sexta-feira, 31 de julho de 2009

LG diz que TVs Time Machine terão interatividade

Em evento nesta quinta-feira em São Paulo, a LG apresentou sua versão do middleware Ginga, que deverá ser oficializado como padrão de interatividade para a TV Digital no Brasil.
Em encontro na FIESP, com a presença do presidente Lula e do ministro das Comunicações, Helio Costa, a empresa coreana anunciou que sua nova linha de TVs Time Machine Digital - que têm capacidade de gravar programas da televisão em alta definição - já está preparada para aplicações de interatividade.
Segundo Dilson Funaro, diretor de Relações Governamentais da empresa, a LG é pioneira no desenvolvimento do Ginga. "A interatividade é, talvez, a aplicação mais esperada desde o lançamento da TV Digital, em 2007, e a LG mostra hoje mais uma vez que não está apenas na liderança de vendas, mas principalmente lidera o desenvolvimento de novas tecnologias”, afirmou Furnaro.
A nova linha Time Machine, com TVs de plasma e LCD, está chegando agora ao mercado. Quando o Ginga for regulamentado pela Anatel, o que está previsto para acontecer até o final do ano, os usuários desses TVs poderão baixar o software diretamente no aparelho, que já possui conversor embutido para recepção de TV Digital aberta. Com isso, diz a LG, será possível acessar conteúdos interativos transmitidos pelas emissoras.

A LG vem trabalhando nesse projeto junto com a TV Globo, que também informa já possuir vários aplicativos de interatividade prontos para ir ao ar. No entanto, isso só poderá ser feito quando o sistema for regulamentado.


Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=5631

Qual disco dura mais: DVD ou Blu-ray?

Por Eduardo Bonjoch

discos

Pesquisas em laboratório apontam uma vida útil estimada de cem anos tanto para o DVD quanto para os discos Blu-ray. Mas é difícil dar uma resposta certeira sobre o assunto, já que a mídia Blu-ray nem completou cinco anos de existência (e o DVD nem chegou aos 15 anos de vida).

De qualquer forma, já se sabe que os discos Blu-ray são mais resistentes a pequenos riscos e arranhões do que os DVDs. Isso acontece porque, embora mais fina, a camada de proteção do Blu-ray é mais rígida. Carlos Lopes, engenheiro que presta consultoria para várias distribuidoras de filmes, me disse que os dois formatos trazem uma película plástica de proteção, mas só o Blu-ray utiliza uma eficiente resina acrílica com apenas 2 nanômetros de espessura.

Os cuidados com os discos são os mesmos para os dois formatos. De todos os vilões das mídias, o pior são as marcas dos dedos. O suor das mãos libera gordura, ácido úrico e outras substâncias que podem dificultar a leitura. E quando o contato dos dedos com a mídia for inevitável, o melhor é limpar o disco com um pano seco ou levemente umedecido em água. Os movimentos devem ser sempre retos e do centro para a borda. Evite os movimentos circulares, que podem riscar a mídia no mesmo sentido utilizado pelo player na leitura das informações. Com esses cuidados, certamente, seus discos vão durar mais. Quem sabe até os 100 anos prometidos!


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=6290

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Realidade aumentada: você sabe o que é?

Por CINTIA BAIO

Em Cingapura, a versão do Pac-Man —tradicional game da década de 80— sai das telas e vai parar nas ruas, mesclando situações reais com o mundo virtual. Jogadores reais equipados com óculos especiais, armas fictícias e guiados por GPS perseguem fantasmas e bolinhas criados em três dimensões no computador.

Um dos jogadores atua como Pac-Man, enquanto os outros como bolas e fantasmas. Todos se rastreiam pelas ruas com receptores GPS e estão ligados a um computador central por uma rede sem fios. Participantes de todo o mundo podem dar dicas, aconselhar sobre posições de tesouros e inimigos no jogo.

O protótipo foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Cingapura e é apenas uma das aplicações da tecnologia batizada de "realidade aumentada" —que mescla elementos do mundo virtual com objetos reais priorizando a interatividade. Hoje, o recurso é usado na publicidade, games e também na medicina e educação.

"Na realidade aumentada, o usuário não precisa ser isolado do mundo real para ter contato com os objetos tridimensionais, como acontece na realidade virtual", explica Romero Tori, professor da Escola Politécnica (USP) e Senac e pesquisador do tema.

Pelo mundo todo, a realidade aumentada ganha destaque em campanhas publicitárias onde o usuário, basicamente, imprime um código, aponta-o para a webcam e passa a interagir com objetos em três dimensões, como jogadores de baiseball ou monstrinhos engraçados, como os utilizados em uma propaganda de salgadinho.

Essa maneira de explorar a realidade aumentada é conhecida como indireta, por necessitar da ajuda do computador ou notebook e de uma webcam. As imagens são criadas na tela do seu PC ou laptop. Também é a mais usada em publicidade, já que é simples de usar e mais barata.

Outras aplicações

Porém, não é apenas na publicidade que a realidade aumentada ganha destaque. Alunos podem usar a tecnologia para passear pelo oceano apenas com um óculos e uma piscina comum. Ou simular operações e detectar problemas vasculares.

Outra aplicação bastante interessante da tecnologia foi feita pelo serviço de postagem dos EUA: usando a webcam, computador e código oferecido pelo site, dá para escolher o tamanho exato da caixa que deve ser usada para enviar a encomenda.

No Brasil, Tori destaca projetos que pretendem trazer a realidade aumentada para cursos à distância. Com a ajuda da tecnologia, o professor pode estar dentro da sala de aula, mesmo quando ele está outra cidade. "A professora poderá, por exemplo, caminhar pela sala de aula, usando 3D e a tecnologia".

Confira, nos links abaixos, vídeos que mostram como a realidade aumentada já foi aplicada na publicidade, em games e em serviços.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/07/30/ult4213u796.jhtm

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Entenda como funciona a internet por energia elétrica

Por CIBELE GONELLI

Segundo a AES Eletropaulo Telecom, responsável pela estrutura, a conexão funciona da seguinte forma: os dados são transmitidos do provedor de acesso para as redes de tensão, que têm modens externos instalados nos postes de energia.

Eles levam os dados até os usuários em suas residências ou escritórios. É possível realizar todo o tráfego de dados pela rede elétrica ou mesclar a estrutura com um sistema de cabeamento, por exemplo. Na transmissão combinada, os dados podem ir via cabo do provedor até a região de um prédio. A partir daí, se não houver mais estrutura de cabeamento, eles trafegam até os apartamentos via rede elétrica.

Para ter acesso pela tomada será preciso a aquisição de um modem e para quem mora em prédios, é preciso ter um conversor instalado na sua estrutura, além do modem interno. Os preços destes aparelhos também ainda não foram definidos. A velocidade que a banda larga dessa tecnologia poderá atingir é bem alta: até incríveis 200 Mbps.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/07/29/ult4213u778.jhtm

terça-feira, 28 de julho de 2009

Conheça o eletroposto brasileiro


Neste posto 100% sustentável é possível abastecer carros e motos movidos a eletricidade com energia solar

Você sabia que no Brasil já existe um eletroposto? Ele fica instalado em uma fábrica localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Nós fomos até lá para mostrar como funciona este local para abastecimento de carros elétricos 100% sustentável.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8810

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Chega ao mercado o celular mais leve do mundo

Nesta última terça-feira, 21/07, operadora israelense Cellcom deu início às vendas ao celular mais leve do mundo. O Modu, como é chamado o aparelho, pesa apenas 40 gramas e foi criado pelo mesmo inventor do pen drive, Dov Moran. O celular, constatado pelo Guiness como o mais leve que já chegou ao mercado, será lançado na Europa, Ásia e América Latina.

O aparelho é modular, seu centro se encaixa em outras capas (chamadas "jackets") para assumir outras funções. Dessa forma, o Modu pode tocar MP3 em alto-falantes externos, tirar fotos, mostrar imagens em um porta-retratos ou até mesmo visualizar mapas em sistema GPS. O celular conta com conectividade GSM/GPRS, teclado de sete botões, Bluetoot e 2 GB de memória interna.

A Cellcom pretende iniciar as vendas apenas pela internet. O preço está estimado para US$ 125,00 (aproximadamente R$ 237,00). Ao comprar o aparelho, o consumidor escolhe sua "jacket" favorita e uma bolsa para carregar o aparelho.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8818

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Fujifilm lança câmera que tira foto e filma em 3D

A Fujifilm lançou nesta quarta-feira, 22, uma câmera digital capaz de fotografar e produzir vídeos em 3D sem que seja necessário o uso de óculos especiais para visualizar o conteúdo. O aparelho começará a ser vendido no Japão em agosto, e custará cerca de R$ 1,2 mil.

A FinePix REAL 3D W1 possui uma tela traseira e um monitor maior separado. A câmera dispõe de um sistema que utiliza duas lentes, nas quais as imagens se juntam em uma única foto ou filme em terceira dimensão. A companhia japonesa também deve lançar um serviço de impressão de fotos em 3D.

De acordo com a empresa, a câmera chegará ao mercado internacional no fim do próximo mês.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8787

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Carrefour contrata diretor para área de e-commerce

por Daniela Braun, do IDGNow!


Jonas Ferreira, que antes atuava como gerente de comércio eletrônico da Pernambucanas, deve estruturar as operações de vendas online da rede varejista, previstas para ter início no primeiro semestre de 2010

O Carrefour prepara-se para ser a próxima grande rede varejista a entrar no comércio eletrônico brasileiro, no primeiro semestre de 2010. Para tanto, a empresa contratou Jonas Antônio Ferreira, que foi o responsável pelas operações de vendas online das Casas Pernambucanas nos últimos quatro anos.

Ferreira está cadastrado na rede social LinkedIn como diretor de e-commerce da empresa desde junho deste ano. A rede Carrefour Brasil confirma a contratação recente do executivo "para atuar na área de marketing corporativo com projetos online", informou um porta-voz da empresa ao IDG Now!. Ele ainda informou que a operação de e-commerce será iniciada no primeiro semestre do próximo ano.

O executivo acumula uma vasta experiência na área de comércio eletrôncio para empresas do varejo. E, além das Casas Pernambucanas, Ferreira atuou como gerente-geral de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar por cinco anos (de junho de 2000 a abril de 2005).


Fonte: http://cio.uol.com.br/carreira/2009/07/22/carrefour-contrata-diretor-para-area-de-e-commerce/

iPhone vai interagir com novo filme em Blu-ray da Universal

Por Dan Moren, da Macworld/EUA

Versão especial de 'Velozes e Furiosos' será lançada dia 28/7 e vai interagir com o iPhone por meio de aplicativo específico.

Tocadores Blu-ray mais modernos são capazes de fazer conexão com a internet e ter acesso a conteúdos exclusivos para eles. A Universal Studios está lançando uma versão especial do filme "Velozes e Furiosos" para Blu-ray com recursos que permitem o controle por iPhones e iPod touches.

A App Store oferece aplicativos para iPhone capazes de interagir com players Blu-ray, mas até então não existiam filmes que interagissem com o usuário por meio do smartphone.

No caso de "Velozes e Furiosos", o segundo disco do filme permite que o usuário controle uma visão de 360 graus de todos os carros do filme dentro de uma garagem virtual usando o iPhone. É o primeiro exemplo de interação entre discos Blu-ray e iPhones.

A Universal disse que, no futuro, usuários poderão usar o iPhone como um controle remoto para assistir aos filmes, acessar informações extras, e até mesmo enviar mensagens para o Twitter ou Facebook enquanto o filme estiver sendo reproduzido.

Para ter acesso a essas funcionalidades, além do aplicativo no smartphone, será necessário instalar um software específico da produtora e ter um aparelho Blu-ray BD-Live-capable.

A edição especial do filme "Velozes e Furiosos" será lançada no dia 28 de julho, nos Estados Unidos, pelo preço de 29,98 dólares. Não há previsão de lançamento no Brasil.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2009/07/22/iphone-vai-interagir-com-novo-filme-em-blu-ray-da-universal/

Muito em breve, 300 Mbps de conexão na sua casa


Pesquisador de tecnologias móveis da Intel nos conta sobre as vantagens das redes Wimax

Para exemplificar a eficiência do Wimax, conversamos, ao vivo e via internet, com alguns executivos na Rússia, dentro de um carro, indo para um happy hour. Isso só foi possível graças a uma rede Wimax instalada nas ruas de Moscou. E esse tipo de acesso rápido à internet foi um dos assuntos abordados no Intel Editor´s Day. Confira na matéria com as principais novidades sobre Wimax no Brasil.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8759

Kingston lança pen drive de 256 GB

Aqueles que se espantaram com o recente pen drive de 128 GB (e R$2.265,00, vale lembrar), lançado pela Kingston, devem se preparar o novo produto da empresa. Não contente com os mais de 100 GB, a Kingston lança agora o DataTraveler 300 de 256 GB.

O último pen drive foi lançado há menos de um mês, mas a fabricante já divulga o DataTraveler 300. Com capacidade para armazenar 10 discos Blu-ray, aproximadamente 54 DVDs, e 365 CDs, o produto possui dimensões de 7cm por 2,2cm por 1,6cm.

O pen drive tem taxa de transferência de 20 MB por segundo em leitura e 10 MB para escritura. Sem informação de preço oficial, rumores indicam que o DataTraveler 300 deve custar aproximadamente US$900,00.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8777

terça-feira, 21 de julho de 2009

Jét: novo iPhone killer da Samsung no Brasil

jet_samsung

Por Ricardo Marques

O novo smartphone da Samsung será apresentado para a imprensa na próxima semana e, em seguida, será colocado à venda.

O Jet é a grande aposta da companhia para concorrer em um mercado onde o iPhone vem ditando regra. Ele tem uma tela de 3.1 polegadas de tecnologia AMOLED (que tem um consumo de energia reduzido, ideal para gadgets), resolução WVGA, WiFi, memória interna de 2GB, A-GPS, câmera de 5MP, mini USB e entrada padrão de fone de ouvido (3.5mm). Além disso, é compatível com redes HSDPA (3G), e traz um processador de 800HZ o que, segundo o fabricante, o deixa mais rápido do que a maioria dos smartphones disponíveis no mercado que possuem processadores de 500HZ.

Tem interface touchscreen e traz menu interativo com navegação num cubo, criado pela Samsung e chamada de TouchWiz 2.0, uma evolução da navegação presente no Omnia.

Ele é compatível com vídeos nos formatos DivX e XviD, e tem tecnologia de áudio DNSe& SRS Sound Effect, para um som mais nítido e com certa ambiência.

Na Europa ele é comercializado por 399 Euros.

Aqui, só saberemos na próxima semana. E ai, será que o Jét desbanca o iPhone?


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=5962

Nokia apresenta smartphone E75

Por Edileuza Soares


São Paulo, 21 de julho de 2009 - A Nokia acaba de lançar no Brasil o smartphone E75, novo terminal da linha E Series, voltado para o segmento corporativo. O forte apelo é permitir acesso a e-mail e internet em qualquer lugar.

O Nokia E75 vem na versão preta, oferece teclado QWERTY e formato slide deslizante horizontal. Estará à venda no Brasil a partir de 23 de julho pelo preço sugerido de R$ 1.499, encontrado exclusivamente no site do fabricante ou na Nokia Store, em São Paulo.

Um dos principais diferenciais do E75 é a compatibilidade com o Nokia Messaging, aplicativo desenvolvido pelo fabricante para utilização de e-mail. Basta o usuário digitar seu e-mail e senha e será possível acessar sua caixa de mensagens. O Nokia Messaging vem instalado no aparelho e seu uso é gratuito.


Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=13876

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Orkut agora tem recurso de “reconhecimento facial”

O Orkut ganhou na última quinta-feira, 16, uma ferramenta de reconhecimento facial que identifica rostos de pessoas nas fotos publicadas nos álbuns. O novo recurso está disponível apenas em fotos cadastradas recentemente.

O sistema reconhece olhos, narizes, bocas, e oferece sugestões de marcações com preenchimento automático no momento em que o usuário digita o nome de algum amigo. A ferramenta, no entanto, não chega a identificar quem são as pessoas nas imagens.

Para a privacidade dos membros da rede social, o Google garante que o novo aplicativo só é visível para as pessoas que estão dentro do grupo de amigos de cada internauta. Dentro de alguns dias o reconhecimento facial estará disponível a todos os usuários do Orkut.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8749

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Monitor InterView é LCD duplo

Por - Leonardo Martins


O novo monitor de LCD da EVGA, batizado de InterView 1770, quer expandir sua maneira de ver as coisas. Para isso, usa duas telas integradas de 17 polegadas. Isso seria normal, mas a rotatividade das telas é a principal novidade.

É possível rodar horizontalmente as duas telas em 180 graus. Ou seja, você pode ver algo bacana e, em vez de chamar aquele colega de trabalho para ver, você só vira o segundo monitor para ele. Dá pra assistir a filmes e vídeos assim, mas é bom tomar cuidado com a que se assiste.

Ele tem uma câmera de 1,3 megapixels na parte central e resolução de 1440 por 900 pixels. Conta também com 3 entradas USB. Não conseguimos pensar em um uso específico para o InterView 1770, mas existe louco para tudo, não? Mas é bom esse louco ter poder monetário, já que ele custa 649,99 dólares, um altíssimo preço para monitores.

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/blog/gadgets/20090717_listar.shtml?181993

10 lições de usabilidade

Por Marcio Bastos

Várias pessoas, na comunidade de usabilidade, dizem que o livro "Não me faça pensar uma abordagem do bom senso à usabilidade na web", de Steve Krug, é uma Bíblia da Usabilidade para as "pessoas comuns". Ele explica, de forma breve e concisa, tudo o que se precisa saber sobre os conceitos iniciais de usabilidade na web. Para avançados, é uma ótima oportunidade para relembrar e refrescar a memória.

O site UX Booth está no ar há mais de meio ano, e quando começou eu era considerado o "homem comum" do grupo. Depois de me aprofundar nos conceitos de usabilidade e levar isso a sério, eu li novamente o livro de Krug e destaquei o que considero ser os melhores insights e pensamentos desse livro.

Eu realmente recomendo que você leia o livro, se tiver chance, mas aqui vão algumas coisas para você ir pensando enquanto isso. Algumas são simples e diretas, mas vale a pena relembrar; outras são apenas boas frases; e outras farão você realmente pensar.

As lições

1. Usabilidade é...

Usabilidade significa ter certeza de que algo funciona bem, e que uma pessoa com habilidade ou experiência média poderá utilizar o site atendendo seus propósitos, sem ficar frustrada.

2. Aplicações Web deveriam ser auto-explicativas

O mais humanamente possível, quando você olha para um site ele deve ser evidente. Óbvio. Auto-explicativo.

3. Não me faça pensar

Via de regra, as pessoas não gostam de quebrar a cabeça tentando entender como fazer algo. Se quem fez o site não liga para fazer as coisas óbvias, isso pode acabar com a confiança do próprio site e de seus publicadores.

4. Não me faça perder tempo

Muito do uso da internet é motivado pelo desejo de poupar tempo. Como resultado, usuários acabam agindo como tubarões: eles precisam continuar em movimento ou morrerão.

5. Usuários ainda se apegam ao botão "voltar"

Não há, realmente, uma penalidade por se adivinhar errado. Diferentemente do trabalho de um bombeiro ao combater um incêndio, a penalidade por se adivinhar errado em um site é há apenas um ou dois cliques no botão de "voltar". Ele é uma das coisas mais utilizadas nos navegadores...

6. Somos criaturas de hábitos

Se encontramos algo que funciona, nos agarramos nisso. Uma vez que nos deparamos com uma situação que funciona, ainda que de forma bem ruim, nossa tendência é não olhar para nenhum outro caminho, mesmo que existam melhores. Usaremos formas melhores de navegar se esbarrarmos em alguma, mas raramente procuramos por isso.

7. Sem tempo para conversa fiada

Conversa fiada é como a entrada em um jantar: pouco ou nenhum conteúdo, basicamente para socializar. Mas a maioria dos usuários web não têm tempo para isso. Eles querem ir direto ao prato principal. Você pode e deve! eliminar as entradas (e conversinhas e enfeites e todo o blá blá blá) o máximo possível.

8. Não perca a busca

Algumas pessoas, usuários com algum domínio em sistemas de busca, irão quase sempre procurar uma caixa de busca ao acessar um site. Provavelmente são as mesmas pessoas que procuram o vendedor mais próximo ao entrar em uma loja.

9. Temos mapas mentais

Quando queremos voltar em alguma coisa em um determinado site, ao invés de responder a um tipo de sensor físico sobre onde isso está, temos que lembrar onde o que queremos está, dentro de uma hierarquia conceitual, e então refazer nossos passos.

10. Torne fácil o retorno ao início

Ter um botão à vista, em todos os tempos, dá certeza ao usuário que não importa o quão perdido ele esteja, sempre é possível recomeçar, como clicando num botão de reiniciar ou usando um cartão "saia da cadeia".


Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/13580/usabilidade/10_licoes_de_usabilidade/

Amazon PC entra com pedido para evitar falência

A fabricante brasileira de computadores Amazon PC entrou com um pedido na Primeira Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo para tentar evitar a falência da empresa.

Caso o recurso seja aprovado, a companhia terá que apresentar um plano de quitação de dívidas e recuperação em no máximo 180 dias. Detalhes sobre o processo devem ser divulgados pela empresa ainda nesta quinta-feira, 16.

A Amazon PC foi fundada em 1997 e produz desktops e notebooks. A fabricante mantêm suas instalações no pólo industrial de Manaus. Aproximadamente 200 funcionários compõem o quadro da empresa.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8741

terça-feira, 14 de julho de 2009

Twitter: aplicativo vai muito além do que você imagina


Veja as utilidades do Twitter e entenda por que a ferramenta está sendo tão falada por aí

O Twitter tem sido uma das redes sociais mais comentadas pela internet. Mas mesmo assim, a cada 10 usuários que se cadastram no microblog, apenas 4 permanecem ativos. Se você é um dos que não se identificam muito com o Twitter, veja nossas dicas de como ele pode ser útil nos seus dias.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8321&/TWITTER+APLICATIVO+VAI+MUITO+ALEM+DO+QUE+VOCE+IMAGINA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Google planeja sistema operacional de código aberto Chrome

Por IDG News Service

Software será voltado para equipamentos baseados na internet, como netbooks, e estará disponível na segunda metade de 2010.

O Google está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto voltado para computadores baseados na internet, como netbooks, e vai lançá-lo até o final deste ano, informou a empresa.

O sistema operacional, que terá o nome de Chrome, o mesmo que a empresa deu ao seu browser, deve começar a aparecer em netbooks, pequenos computadores portáteis voltados para navegação na internet, na segunda metade de 2010.

Este é mais um desafio direto do Google contra a Microsoft, empresa norte-americana de software que domina o segmento de sistemas operacionais com o Windows.

"Velocidade, simplicidade e segurança são aspectos importantes do sistema operacional Chrome", escreveram Sundar Pichai, vice-presidente, e Linus Upson, diretor de engenheria, em um post.

Apesar de inicialmente ser voltado para computadores portáteis de baixo custo, o objetivo é que o novo sistema operacional seja uma opção para qualquer tipo de computador.

O sistema operacional Chrome estará disponível para computadores baseados na arquitetura X86, que usam os chips da Intel e AMD, e na arquitetura Arm.

“É um novo projeto, separado do Android”, informou Sundar Pichai, vice-presidente e diretor de engenharia do Google, referindo-se ao sistema operacional para celulares da empresa, em um post.

De acordo com ele, o Android foi criado para funcionar com vários aparelhos, de celulares a netbooks. O sistema operacional Chrome está sendo desenvolvido para pessoas que passam a maior parte do tempo na internet.

O coração do sistema operacional Chrome é o Linux. Aplicações, que podem ser escritas para a linguagem de programação da Web, rodarão dentro do Chrome em um novo sistema de janelas.

Estas aplicações, informou o Google, poderão rodar também a partir do browser Chrome em máquinas equipadas com Windows, Mac e Linux, o que significa que um programa pode funcionar em qualquer computador.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2009/07/08/google-planeja-sistema-operacional-de-codigo-aberto-chrome/

Gmail, G. Calendar, G. Docs e Gtalk deixam de ser beta

O Google anunciou que a partir desta terça-feira, 07/07, o selo “beta” será removido de toda a sua linha de produtos do Google Apps. Entre as aplicações estão o Gmail, Calendar, Docs e Talk. A ação tem como principal meta atingir o mercado corporativo, que ainda tem restrições ao adotar soluções em “beta”, por estarem identificados como “aplicativos em desenvolvimento”.

Segundo o gerente sênior de produtos Google Apps, Raj Sheth, “Para muitos consumidores, (a etiqueta beta) era um bloqueio”. O Gmail foi criado há cinco anos e, até o momento, ainda estava classificado como beta. Ao contrário dos web apps, o navegador Chrome teve sua etiqueta retirada em intervalo de tempo bem inferior. A ação pode demonstrar como a empresa valoriza as categorias de produtos.

Entre as inovações da empresa, espera-se para as próximas semanas novas ferramentas no Apps. Ações de segurança também estão nos planos do Google. A companhia pretende ativar uma medida de segurança que replica e armazena dados de empresas em vários data centers do Google, oferecendo maior preservação dos dados em caso de eventuais problemas em sistemas.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8658

Nos Estados Unidos, netbook por US$ 0,99

Pode parecer loucura, mas esta semana uma operadora norte-americana começou a vender netbooks por apenas US$ 0,99. E não pense que é uma falha semelhante ao que aconteceu em maio no site da Fnac.

O baixo preço surgiu a partir de uma parceria entre a rede de lojas Best Buy e a operadora Sprint. Em um contrato de dois anos, o cliente pagará US$ 60 por um pacote de dados 3G. Neste período, o usuário gastará um total de US$ 1.440,99.

O netbook comercializado é um HP Mini 110c, com tela de 10,1 polegadas, 1.6GHz Intel Atom N270 CPU, 1GB de RAM e HD de 160GB. O preço normal do HP Mini 110c é de aproximadamente US$ 390.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8655

Car PC caseiro tem GPS, TV digital e internet 3G


Paulistano desenvolveu tudo sozinho

Um administrador de empresas de São Paulo louco por tecnologia resolveu desenvolver um PC especialmente para o seu automóvel. O veículo é digno de um geek: tem GPS, TV digital, internet 3G, DVD e um iPhone 100% integrado ao sistema. Tudo foi feito de forma caseira, e menos de R$ 2.500 foram gastos.

Veja no link abaixo um Forum carPC, que reúne outras dezenas de entusiastas iguais ao personagem da matéria acima.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8633

terça-feira, 7 de julho de 2009

Comércio vai aceitar pagamento de compra por meio de celular

JULIO WIZIACK
da
Folha de S.Paulo

A Vivo e a Itaucard anunciam hoje um serviço que permitirá o uso do celular como cartão de crédito na hora de fazer o pagamento das compras. Para isso, haverá duas opções.

Clientes da Vivo que têm Itaucard e usam celulares 3G (terceira geração) --que preveem pacote de dados para navegar na internet-- poderão baixar um programa pelo site da Itaucard. Instalado no celular, ele fará com que o celular "converse" com as diversas máquinas que efetuam as transações nos estabelecimentos comerciais. Os débitos serão lançados automaticamente na fatura como ocorre quando se passa o cartão na máquina.

Não é preciso ter celulares inteligentes (smartphones ou o iPhone). Qualquer modelo com jogos instalados estará apto.

Para os clientes da Vivo que não possuem esses aparelhos será possível acessar o serviço por meio de SMS (torpedos). Até o fechamento desta edição, a Folha não havia obtido a confirmação se clientes com celulares pré-pagos terão acesso ao serviço. O problema é que, nesse caso, a operação terá custo adicional, caso a cota de SMS prevista no plano seja estourada. O preço por pagamento estava previsto em R$ 0,30, além do SMS cobrado acima da cota.

Essa iniciativa é o primeiro passo de um projeto mais amplo que prevê pagamentos e transferências de valores pelo celular, inclusive entre usuários de celular sem conta em banco. A Folha apurou que, para isso, o Itaú já assinou um acordo com a Vivo. Espera-se que, até meados de 2010, as instituições financeiras do país já estejam oferecendo o serviço em uma plataforma tecnológica padronizada.

"Isso permitirá aos bancos abrir contas específicas para quem usa celular e não tem conta corrente porque não consegue comprovar renda ou não tem dinheiro suficiente", diz Marcelo Condé, presidente da Spring Wireless, que implantou um sistema desse tipo com o Banco Mercantil, o maior da Venezuela.

"A padronização permitiria que, caso haja problema na transação via celular, esses clientes possam sacar via celular em caixas automáticos." A Febraban (federação dos bancos) espera chegar a um consenso sobre o assunto até o final deste ano.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u591675.shtml

Comércio eletrônico em franca expansão

por Wagner Fontenele





Define-se por comércio eletrônico todo tipo de transação comercial feita, como o próprio nome diz, por meio de um equipamento eletrônico. O maior exemplo são as compras feitas pela Internet, para as quais se faz necessário o uso de um computador.

Esta modalidade de negócios que está em franca expansão no mercado brasileiro, uma vez que as grandes redes varejistas que possuem lojas físicas estão dedicando maior atenção para o comércio eletrônico. Um fator que impulsionou esta mudança “cultural” no mundo dos negócios foi a popularização da Internet, proporcionada pela queda nos preços dos computadores (desktops e notebooks) e pelo acesso cada vez maior à conexão de banda larga.

A maior prova deste crescimento é que, de acordo com pesquisas divulgadas no sitewww.ecommerce.org.br, o comércio virtual brasileiro representava faturamento de R$ 540 milhões em 2001 e passou a representar R$ 8,20 bilhões em 2008. Nestes sete anos, o aumento foi de exorbitantes 1.518%. Fazendo uma comparação de períodos mais recentes, o faturamento registrado em 2008 representou um crescimento de 28% sobre os R$ 6,40 bilhões registrados em 2007.

Atualmente, 95% das marcas, sejam elas nacionais ou regionais, já possuem sistemas de vendas pela Internet. Uma grande rede varejista, por exemplo, possui como segunda maior fonte de renda o portal de vendas na Internet, que perde apenas para as vendas da loja presente em um shopping center de São Paulo.

Este “boom” do comércio virtual foi impulsionado em novembro de 2006, a partir da criação da marca B2W Companhia Global do Varejo, um “gigante” do comércio eletrônico originado a partir da fusão das marcas Americanas.com, Submarino.com e Shoptime.com.

É uma tendência natural que os lojistas passem a investir no e-commerce, por três motivos essenciais: oferece maior praticidade e comodidade ao cliente; não apresenta custo de estoque; e diminui o risco de inadimplência, uma vez que as transações são efetuadas por meio do cartão de crédito e passam por um processo de avaliação junto às instituições financeiras, para que o lojista tenha garantia de receber o valor equivalente à transação.

Outro importante benefício gerado pelo comércio eletrônico é o aumento da confiabilidade dos fabricantes que expõem suas marcas, pois os sites tornam-se excelentes fontes de consultas para os consumidores. Os portais de vendas não orientam apenas sobre preços, mas apresentam alto nível de informações de todos os tipos de produtos, sejam eles do setor de informática, áudio e vídeo, eletrodomésticos, perfumaria etc.

Porém, o mercado virtual ainda gera alguns desconfortos, mesmo que estes sejam perceptíveis em número bem menor. Para os consumidores, a principal barreira ainda é cultural, pois muitos ainda relutam em fornecer o número do cartão de crédito, com medo que os dados sejam clonados. Para os empresários, o maior empecilho é a logística, pois é necessário ter a garantia de que haverá eficiência no processamento de pedidos, na disponibilidade dos produtos solicitados e, finalmente, nas entregas ao cliente.

A realidade que vemos hoje é que o e-commerce pode ser considerado a porta de entrada para muitos empresários que desejam gerar novas oportunidades de negócios e aumentar sua participação de mercado.

Definitivamente, o comércio eletrônico chegou para ficar no Brasil e continuará crescendo exponencialmente. Porém, vale o alerta para empresários e consumidores: por maior que seja o desenvolvimento do e-commerce, as lojas físicas não deixarão de existir.


Fonte: http://voit.uol.com.br/?p=interna&id=1872

Youtube poderá patrocinar nova equipe US F1 no Mundial-2010 da F-1

da Lancepress

O inglês Peter Windsor, um dos chefes da US F1, equipe norte-americana que estreará na F-1 em 2010, admitiu a possibilidade de acertar um contrato de patrocínio com o site de vídeos Youtube.

Chad Hurley, um dos fundadores do site, esteve presente ao GP da Inglaterra, no fim de junho. "Quem sabe? Vi Chad em Silverstone e foi bom vê-lo. Estão ligando o nosso nome com o do dele, o que é lisonjeador", falou Windsor.

Além das dez equipes atuais, o Mundial-2010 da F-1 contará com três novas escuderias: US F1, Manor e Campos.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u591333.shtml

Cerca de 470 mil números bloqueados em call centers

Em pouco mais de três meses, aproximadamente 470 mil números de telefones já foram cadastrados para não receberem ligações de telemarketing em todo o Estado de São Paulo. De abril deste ano para cá, segundo o Procon-SP, cerca de 265 mil pessoas pediram o bloqueio das chamadas.

O bloqueio das ligações é feito 30 dias após o cadastro, e as empresas que desrespeitarem a medida terão que pagar multa. A população pode bloquear tanto linhas fixas quanto móveis. O serviço está disponível desde o dia 1º de abril.

Para saber como restringir as ligações comerciais dos call centers, clique AQUI.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8648

Blu-ray cada vez mais popular


Aparelhos já são encontrados a preços convidativos. Veja as vantagens do sistema!

Há pouco tempo, o Blu-ray era uma palavrinha que quase ninguém conhecia. Hoje, a plataforma já está se tornando popular no mercado brasileiro. Nesta matéria, você descobrirá o que o blu-ray tem de inovador e saberá quais são as opções de aparelhos disponíveis por aí.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8636

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Celular da Samsung tem câmera com visão noturna

por Leonardo Martins



Não é comum você estar em alguma balada e decidir fazer uma videoconferência? É sempre triste ligar a câmera para falar com executivos às 3 horas da manhã e aparecer tudo escuro, né? Por isso, a Samsung quer mudar sua vida noturna com o W760.

Entrando na onda do “queremos ser os primeiros em alguma coisa”, o celular é o primeiro com câmera infravermelha, com visão noturna. Mesmo se você discordar do parágrafo acima, se você quiser mostrar para aquele amigo desconfiado que a balada está boa, é só ligar a câmera de 3 megapixels.

Fora isso, o W760 tem tela de 2,8 polegadas de AMOLED, memória de 8 GB e suporte à 3G. Ele começa a ser vendido primeiro na Coreia por cerca de 900 reais. Nenhuma previsão de jornada para outros mercados do mundo.


Fonte: http://info.abril.uol.com.br/blog/gadgets/20090703_listar.shtml?178305

Gmail reformula recurso “Marcadores”

Os usuários do Gmail ganharam na última quarta-feira, 01, algumas mudanças na interface do serviço de e-mails do Google. Agora, os “marcadores”, aquele recurso que permite uma melhor organização das mensagens, aparece no menu esquerdo da página.

Os usuários poderão arrastar as mensagens para os marcadores que criaram, além de ter a opção de esconder os “assuntos” menos utilizados, deixando visíveis apenas aqueles que são acessados com maior frequência. Para ver todos, no entanto, basta clicar em “Mais”.

Por enquanto, não são todos os usuários do correio eletrônico que têm acesso a esta ferramenta, mas o Google afirma que em breve todos conseguirão visualizar.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8620

Street View: Google confirma serviço no Brasil

Os rumores começaram no início desta semana, mas hoje, 02/07, o Google anunciou que as ruas das cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro começaram a ser fotografadas para o Street View. Até então, apenas a capital paulista estava confirmada.

Em parceria com a Fiat, cerca de 30 carros modelo Stilo, adaptados com câmeras especiais, circularão pelas ruas das três cidades. O Google divulgou que as fotos já começaram a ser tiradas nesta quinta-feira.

São estimados 1 milhão de quilômetros a serem percorridos, contando as três capitais. As imagens de São Paulo, BH e Rio serão publicadas simultaneamente, após serem digitalizadas e tratadas pela equipe. A empresa ainda não definiu uma data para explorar outras cidades do Brasil.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8623