo do que fazem Sony e Panasonic. Mas o protótipo utiliza laser vermelho, o mesmo dos DVDs comuns, e ainda assim consegue resultados expressivos, a julgar pelas imagens que vimos no estande da Pioneer na CEATEC.

A empresa garante ter resolvido o principal problema dos discos multi-layer: a interferência (crosstalk) entre as camadas. Acontece, por exemplo, nos DVDs de dupla camada que já são conhecidos. Às vezes, surgem pequenas falhas no som ou na imagem, que os especialistas chamam de "artifacts" (artifícios). Segundo a Pioneer, o protótipo utiliza um circuito de correção e um elemento adicional de luz que atua sobre o laser. Além disso, a estrutura do disco 16 camadas é diferente, com maior separação.

Bem, por enquanto tudo isso é teoria. A Pioneer promete mais novidades a respeito na próxima CES, em janeiro, em Las Vegas.

Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=4832

Cresce venda de computadores na AL

Por Bruno do Amaral

O mercado mundial pode estar e baixa, mas a venda de computadores não dá sinais de cansaço ainda. De acordo com dados do IDC América Latina, já foram vendidos mais de 12,8 milhões de PCs na região, sendo que 70% desse total representa desktops (8,9 milhões de unidades) e 30% a venda de computadores portáteis (3,8 milhões de unidades de notebooks vendidos). Comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 25% nas vendas dos aparelhos.

De acordo com a pesquisa, a previsão de vendas até o final de 2008 será de 29,4 milhões de computadores, número 29% superior ao de 2007 (19.2 milhões unidades de desktops e 10.2 milhões de notebooks).

Os números mostram também uma tendência de vendas de notebooks, correspondendo a 35% do total de vendas em todas as categorias na América Latina. A previsão do estudo é que ainda chegue a 63% até 2012 - ao menos era, antes da crise mundial iniciada nos Estados Unidos. Isso ocorreu por conta da queda do dólar nos países do bloco, assim como a maior disponibilidade de crédito. O aquecimento na economia latino americana também indica a substituição do computador desktop pelo laptop.

"Percebemos que os usuários que já tiveram a experiência do primeiro computador sentem a necessidade de adquirir produtos com mais funcionalidades, maior mobilidade e maior poder de processamento, como processadores dual ou quad core e os preços em queda acentuam ainda essa tendência,”, analisa Jesus Maximoff, diretor geral de Intel para América Latina.

O estudo demonstra também a segmentação nas classes A e B, com consumidores demandando necessidades específicas para os computadores. Isso significa PCs dedicados a jogos, educação, centrais de mídia ou entretenimento, público infantil ou uso profissional.

Hoje, 67% do mercado de PCs na AL é formado por vendas para consumidor ou home, 37% de computadores para negócios e 8% de computadores destinados para educação e governo.

Um crescimento expressivo para América Latina está no segmento de educação e governo, onde é esperado um aumento de 54% nas vendas de computadores até o final de 2008, sendo este número representado por computadores empregados tanto nas estruturas acadêmicas (incluindo universidades) ou como no uso como ferramenta de trabalho. Já no segmento de home, o crescimento esperado é de 38%.

Penetração de Notebooks na América Latina

A mobilidade parece ser a bola da vez nos mercados dos países latinos emergentes. Espera-se um crescimento de 35% na venda de notes até o final de 2008, com o Chile, Colômbia e México impulsionando as vendas. Também até o final do ano, o bloco deverá apresentar um aumento na venda de dispositivos móveis como o iPhone 3G ou modens de banda larga móvel.

O desafio será oferecer uma infra-estrutura de internet com banda larga real na mesma velocidade na qual o mercado está crescendo. Maximoff acredita que será cada vez mais fundamental o desenvolvimento de uma infra-estrutura adequada, uma forte atuação do governo nesse sentido, definindo as regras e criando condições para os investimentos necessários, além dos desfechos de implantação da rede sem fio WiMAX que definirão os que o mercado deve seguir.

“O cenário latino-americano é otimista para 2008. Mobilidade, processadores de núcleos múltiplos e internet banda larga são as bolas da vez. Mas apostamos: esse ano será a ponta do iceberg em muitas áreas para adoção da tecnologia”, finaliza Maximoff. Esperamos que as crises nas bolsas não afete essa expectativa.

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=222

Cidades Digitais: projeto amplia cobertura de 20 para 160 municípios

Redação do IDG Now!

População dos municípios privilegiados pelo projeto terão acesso gratuito à internet. Órgãos públicos serão interligados.


A rede de banda larga sem fio do projeto Cidades Digitais vai aumentar de 20 para 160 municípios em todo o Brasil. Em outubro, um pregão presencial para a compra de novos equipamentos será realizado, anunciou o Ministério das Comunicações na segunda-feira (29/09).

A ampliação conectará à internet órgãos municipais como escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias, além de oferecer internet gratuita em espaços públicos.

O Ministério aponta que a vida da população nas cidades que já implantaram o projeto melhorou com a aplicação de ensino a distância, acesso a pesquisas, cursos profissionalizantes virtuais, telemedicina e outras atividades.

Além disso, a comunicação online melhorará o serviço público, gerando significativa economia. O Ministério cita o exemplo de Parintins, no Amazonas, onde o atendimento à saúde, por conexão à internet via-satélite, evita que milhares de pessoas viajem de barco durante dias apenas para fazer uma consulta médica.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/09/30/cidades-digitais-projeto-amplia-cobertura-de-20-para-160-municipios/