terça-feira, 30 de junho de 2009

Philips prepara nova linha de TVs

Philips-prepara-nova-linha-de-TVs

Por Eduardo Bonjoch

Depois de muita especulação sobre a possível terceirização de seus negócios em TVs no Brasil (assim como aconteceu nos EUA), a Philips põe um ponto final nos boatos. Acabo de receber um convite para uma coletiva de imprensa, que será realizada na próxima semana. Na ocasião, serão mostrados os novos TVs da Philips (linha 2009/2010).

Os jornalistas também poderão ver de perto, pela primeira vez no País, o modelo Cinema 21:9 (com tela superwide/foto, muito mais retangular, mas sem previsão de lançamento por aqui). Nossa equipe conheceu este televisor recentemente em evento na Europa – clique aqui para ver o vídeo do produto.

Motivos para acreditar que a empresa poderia repensar suas atividades no Brasil não faltavam. Enquanto grandes fabricantes, como LG e Samsung, já tinham mostrado suas novidades em TVs para 2009, a Philips continuava calada. Além disso, não é segredo para ninguém que as margens de lucro na área de TVs estão cada vez mais apertadas, diferente do que acontece em outros segmentos onde o fabricante atua, como iluminação e equipamentos médicos.

Quem ganha é o consumidor, que vai ter novas opções em TVs para escolher nas prateleiras das lojas ou pela internet. Vamos acompanhar tudo de perto!


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=5764

Na Europa, carregadores terão modelo único

A partir de 2010, as principais marcas europeias de celulares fabricarão um modelo único de carregador USB para todos os aparelhos que transmitem dados. O acordo foi fechando diante da Comissão Europeia nesta segunda-feira, 29.

As companhias envolvidas são Apple, LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, RIM, Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments. O objetivo da iniciativa é facilitar o consumo dos usuários e diminuir o impacto ambiental causado pelos inúmeros resíduos eletrônicos.

Daqui a aproximadamente dois anos, a Comissão ainda pretende adotar um padrão de carregadores para outros aparelhos eletrônicos, como notebooks e câmeras digitais.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8591

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Notebook inquebrável

por Guilherme M. Martinelli

Laptops e notebooks são coisas frágeis e, assim como celulares, muitas vezes teimam em cair no chão. Pensando nisso, e principalmente, naquele grupo de pessoas desastrados por natureza a Panasonic está lançando o Toughbook-30.

Esse notebook com processador Intel Core 2 Duo, 160GB de HD e memória de 2G, que sobrevive a tudo, ou praticamente tudo. Em um teste a revista Forbes passou sobre ele com um carro, usou sua tela como alvo para um jogo de dardos, fez um elefante pisoteá-lo várias vezes, deram-no como brinquedo de mastigar para um tigre e, por fim, atiram nele, à queima- roupa, com uma pistola calibre .22. E, adivinha o que aconteceu? Nada! Apenas o elefante machucou a pata.

Mesmo depois do tiro, com a tela perfurada, o note continuou funcionando perfeitamente. Então, se você se encaixa no grupo "derrubo tudo" que tal investir nessa máquina? Pelo menos, não vai ter mais desculpa para deixar de levar seu lap para qualquer lugar.

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=1906

quarta-feira, 24 de junho de 2009

TV pelo celular: você assiste?


Conheça as alternativas existentes para que você tenha canais de TV no seu aparelho móvel

Você conhece as formas de transmissão de TV pelo celular? Nesta matéria, vamos mostrar as diferenças entre TV 3G, TV digital e TV analógica no seu dispositivo móvel. Veja vantagens e desvantagens de cada forma de transmissão e escolha a sua!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8510

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Orkut é a rede social mais atacada por vírus

O Orkut é a rede social mais atacada por vírus na América Latina, indica uma pesquisa realizada pela empresa russa de antivírus Kaspersky. A principal ameaça aos usuários são os links falsos deixados nas páginas de recados e depoimentos. Quando acessados, os endereços instalam programas maliciosos no computador do internauta.

Além disso, o estudo também mostra que o vírus Conficker ainda é o mais comum nos PCs de internautas latino-americanos, responsável por 31% das invasões. Logo na cola vêm os chamados Cavalos de Tróia, com 28%.

A presença de cópias piratas do Windows, senhas fracas e comportamento dos usuários, que ainda acessam e-mails desconhecidos e links suspeitos, são as principais causas da disseminação de ameaças como o Conficker, segundo a Kaspersky.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8488

LED TVs: conheça a tecnologia


Novos aparelhos de tela fina proporcionam imagens em melhor qualidade do que LCD comum e Plasma

As TVs de LCD e Plasma estão cada vez mais acessíveis aos consumidores brasileiros. Mas está chegando ao mercado a LED TV, mais um tipo de aparelho que promete uma qualidade de imagem jamais vista. Os monitores têm espessura entre 2,5 e 5 cm, e os preços são cerca de 10 a 15% mais caros que os atuais modelos LCD.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8452

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mitos das baterias para notebooks


Confira aqui o que é verdade e o que não passa de mentira sobre como cuidar da bateria do seu laptop

Nesta matéria vamos eliminar algumas lendas que rodeiam as baterias de notebook. Você vai descobrir, por exemplo, que deixar o laptop conectado no AC por muito tempo não interfere na duração da bateria.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8455

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Diminua o spam na sua caixa de mensagens


Veja como eliminar as mensagens indesejadas

Os emails indesejados andam lotando a sua caixa de mensagens? Veja, agora, algumas dicas simples para que você não caia em listas de spam.
Para criar contas temporárias de email, clique AQUI.
Para denunciar spammers, envie emails com as informações do remetente para mail-abuse@nic.br ou spambr@abuse.net.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8463

Navegue pelos mares do mundo com o Google


Aplicativo une Google Earth e simulador de navio

Essa é para quem tem espírito de aventura digital. Você embarca num navio cibernético e corta os sete mares com a orientação, as imagens e as simulações de posicionamento do Google Earth. A viagem foi criada pela empresa Planet in Action e está disponível gratuitamente na Web. E dentro do próprio Google Earth já existe um simulador do voo, também muito legal. Confira!

Clique aqui para acessar o simulador de navios.
Clique aqui para baixar o Google Earth e ativar o simulador de voo

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8425

Celular da Samsung recarrega com o sol

Na última quinta-feira, 11, a Samsung lançou o primeiro celular do mundo com bateria recarregável por energia solar. O modelo ecologicamente correto apresentado pela empresa chama-se Crest Solar – E1107.

A autonomia do aparelho, no entanto, ainda não é das mais sedutoras. Com uma recarga de 60 minutos com raios solares, o celular permite entre 5 a 10 minutos de conversação. O E1107 é compacto e possui toques em MP3, joguinhos e rádio FM.

O Crest Solar será lançado neste mês em alguns mercados da Ásia e da Europa. No Brasil ainda não há previsão de chegada.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8445

terça-feira, 9 de junho de 2009

Da Amazon ao DealExtreme, conheça os principais exportadores online para o Brasil

por SÉRGIO VINÍCIUS

Brasileiro costuma comprar pela internet. Muito. Entretanto, brasileiro não costuma importar pela internet. Essas informações são de Gerson Rolin, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

"O mercado nacional de e-commerce é muito robusto. Há grandes players que vendem com segurança, mas menos de 10% dos consumidores online costumam importar produtos", diz Rolin. "E mesmo assim, essa procura por sites do exterior somente ocorre quando eles não encontram o produto em um site brasileiro".

Segundo a empresa ComScore, com números de 2008, dos 25 milhões de internautas do Brasil, 66% costumam realizar compras na internet. Assim, cruzando números apontados por Rolin e pela empresa de medição online, apenas 1,65 milhões de brasileiros compram produtos em sites de fora do país.

A realidade é bastante diferente em países da América Latina, que optam por compras via internet apontando para Estados Unidos e Europa. "Mais de 50% dos internautas de outras nações da AL costumam importar produtos", diz Rolin. "Isso se dá porque o e-commerce nos outros países não é tão forte quanto no Brasil".

Mas embora as lojas brasileiras online sejam bastante competentes, grandes e com preços atrativos, elas não preenchem 100% dos anseios nacionais. Seja com preços atrativos ou com artigos raros, sites de outros países podem ajudar o internauta que quer se aventurar nas compras online.

"Já me decepcionei com a Amazon"

A diretora de arte Vanessa Marques prefere comprar pela internet. Há mais de 10 anos navegando diariamente, a paulistana já comprou até carro pela rede. Atualmente, ela faz parte da minoria que costuma importar produtos.

"Eu importo sempre que não encontro algo que quero nos sites brasileiros. Ou, ainda, quando penso que vale a pena, do ponto de vista monetário, trazer fora algo", diz. "Ultimamente, tenho comprado várias quinquilharias chinesas, em sites que não cobram fretes. Tudo chega de forma perfeita. Nunca tive problemas com eles."

As páginas que Vanessa se refere são o DealExtreme e o Brando, que não cobram frete e podem até mesmo reembolsar o usuário caso o produto pare na alfândega. Entretanto, ela também compra em páginas renomadas, como Amazon e Cafepress, dependendo da necessidade.

"Nos sites chineses, compro várias coisas porque são muito mais baratas. Já na Amazon, por exemplo, costumo encomendar livros raros. Infelizmente, esta última já me decepcionou", conta Vanessa. "Há uns meses, encomendei um livro sobre indianos, não estava em estoque e até hoje eles estão me fazendo esperar."

Para não cair em armadinhas, Vanessa dá a dica: a principal jogada é investigar a loja. Uma busca em fóruns da web sempre resultam em algo. Podem ser mensagens falando bem das lojas. Ou muito mal. "Eu me baseio muito no boca-a-boca. Mas se for o caso, e se o produto for bem barato, até arrisco. Coisas mais caras, entretanto, só compro em lojas conhecidas."

Principais sites

O UOL Tecnologia realizou importações durante alguns meses em diversas páginas de e-commerce. A idéia foi escolher lojas renomadas ou que vendessem artigos não encontrados facilmente no Brasil.

Durante as avaliações, todos os produtos chegaram corretamente dentro do prazo estipulado pelas lojas. Confira as páginas testadas:

Amazon - o maior e-commerce do mundo. Tem produtos variados, é confiável e possui sistema de fidelização que indica produtos de acordo com o perfil do comprador e com o que ele consumiu antes.

Alibris - livros raros são encontrados neste site. Trata-se de uma centralizadora de pequenas livrarias dos Estados Unidos e da Europa, na qual é possível conseguir os livros pelo menor preço.

Strawberry - loja de Honk Kong que vende cosméticos das marcas mais famosas do mundo com frete grátis pra qualquer país. Detalhe: se o produto ficar retido na alfândega e o usuário pagar a taxa de 60%, ele reembolsa o cliente.

Brando - um tanto careira, vende praticamente qualquer tipo de gadget que o usuário quiser. De smartphones a cartões de memória. Trata-se de uma reunião de lojas chinesas.

DealExtreme - fenômeno no Brasil, vende tudo o que é gadget por um preço baixo. Não cobra frete e, às vezes, faz o cliente esperar mais do que gostaria. Mas no final, entrega a encomenda em perfeito estado.

CafePress - central de tudo o que é badulaque do universo pop-nerd. Tem camisetas, jaquetas, moletons, canecas e mais uma série de artigos com motivos que agradam aos fãs de tecnologia e moderninhos em geral.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/dicas/ultnot/2009/05/26/ult2665u389.jhtm

Acer anuncia Notebook 3D

acer-anuncia-notebook-3d1

Por Michel Airosa

A Acer pretende lançar seu “Notebook 3D” até o fim de outubro. Ele vem com tela de 15.6” e o novo Windows 7. Traz ainda um software que converte as imagens 2D dos filmes para 3D. Com isso, também suportará filmes 3D de modo nativo.

Infelizmente, ainda precisaremos usar aqueles óculos especiais para que o 3D funcione. Mas não serão aqueles óculos famosos com as cores verde e vermelho que você encontra nas caixas de cereal. São modelos mais bonitos com a função dividir em partes o feixe de luz, simulando o efeito de terceira dimensão.

Parece que o 3D está agradando às empresas. Após a Samsung ter anunciado mundialmente sua nova linha de monitores com destaque para um 3D, outros fabricantes, além da Acer, estão desenvolvendo essa tecnologia, como é o caso da LG e Toshiba. Isso significa que dentro de pouco tempo poderemos assistir a filmes com maior envolvimento em telas cada vez menores.


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=5599

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Usabilidade de sites de comércio eletrônico deixa a desejar


A consultoria Mercedes Sanchez Usabilidade e Pesquisa acaba de preparar um estudo com sites de comércio eletrônico e revela porque as páginas de produtos perdem vendas.

Três especialistas da consultoria analisaram as páginas de produto de 15 sites de e-commerce. Foram escolhidos produtos similares ou típicos de cada website e, de acordo com dados da pesquisa, todos os 15 violaram princípios básicos de usabilidade e por isso não vendem o que podiam vender.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Mercedes Sanchez, “escolhemos a página de produto porque ela é tão importante quanto a home, pois hoje muitos usuários chegam às lojas virtuais por meio de buscadores e caem direto nessa página”.

Para Mercedes, alguns sites se preocupam muito com o carrinho de compras e se esquecem que, antes de comprar, o usuário quer ver bem o produto e saber se ele atende às suas necessidades, caso contrário a compra não é concluída.

A pesquisa levantou os principais problemas presentes nas páginas de produto:

Informação relevante para o usuário não tem destaque – em primeiro plano, muitas vezes vem o que a empresa quer “empurrar” para o cliente: vendas casadas, venda de acessórios, de garantia estendida, etc. A descrição do produto, que é o mais importante para o usuário decidir a compra, fica em segundo plano.

Falta conquista – muitos sites focam apenas na ação final de comprar. Desconsideram que a compra é um processo, não conhecem ou desrespeitam a vontade do usuário, não sabem conquistar o cliente e perdem vendas.

Imagens que não ajudam a vender – a maior parte dos sites disponibiliza poucas imagens, muitas vezes pequenas e de baixa qualidade, que não mostram detalhes dos produtos. Como ninguém quer comprar um produto sem ver antes, o usuário vai procurar imagens melhores no site concorrente.

Letra difícil de ler – muitos sites ainda usam letra muito pequena, com pouco contraste (cinza), o que dificulta a leitura de informações essenciais para decidir a compra: características do produto, prazo de entrega, garantia, etc.;

Navegação não privilegia a compra – quando o usuário fica em dúvida e quer ver produtos similares, tem dificuldades. Filtros por marca, faixa de preço e características não existem, e os menus secundários desaparecem na página de produto.

Descaso na descrição do produto – a informação aparece incompleta, incorreta, com erros de ortografi­a e de digitação. Há uso excessivo de termos técnicos sem explicação e textos marketeiros em detrimento de textos informativos.

Cadê o botão de “Comprar?” – por incrível que pareça, em muitos sites não é fácil achar ou identificar o botão “Comprar”. Ele não tem destaque, fica abaixo da rolagem, e possui formato, ícone ou texto fora dos padrões da web.

Para evitar esses problemas, a especialista em Usabilidade Mercedes Sanchez recomenda:

·Priorizar na página o que é relevante para o seu consumidor, assim você aumenta as chances de ele comprar - e ainda indicar o site para outras pessoas.

·Não empurrar tudo que é produto. Mostre o caminho para que o consumidor vá sozinho. Deixe claro onde ele está no site e como ele pode ver produtos similares e ir para outras seções.

·Investir em imagens de qualidade. Elas podem ser um diferencial estratégico. Permita que o usuário amplie, veja todos os detalhes, em diversos ângulos.

·Caprichar na descrição do produto. Use o vocabulário do consumidor para que ele se identifique com o site. Explique os termos técnicos. Cheque se não há dados incorretos ou incompletos. Mostre que o site é confiável.

·Usar um botão “Comprar” bem destacado, com forma de botão, sem elementos que possam distrair o usuário, perto do preço, acima da rolagem da página.

Foram avaliadas as páginas de produto dos sites: Casas Bahia, Compra Fácil, Extra, Fnac, Gimba, Kalunga, Netshoes, Saraiva, Submarino, Polishop, Sack´s, Wal-Mart e lojas da Claro, TIM e Vivo.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8375

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Monitor 3D chega ao Brasil


Por Fernando Souza Filho


Chegou ao mercado nacional o aguardado SyncMaster 2233RZ, monitor da Samsung que reproduz conteúdo tridimensional. Compatível com a tecnologia GeForce 3D Vision da NVIDIA, o aparelho tem 22 polegadas, freqüência de vídeo de 120 Hz (o dobro de um monitor comum) e, segundo a empresa, foi desenvolvido para programadores, amantes de games e cinema.

Cada vez mais usuários de computador aderem às placas gráficas de alto desempenho para rodar conteúdos elaborados de entretenimento ou trabalho. Aliadas ao novo 2233RZ da Samsung, a experiência digital se aprimora, as imagens saltam aos olhos e o mundo virtual se aproxima do real.

“Hoje, filmes e jogos de computador são as aplicações mais difundidas em terceira dimensão, mas no exterior já existem algumas ferramentas profissionais e educacionais com imagens em 3D. Isso nos faz crer que, em breve, essa tecnologia deixará de ser tendência para tornar-se realidade”, avalia Ronaldo Miranda, Diretor da Divisão de TI da Samsung.

O SyncMaster 2233RZ foi desenvolvido para trabalhar em conjunto com o software da NVIDIA e com um óculos da marca que aumenta a noção de profundidade, textura e volume, transformando automaticamente imagens 2D em tridimensionais. Aliás, esses óculos podem ser conectados a porta USB do computador e sua bateria dura até uma semana sem necessidade de carga.

As 22 polegadas do novo monitor são emolduradas por um moderno gabinete preto brilhante. Com um contraste dinâmico de 20.000:1 e luminosidade de 300 cd/m², o SyncMaster 2233-RZ possui tela no formato panorâmico de 16:10, resolução nativa de 1680x1050 pixels e tempo de resposta de cinco milissegundos no modo 2D e três milissegundos em 3D.

Os monitores também contam com o Samsung Magic Technology - conjunto de recursos tecnológicos exclusivos da marca. Entre eles, o MagicBright, que permite alterar rapidamente as configurações de brilho e contraste para aumentar a qualidade da imagem e o MagicColor, que é um chip dedicado ao tratamento das cores para proporcionar imagens muito mais vivas e com cores muito mais naturais.

Preço médio: R$ 899,00.

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=1717

Netbooks x notebooks


Diferença de preço e bom desempenho no dia-a-dia são as principais causas do sucesso desses pequenos notáveis

A confusão não é difícil. Afinal de contas, quando um computador pode ser considerado um notebook ou um netbook? Confira.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8327

TV Digital no Brasil: o panorama atual


Apesar de pouca variedade de canais, decodificadores chamam a atenção por sua funcionalidade

Ainda a passos lentos, as operadoras de TV por assinatura começam a disponibilizar canais com imagens em alta definição. Por enquanto, são menos de 15 canais no total, e nem todos chegam às 1080 linhas da alta definição pra valer, mas já é uma amostra do que pode vir no futuro. A parte boa fica por conta dos decodificadores, que trazem novidades ainda não vistas até então aqui no Brasil. Então fique ligado na matéria que produzimos e veja o que está disponível no mercado e também o que pode chegar aos consumidores.

Links para fabricantes e revendedores de decodificadores para antenas parabólicas:
Plasmatic
Parabólica Digital
Zona Leste Net


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8325

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Samsung apresenta celular com câmera de 12 MP

A Samsung Eletronics apresentou nesta segunda-feira, 01, um celular com câmera de 12 megapixels. A novidade promete eliminar de vez a necessidade de uma câmera digital, já que poucas delas possuem resolução tão alta.

O modelo Pixon 12, segundo a companhia, estará disponível no mercado europeu a partir do fim deste mês. O mercado de celulares com super câmeras deve ter a participação da Sony Ericsson também. Desde fevereiro a empresa vêm desenvolvendo um celular com câmera de 12 megapixels, que deve ser lançado no fim do ano.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8334