segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vírus grava conversas do Skype em MP3

A Symantec descobriu na quinta-feira, 27/08, um vírus capaz de gravar conversas de áudio feitas por meio do Skype. Segundo a empresa, o Trojan.Peskyspy é considerado a primeira escuta na forma de cavalo-de-tróia.

As chamadas de voz via VoIP do Skype são criptografadas, ou seja, por mais que alguém tente interceptar os pacotes de dados transmitidos, só serão ouvidos ruídos. No entanto, existem softwares específicos para gravar essas conversas e tornar os áudios compreensíveis. O vírus descoberto realiza função semelhante.

O Trojan Peskyspy se conecta com diversas chamadas de API do Windows responsáveis por realizar a entrada e saída de áudio. Dessa forma, o vírus consegue driblar a proteção do Skype e gravar os dois lados da conversa em arquivo MP3 e armazenar no computador. Além disso, o vírus também possui uma porta de acesso estabelecida pelo invasor que permite o envio dos arquivos para determinado servidor.

A Symantec informa que o vírus não se espalha em rede interna ou por pendrives, mas novas versões podem surgir com essas características replicadoras.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9158

Notebook com duas telas chega no fim do ano

A fabricante norte-americana gScreen anunciou para o final de 2009 o seu novo notebook com duas telas. As informações são do site Gizmodo, que divulgou imagens do novo equipamento na última quinta-feira, 27/08.

Diferentemente do modelo W700 da Lenovo, que possuia uma tela principal e outra secundária, os novos computadores da gScreen terão duas telas de tamanho completo.

De acordo com a empresa os aparelhos da linha Spacebook têm como público alvo cinegrafistas, designers, fotógrafos, ou pessoas que necessitam de mais espaço em tela para melhorar a produtividade de trabalho.

Cada tela deve ter 15,4 polegadas e são guardadas por meio de sistema de deslizamento e sobreposição. Desse modo, o notebook também pode ser utilizado quando o usuário desejar visualizar apenas uma das telas.

Os computadores também possuem processadores Intel Core 2 Duo, memória de 4 GB, placa gráfica Nvidia GF900M GT e Windows 7 como sistema operacional. As vendas devem iniciar em dezembro na Amazon.com, e o seu preço está estimado para US$3 mil.


gscreen


gscreen

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9156

Internet lidera reclamações de telefonia no Procon de SP

Informações do Procon revelam que, no estado de São Paulo, 70% das reclamações relacionadas ao serviço de telefonia fixa dizem respeito à internet, com ênfase na banda larga.

As reclamações mais freqüentes são sobre valor e velocidade do serviço banda larga, indisponibilidade técnica para entrega do produto cobrado, o fornecimento e cobrança de serviços sem terem sido solicitados, não cumprimento do aumento de velocidade oferecido pela operadora, e deficiência de sinal.

Os dados foram apresentados no 53º Painel Telebrasil por Evandro Zuliani, do Procon paulista. Segundo Zuliani, as operadoras precisam realizar mais investimentos na qualidade de atendimento de call centers, que também lideram as reclamações por atendimento, com 65%.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9143

UE bane lâmpadas incandescentes

A partir de setembro, as lâmpadas incandescentes de 100W não poderão mais ser vendidas nos países membros da União Européia. A medida é parte do projeto que pretende banir, em até três anos, o uso das lâmpadas quentes no bloco.

A multa para os comerciantes que importarem os produtos é de €5,5 mil, o equivalente a R$15 mil. No entanto, os lojistas poderão vender os produtos até acabarem seus estoques. Muitos europeus, contrários a proibição, começaram a estocar em casa as lâmpadas, o que gerou aumento das vendas. Em apenas seis meses o crescimento foi de 34%.

A medida foi aprovada em dezembro do ano passado e tem como objetivo conscientizar a população a usar equipamentos que consumam menos energia e agridam menos o ambiente.

As lâmpadas fluorescentes gastam 80% menos de energia e têm vida útil até dez vezes maior. A medida prevê que cerca de um milhão de toneladas de CO2 deixem de ser emitidos na atmosfera até 2020.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9134

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nokia apresenta celular com sistema Linux

A Nokia apresentou seu primeiro celular com o sistema operacional de código aberto Linux. O N900 foi anunciado nesta quinta-feira, 25, e também deverá concorrer com o iPhone, segundo a companhia.

O aparelho possui teclado QWERTY, tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, 32 GB de memória interna (expande até 48 GB), Wi-Fi, 3G, Bluetooth 2.1, GPS e A-GPS. A fabricante finlandesa acredita que o fato de a plataforma móvel Linux proporcionar uma experiência semelhante a um PC chamará a atenção dos usuários corporativos.

Ainda não há previsão para lançamento do N900 no mercado brasileiro, mas ele custará aproximadamente R$ 1.300. Na Europa, as vendas começam na próxima semana.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9113&/NOKIA+APRESENTA+CELULAR+COM+SISTEMA+LINUX

Especial IE6: desenvolvedores exigem atualização do navegador

por Gilberto Pavoni Junior

A versão antiga do browser da Microsof está gerando ódio na comunidade, que critica a falta de compatibilidade com tecnologias mais atuais

O desenvolvedor front-end, Pedro Rogério, cansou de apenas se manifestar em bate-papos sobre as dificuldades que o Internet Explorer 6 lhe impõe no seu trabalho. Ele publicou um script em um blog, no qual ensina como fazer com que uma janela pedindo a atualização do navegador apareça na tela de quem acessa um site por meio deste navegador antigo da Microsoft. "Fiz aquilo porque estava cansado de tanto utilizar formas alternativas para que os sites funcionassem no IE6", explica.

O post é intitulado "Como forçar os usuários a atualizar seu IE6". O método pouco ortodoxo de manifestação não é um exemplo isolado. Nas últimas semanas, a web tem sido movimentada por campanhas que pedem simplesmente a morte do IE6. O programa foi lançado em 2001 e atualmente a versão mais moderna é o IE8.

As críticas vão muito além da guerra dos browsers. Desenvolvedores de todo o mundo exigem que usuários troquem o IE6 por uma versão mais nova. Se quiserem optar pelo Firefox - preferido dos geeks -, Safari, Chrome ou Opera, tudo bem. Porém, a urgência, segundo eles, é enterrar definitivamente o IE6 no passado da internet.

As críticas são direcionadas para a total falta de compatibilidade do navegador com tecnologias mais atuais, como HTML5, CSS, XHTL e javascript. "Temos de utilizar de muitas gambiarras para que as coisas funcionem corretamente", argumenta Rogério. Em listas de discussões, o posicionamento é semelhante. Fazer um site rodar no IE6 tem sido uma penitência para técnicos web.

A manifestação em blog do desenvolvedor brasileiro não é isolada. O site IE6 Offenders pede para que funcionários denunciem as empresas que estão obrigando-os a trabalharem com o IE6. Já constam da lista companhias como Sony, IBM e Correios dos EUA. Todos são acusados de usarem softwares proprietários que não permitem a modernização ou terem políticas rígidas demais para a inovação da infraestrutura de TI.

Já o Bring Down IE6 é mais enfático. O site convoca designers e desenvolvedores a largarem as "gambiarras" e prega uma união mundial para mandar o navegador para o mesmo lugar onde está o Netscape 4 hoje. O IE6 Update é mais direto ainda: "ajude a matar o IE6".

Mesmo empreendedores estão preocupados com o tema. O IE6 No More, uma espécie de associação informal de startups típicas da web, protesta justificando que o IE6 atrapalha o contato com o consumidor final.

O movimento anti-IE6 chegou, é claro, no Twitter. Um aplicativo para a rede social permite que um logotipo no estilo "proibido IE6" seja colocado nas fotos dos usuários. A adesão tem sido grande.

A campanha está tão quente que até fez o Save IE6 manter a atualização até hoje. No site, há uma petição para que se mantenha o navegador no mercado. Em 21 de agosto, havia pouco mais de 1,3 mil assinaturas. Mas o espaço é uma espécie de 1º de abril e o endereço reúne depoimentos repletos de "humor ácido nerd".

Ainda hoje, o IE6 detém 20% de participação no mercado e a Microsoft promete suporte até 2014. Apesar das campanhas, o IE6 faz parte do dia a dia de muitas empresas e é parte fundamental na interface com sistemas corporativos.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=60285&utm_source=newsletter_20090827&utm_medium=email&utm_content=ticker_Especial%20IE6:%20desenvolvedores%20exigem%20atualiza%C3%A7%C3%A3o&utm_campaign=ITWebDirect

Empresa cria recarregador sem fios

Atualmente, é difícil encontrar algum fã de tecnologia que possua apenas um único gadget. Também sabemos que junto com os aparelhos estão os emaranhados de fios, carregadores e algumas tomadas necessárias para recarregar todos os equipamentos.

Agora o número de fios e aparelhos necessários pode diminuir. A Duracell lançou uma plataforma que carrega baterias de celulares, leitores de MP3 entre outros dispositivos portáteis sem a necessidade de fios ligados aos aparelhos.

O Duracell MyGrid pode recarregar a bateria de até quatro gadgets ao mesmo tempo e, segundo a fabricante, é desligado apenas com um toque. Ao invés de fios, o produto possui um tipo de adaptador específico fornecido pela própria fabricante que carrega os aparelhos por meio da condutividade elétrica, ao contrário dos demais carregadores, que utilizam da indução.

O MyGrid chega no mercado dos Estados Unidos em outubro e deve custar aproximadamente US$80,00.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9085

Youtube dividirá lucro de publicidade com usuários

O YouTube anunciou na última terça-feira, 25, que dividirá a receita de publicidade com os usuários que publicarem os vídeos mais populares do portal.

Os critérios para a “parceria” são: número relevante de visualizações, a “viralização” e estar de acordo com os termos previstos no site. O blog oficial do portal indica que, em um primeiro momento, a partilha do dinheiro ganho com publicidade estará disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.

O Youtube ainda não divulgou o tamanho da popularidade que o vídeo deve ter para que a receita possa ser dividida, mas os internautas receberão um aviso por e-mail caso o material postado por ele se enquadre nos padrões estabelecidos.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9102

Mac de 1ª viagem: as diferenças para o ambiente Windows


Pegamos duas pessoas não-acostumadas com o mundo da maçã para se virar com um Mac. Será que deu certo?

Que Mac e Windows possuem ambientes bem diferentes de navegação, quase todo mundo sabe. Os comandos, aplicativos, programas e funções variam bastante de um para o outro. Mas resolvemos colocar isso em prática e mostrar como um usuário Mac de primeira viagem consegue se virar. Veja, na matéria, como o pessoal daqui da redação se saiu nesse desafio de se adaptar ao mundo da maçã!

Links para baixar aplicativos Apple:
Site Oficial - Apple

Mac Update
Version Tracker

ILoveMacApps

CoolMacApps

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9065

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Claro e Visa testam pagamento com celular no Brasil

Projeto-piloto está sendo feito com 70 pessoas e avalia uso da tecnologia Near Field Communication (NFC). Nokia, Bradesco e Banco do Brasil também fazem parte da parceria.

Claro, Visa, Visanet, Nokia, Bradesco e Banco do Brasil anunciaram uma parceria para a realização de projeto-piloto no Brasil de pagamento pelo telefone móvel usando a tecnologia Nead Field Communication (NFC). Ela permite que cartões de crédito, débito, vales transporte e refeição sejam integrados ao celular. Para fazer o pagamento, basta que o consumidor aproxime o aparelho de um terminal com essa tecnologia. A parceria é semelhante ao anúncio feito por Visa e Nokia, na Europa, em setembro de 2008.

No Brasil, o acordo entre as instituições financeiras, a operadora de telefonia, a empresa de pagamentos eletrônicos e a fabricante de celulares prevê que o projeto-piloto terá duração de quatro meses, entre agosto e novembro deste ano. Estão participando dos testes 70 pessoas, entre clientes Claro, Banco do Brasil e Bradesco. O aparelho da Nokia usado é o 6212, que tem o NFC embarcado.

Segundo a diretora de serviços de valor agregado da Claro, Fiamma Zarife, o propósito da iniciativa é testar a aceitação dos consumidores em relação à nova forma de pagamento, bem como avaliar questões de integração tecnológica e de modelo de negócios. Se os testes forem bem-sucedidos, a solução poderá ser oferecida comercialmente a partir de 2010.

Outro aspecto fundamental que será analisado durante o projeto-piloto é a padronização tecnológica de pagamentos por meio do celular. O NFC é uma das possibilidades, mas há iniciativas no mercado brasileiro que utilizam outras tecnologias, como o Oi Paggo, da operadora Oi, e a parceria anunciada entre Vivo e Itaucard.

Segundo Fiamma, a padronização é um ponto crucial para garantir o sucesso do celular como meio de pagamento, porque garantirá escala à oferta. "Estamos testando o NFC, mas isso não significa que esta será a tecnologia", afirma.

A diretora de serviços de valor agregado da Claro diz que a próxima etapa do projeto-piloto vai testar a integração da solução em SIM Cards (os chips de celulares). Isso ampliaria o alcance da oferta, uma vez que qualquer cliente da operadora poderia realizar pagamentos por meio do telefone - e não apenas os usuários que tiverem aparelhos com a tecnologia NFC. Os testes para embarcar a solução em SIM Cards estão sendo realizados.


Fonte: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2009/08/25/claro-e-visa-testam-pagamento-com-celular-no-brasil/

Twitter e blogs revelam: quarta-feira é o pior dia da semana

Além disso, pesquisadores norte-americanos analisaram a blogosfera e chegaram à conclusão de que a segunda-feira é um dia "feliz".

Qual é o pior dia da semana para você? É bem provável que a maioria das pessoas não goste da segunda-feira, quando têm que voltar para o trabalho ou para a escola. Mas Cristopher Danforth e Peter Dodds, professores da Universidade de Vermont (nos EUA), fizeram um estudo com vários blogs e também com o Twitter para entender melhor quais os dias em que as pessoas estão mais - ou menos - felizes. O resultado? Quarta-feira é o dia mais “triste” da semana.

Para chegar a essa conclusão, Danforth e Dodds analisaram as palavras publicadas em 2,4 milhões de blogs, incluindo o Twitter. Quanto mais positivas as palavras, mais “feliz” um determinado dia. Como era de se esperar o sábado foi apontado como o dia mais “feliz” da semana.

Surpreendentemente, porém, a segunda-feira apareceu em segundo lugar no ranking elaborado pelos professores. Um dos motivos, acreditam, é que as pessoas ainda estão publicando na segunda-feira mensagens positivas relacionadas a fatos ocorridos durante o fim de semana.

“As experiências diárias das pessoas estão sendo refletidas de alguma maneira no que elas estão dizendo - online ou não”, disse Cristopher Danforth. “Os fins de semana tendem a ser bem mais felizes, enquanto a quarta-feira foi o dia mais triste.” Segundo ele, o objetivo do estudo é criar uma base para “medir a felicidade coletiva” em uma escala mundial, de maneira semelhante ao que se faz com a temperatura


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/25/twitter-e-blogs-revelam-quarta-feira-e-o-pior-dia-da-semana/

Sony anuncia fabricação nacional de TV LCD e tocador de Blu-ray

Por Monica Campi


Dois modelos de televisores LCD de 240 Hz e um modelo de player de Blu-ray serão produzidos na fábrica da Sony em Manaus; objetivo é diminuir preço ao consumidor


Em evento realizado nesta terça-feira (25/08) a Sony anunciou dois produtos que farão parte da linha de produção da empresa em Manaus. São dois modelos de televisor LCD Full HD da linha Bravia, com frequência de 240 Hz, e um player de Blu-ray.

A aposta da empresa é que a fabricação em território nacional possa diminuir o preço final desses produtos ao consumidor. E a ideia é instigar o mercado ainda este ano. Dados da empresa mostram que os televisores LCD já representam 47% de participação no mercado mundial. E a estimativa para este ano é de que, desse total, 40% serão de televisores Full HD (de alta definição e com conversor digital integrado).

Já os tocadores de Blu-ray estão em ritmo acelerado de crescimento, com mais de 11,5 milhões de unidades vendidas em todo mundo, sendo que o Brasil corresponde a 6,8% desse total. A estimativa do setor é que até 2013 esses players substituam as vendas dos tocadores de DVD.

Apostando no mercado nacional Full HD, a Sony traz a linha de TVs LCD Bravia XBR9 com modelos de 46 e 52 polegadas. Ambas trarão a tecnologia de 240 Hz, ou seja, que registra cenas a 240 quadros por segundo, evitando os famosos ruídos em imagens com movimento e oferecem maior nitidez.

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Além disso, os modelos contam com o recurso DLNA, para acessar fotos e músicas diretamente de um computador via rede wireless; sensor de luminosidade, para evitar reflexos; e um botão Energy Saving Switch, que desliga completamente a TV, para economizar energia inclusive durante stand by.

O modelo KDL-46XBR9 (de 46 polegadas) terá preço inicial de 7.999 reais, e o modelo KDL-52XBR9 (de 52 polegadas) sai por 10.499 reais; ambas já estão disponíveis para venda em revendedores e no canal de vendas Sony Style.

Outra novidade é a fabricação nacional do player Blu-ray BDP-S360. Ele terá tempo de carregamento de apenas 6 segundos – de acordo com o fabricante -, menu de navegação XrossMediaBar (similar ao utilizado no Playstation 3); recurso BD Live para conectar-se a internet e baixar conteúdos exclusivos e a função Precision Cinema HD Upscale, que permite a leitura de mídias de DVD comum, além de converter os sinais do mesmo para alta definição.

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O S360 gasta 37% menos energia e tem dimensões menores do que os players anteriores. A pré-venda deste aparelho terá início amanhã (26/08) no site da Sony e chegará ao restante do Brasil no começo de setembro. O preço sugerido será de 999 reais.


Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2009/08/25/sony-anuncia-fabricacao-nacional-de-tv-lcd-e-tocador-de-blu-ray/

Aneel aprova internet banda larga por meio da rede elétrica

POR LORENNA RODRIGUES

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o regulamento para a transmissão de internet banda larga por meio da rede de energia elétrica, nesta terça-feira (25).

As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores. A regra também prevê que o uso da tecnologia PLC (Power Line Communications) não poderá prejudicar a qualidade da prestação do serviço de energia elétrica.

A legislação regulamenta ainda que as operadoras não vão oferecer diretamente a internet banda larga aos consumidores. Elas poderão, porém, criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. As distribuidoras usarão a tecnologia para melhorar suas próprias atividades, utilizando a internet, por exemplo, para fazer medição eletrônica dos gastos de energia elétrica de seus consumidores, corte e religamento à distância e controle de perdas.

Além disso, parte dos ganhos das distribuidoras com a cessão de suas redes para o uso de internet serão computados durante os reajustes das tarifas de energia e poderão levar a uma redução no valor da conta de luz do consumidor.

Com o PLC, o consumidor poderá ter a internet banda larga diretamente na tomada. O uso da tecnologia deverá beneficiar principalmente localidades onde a internet de alta velocidade ainda não chega --já que as redes de energia elétrica estão em praticamente todo o país.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u614724.shtml

Woofer, o Twitter que não economiza palavras

Mais um serviço paródia do Twitter está ganhando adeptos por aí. O recém-lançado Woofer oferece uma experiência, digamos, um pouco mais detalhada e aprofundada do que o microblog.

Isso porque o novo “macroblogging” permite ao usuário postar apenas mensagens com mais de 140 caracteres. Para usar é simples: basta o internauta colocar o nome que já possui no Twitter e inserir a mensagem com o mínimo de letras permitidas. Ainda é possível ver os “Popular Woofs”, o que corresponde ao Trendig Topics do Twitter.

O site ainda exibe quantas e quais pessoas já utilizaram o serviço, quantos Woofs (latidos, em português) foram dados e o número de caracteres digitados – enquanto esta nota era escrito, o contador registrava mais de 44 milhões.

Criado pela Join The Company, de Washington, nos Estados Unidos, o serviço já tem diversos adeptos brasileiros. A página inicial já contém mensagens de internautas tupiniquins, mas resta esperar para saber se essa nova moda vai pegar ou se será apenas uma “marolinha”.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9094

Controle por movimento do PS3 chega no 2º tri de 2010

A Sony confirmou que o controle de detecção de movimentos e objetos será lançado no segundo semestre de 2010. A notícia foi divulgada pelo presidente- executivo da companhia, Kazuo Hirai, ao Times Online.

Segundo Hirai, a Sony ainda está negociando parceria com algumas empresas de software para o lançamento da novidade.

O protótipo do controle foi apresentado pela empresa na conferência de games E3, no início de junho. O aparelho funciona por emissão a partir de esferas de luz, e a captação dos movimentos é feita por uma câmera chamada PlayStation Eye.

A expectativa é de que os gestos sejam captados instantaneamente, proporcionando uma experiência de jogo totalmente em tempo real. Vale lembrar que a Microsoft também pretende lançar no próximo ano o Project Natal, sistema que dispensa o uso de qualquer tipo de controle.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9088

Comércio Social - a nova tendência do Comércio Eletrônico

Por Conrado Adolpho

Outro dia, li um artigo que falava sobre os "coolhunters" - em bom português, caçadores de tendências. Parece uma profissão futurista ou algo saído de filmes hollywoodianos (ou bollywoodianos, para ser mais "cool"). Os coolhunters, porém, são profissionais que detectam aquilo que, parafraseando Klee, um olho vê, o outro sente.

Tais tendências se delineiam sutilmente nos tecidos de nossas vidas e, sem que percebamos de forma concreta como tudo aquilo começou, tomam forma e se definem como um hábito. Os coolhunters buscam exatamente tais pequenas oscilações sociais que iniciam uma tendência macro.

Mark Penn, no seu livro "Microtendências", apresentou-nos algumas das tendências mundiais que hoje se definem e influenciam mercados e instituições.

Criar as estratégias de sucesso significa detectar tendências

Enxergamos no nosso dia a dia (com os dois olhos) o crescimento sem precedentes da Internet e algumas tendências advindas desta. Vou apresentar-lhes uma delas que está surgindo em várias partes do mundo de forma isolada, mas que promete promover uma mudança completa na forma como compramos na internet - o Comércio Social.

O brasileiro sempre foi um povo gregário e que adora inovações. Com a chegada da web, tais características só se potencializaram, fazendo com que muitos aderissem em larga escala e de imediato, principalmente no tocante às redes sociais. É fácil perceber isso por meio do Orkut, que é completamente dominado por brasileiros.

Nosso povo passa mais tempo no Orkut do que no seu e-mail, sendo que esta rede social é o site mais acessado do país. Uma vez que somos assim, de que forma as empresas podem se aproveitar disso para aumentar seus lucros e receita?

A resposta está em utilizar os conceitos das redes sociais para promover lojas de comércio eletrônico. O Comércio Social se mostra muito lucrativo para empresas e tem boa receptividade perante o consumidor.

O publicitário Nizan Guanaes disse certa vez que haveria cada vez mais conteúdo na propaganda e cada vez mais propaganda no conteúdo. Os limites entre conteúdo e propaganda estarão cada dia mais tênues. Lembra-se do genial "Free Jazz Festival"? Um dos melhores exemplos que me lembro para exemplificar tal citação.

Redes Sociais são naturalmente desenvolvidas a partir de conteúdo gerado pelo próprio usuário. O que é o Orkut sem a presença dos usuários criando seus perfis, colocando fotos e vídeos? É como uma cidade fantasma, apenas um programa de computador sem nenhum atrativo.

Até hoje a grande maioria das lojas virtuais são somente uma vitrine de produtos com um carrinho de compras, porém, imagine se junto a uma loja virtual, você pudesse criar comunidades de marca comentando sobre determinada marca ou produto. Ou se você pudesse vender seus livros usados e utilizar seus créditos para comprar novos ou ainda discutir em um fórum sobre a qualidade ou as diversas formas de utilização de um produto que os membros do fórum compraram.

Para os que acham que isso não pode ser possível no mundo em que vivemos atualmente, a Amazon já faz isso há alguns anos. Eles praticam Comércio Social e por isso são os maiores varejistas virtuais do mundo.Você pode estar se perguntando como fazer Comércio Social em uma loja de comércio eletrônico. Parece intangível demais.

Primeiramente, é preciso gerar tráfego para uma loja de e-commerce. Não existe Rede Social sem pessoas para torná-la coesa. Atualmente, a melhor ferramenta pra gerar tráfego é o Google. Ter o seu site bem posicionado nas principais palavras-chave do seu negócio (as mais buscadas pelo mercado) é fundamental para gerar tráfego para sua loja.

A geração de Tráfego, contudo, não é o suficiente. O Comércio Social se consolida, de fato, quando se planeja a loja virtual baseando-se no conceito de Rede Social e, para isso, é preciso criar o que denomino "colas sociais" - conteúdo relevante que faz com que os usuários tenham motivo para orbitarem em torno da marca ou do site.

Uma "cola social" é uma maneira de promover interação entre usuários, jogos disputados em grupos de consumidores, promoções, fóruns e outras ferramentas disponíveis com a tecnologia que temos hoje.

Uma vez que sua loja tem tráfego e "colas sociais", é preciso se relacionar com seu público, criar diálogos entre "empresa-consumidor" e estimular o diálogo "consumidor-consumidor". Correndo o risco de criar um neologismo, eu chamaria isso de criar um "multiálogo". A Internet é uma grande conversa e deve ser tratada como tal.

Um site que gosto muito e cito como case em palestras e livros é o "Camiseteria", um excelente exemplo de Comércio Social. Vale a pena conferir.

O Comércio Social é hoje uma tendência que se delineia sutilmente e as lojas virtuais que a seguirem certamente terão muito sucesso em sua empreitada online como uma maneira de diferenciação. Sair do comum, inovar é a fórmula para ter sucesso no atual e caótico mercado. Assim como os coolhunters caçam tendências mundo afora, sua loja pode criá-las. Inove.

Fonte: http://zip.li/3wjU

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Web completa 20 anos: veja toda a história!


Já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários

O www completou, em 2009, 20 anos de existência. O "maluco" que inventou a rede mundial de computadores é um cientista inglês chamado Tim Berners Lee. Em duas décadas de vida, já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários. Quer saber toda a história da Internet? Então confira a matéria acima!

Agora... quer fazer uma viagem ao passado e visualizar a internet de anos atrás? No site WayBack Machine, você consegue acessar todos os sites da rede desde a sua criação. O Olhar Digital, por exemplo, já teve várias caras diferentes. Clique e confira. É, no mínimo, curioso!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9063

Nokia lança aparelho com foco em GPS

por Marin Perez

5800 Navigation Edition é feito para quem dirige: oferece GPS, alertas de trânsito em tempo real e rotas com áudio

O 5800 Navigation Edition da Nokia é um smartphone equipado com sistema operacional Symbian que não traz muitas melhorias no que diz respeito ao hardware em relação a versão 5800 lançada no início do ano. O aparelho traz, entretanto, um pacote de software que ajudará usuários na pesquisa pela rota certa.

O handset vem com uma licença para os serviços Drive and Walk, que oferece rotas com áudio, alertas em tempo real sobre o trânsito e recálculo de rota automático.

Além disso, o aparelho vem com o Ovi Maps pré-instalado e o concorrente do Google Maps oferece visualizações 3D, informação sobre o tempo, localização de pontos de interesse e possibilidade de sincronização via wireless com a versão desktop. O smartphone focado em serviço de localização virá com um kit para utilização no carro, mesmo enquanto o usuário estiver dirigindo.

Além desse forte apelo GPS, o 5800 Navigation Edition tem tela touch screen de 3.2 polegadas, WiFi, 3G, Bluetooth, câmera de 3.2 megapixels e 8 GB de memória. A expectativa é que o aparelho custe em torno de US$ 400.

O aparelho da Nokia vem em um momento em que muitos consumidores buscam por aparelhos convergentes, ou seja, que agreguem comunicação, entretenimento e necessidade de navegação. Várias companhias lançaram aplicativos para que o iPhone tenha capacidade de rotas com áudio.

A fabricante de GPS Garmin também tenta entrar neste espaço. A companhia fez parceria com a Asus para criar uma linha de smartphones com integração de ferramentas de localização.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=60271&utm_source=newsletter_20090824&utm_medium=email&utm_content=Nokia%20lan%C3%A7a%20aparelho%20com%20foco%20em%20GPS&utm_campaign=ITWebDirect

Divirta-se em casa com a realidade aumentada


Já é possível usar a tecnologia a partir de um site na internet

Realidade aumentada está ficando cada vez mais popular no meio publicitário e também no comércio. Mas você mesmo pode brincar com essa nova tecnologia, seja a partir de um aplicativo para iPhone ou por meio de um portal na internet. Confira a matéria na integra e depois acesse os links que separamos para você se divertir com essa novidade!

Para brincar:
RayBan (experimente os óculos com a Realidade Aumentada)

We are Autobots (transforme-se em um Transformer!)
5Gum (Remixe com a Realidade Aumentada - clique em "5Mixer", imprima os códigos clicando em "Print Symbols" e, em seguida, em "Start Mixing")
Go2nPlay Studios - vários exemplos de realidade aumentada (clique em "Cases e Exemplos")


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/links/video_wide.php?id_conteudo=9008

Lançada Webcam que grava em alta definição

Chega ao mercado a primeira webcam com capacidade de fazer gravações em alta definição. A LifeCam Cinema, da Microsoft, faz vídeos widescreen em alta definição e pode gravar 30 quadros por segundo na resolução 720p. Além dos vídeos, a câmera também tira fotos de 5 megapixels.

A lente da webcam é de alta precisão e, para melhor qualidade de gravação, o seu microfone embutido reduz ruídos do ambiente. O software da LifeCam pode ser integrado a outros programas da MS, como o editor de vídeos Windows Live Movie Maker e Live Photo Gallery. A câmera também pode enviar vídeos para redes sociais.

Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, a câmera começa a ser vendida nos Estados Unidos em setembro. O seu preço estimado é de US$ 79,95.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9055

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Twitter anuncia sistema de localização geográfica

O Twitter pretende disponibilizar no portal recursos de localização geográfica entre os usuários. A informação foi divulgada na última quinta-feira, 20, no blog oficial do serviço.

Ao mandar uma mensagem, a localização do usuário será mostrada no microblog. O co-fundador do site, Biz Stone, disse que a aplicação poderá ser desativada pelos internautas, preservando assim a privacidade dos que não desejam ser encontrados.

Ainda não há uma previsão de quando o sistema de localização será lançado, mas, em breve, o Twitter permitirá que os desenvolvedores tenham acesso à ferramenta. Segundo Stone, a novidade possibilitará ao usuário seguir pessoas próximas de seu convívio.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9060

Use seu celular como modem


Veja como fazer

As operadoras de telefonia celular têm apresentado uma variedade de modems ao mercado e prometendo, por meio da rede de celulares, conexões rápidas à internet no seu laptop. Mas nem sempre o modem se faz necessário; isso depende do celular que você possui. Com um cabo USB é possível ligar o telefone ao laptop e fazer com que ele reconheça o sinal 3G ou GSM Edge da sua operadora.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=5647&/USE+SEU+CELULAR+COMO+MODEM

Tecnologia 3G revoluciona o celular

por Giovani Pacífico (*)

Ao pensarmos no termo 3G, fica claro que houveram versões anteriores da tecnologia, já que ele designa a terceira geração das redes móveis.

Resumidamente, podemos dizer que 1G refere-se ao sistema analógico de telefonia celular, que era utilizado exclusivamente para tráfego de voz. O 2G presenciou o nascimento do telefone celular digital, cuja tecnologia é muito boa para o tráfego de voz, porém deixa a desejar quando o assunto é transmissão de dados em alta velocidade. Isto acontece porque o meio utilizado para transmissão de dados é basicamente o mesmo utilizado para transmissão de voz. Ou seja, a largura de banda é limitada.

A partir do crescimento da demanda por tráfego de dados, ficou evidente a necessidade do desenvolvimento de uma tecnologia que permitisse a transmissão e a recepção de dados em alta velocidade. Assim, finalmente chegamos à tecnologia 3G, cuja principal inovação ao usuário de telefone celular é a navegação na Internet sem a utilização de fios, suportando tráfego de dados em alta velocidade e com maior eficiência. A variação da velocidade de um celular 3G é de 384 Kbit/s (Kilobits por segundo) até 7,2 Mbit/s (Megabits por segundo), permitindo o download de arquivos como jogos, músicas e vídeos, além de aplicações como vídeo chamada.

Mas esta tecnologia não se restringe aos telefones celulares convencionais. Utilizando-se modems ou cartões de dados com tecnologia 3G, os computadores e notebooks também podem ser conectados à Internet. Existem também os roteadores 3G, que permitem o compartilhamento do acesso à Internet para diversos usuários.


Aplicações para a tecnologia 3G

Diante de tantas alternativas, a tecnologia 3G tornou-se uma excelente opção para a oferta de serviço para banda larga. Além da mobilidade, podemos listar uma grande quantidade de aplicações para esta tecnologia:

- Para as operadoras que não possuem rede de conexão fixa, o acesso 3G é a solução ideal para oferta de banda larga;

- Acesso à Internet em áreas rurais;

- Com a utilização de um roteador 3G, uma operadora pode oferecer o compartilhamento do acesso à Internet para usuários que possuem mais de um computador. Existem ainda roteadores 3G que possuem uma porta para a conexão de um aparelho telefônico tradicional, permitindo a oferta dos serviços de voz e dados combinados num único produto;

- Compartilhamento do acesso 3G em eventos especiais (convenções, feiras e shows, entre outros), onde o acesso à Internet por meio de um ponto fixo muitas vezes não é oferecido devido à falta de infra-estrutura;

- Viajantes em ônibus, trens ou embarcações podem manter-se conectados e desfrutando de todas as facilidades da Internet;

- Alguns roteadores possuem duas interfaces de conexão com a rede, geralmente uma fixa (porta Ethernet) e outra 3G. Deste modo, o usuário estará sempre conectado, evitando os transtornos causados por quedas temporárias na rede de telefonia celular.


Uma realiadde pelo mundo afora

Sem dúvida, a tecnologia 3G é uma realidade em centenas de países de todo o mundo e está crescendo exponencialmente no mercado brasileiro.

Porém, como a demanda atual pelo serviço 3G oferecido pelas operadoras é extremamente grande, isto pode acabar causando um “gargalo” nas redes de telefonia, fazendo-se necessário investimentos em infra-estrura por parte das operadoras, de modo a garantir um serviço com boa qualidade, sem congestionamentos no acesso à rede e ampla cobertura.

Neste cenário, podemos verificar que a tecnologia 3G possibilita a oferta de novos serviços e inúmeras aplicações, trazendo grandes benefícios para os usuários, além de ser uma nova fonte de receita para as operadoras.


(*) Giovani Pacífico é gerente de produtos da D-Link para a área de telecomunicações

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=2404

Office.com, da Microsoft, está (quase) no ar

Guilherme Pavarin, de INFO Online

Office.com, da Microsoft, está (quase) no ar
Office.com agora é, oficialmente, da Microsoft: mas ele serve apenas para
direcionar para o ´velho´site

A Microsoft disponibilizou hoje (21), o livre acesso ao seu domínio recém-comprado, Office.com. Mas os aplicativos ainda não chegaram às nuvens.

Ao acessar o Office.com, adquirido pela Microsoft Corporation em 4 agosto, o usuário é redirecionado a “velha” página oficial do software (http://office.microsoft.com).

No site, por enquanto, há apenas conteúdos explicativos sobre os programas, além de atalhos para comprar produtos da empresa de Redmond.

Aos usuários brasileiros, todo o teor da página é traduzido para o português, mas a versão é a mesma do que a dos outros países.

O Office.com, até onde se sabe, servirá para abrigar o Office Online, que tem a missão de brigar com o Google Docs no compartilhamento de documentos hospedados na web. Não há previsão, porém, de quando a Microsoft lançará o produto.


Fonte: http://info.abril.uol.com.br/noticias/internet/office.com-da-microsoft-esta-no-ar-21082009-18.shl

Panasonic mostra tocador de Blu-ray e sistema de navegação para carros

CY-BB1000D Blu-ray Player, da Panasonic: gadget automotivo será vendido a partir de 10 de setembro no Japão - e pode acompanhar infotainment

CY-BB1000D Blu-ray Player, da Panasonic: gadget automotivo será vendido a partir de 10 de setembro no Japão - e pode acompanhar infotainment

Foi no dia 20 de fevereiro, em Tóquio, que a Mitsubishi proclamou: “teremos tocadores de Blu-Ray nos carros até o fim de 2009”. A partir de então, no território japonês, a concorrência foi às máquinas.

Lá de Osaka, a Panasonic se encheu de coragem e anunciou ontem (20), que irá lançar o seu CY-BB1000D, um BD Player para ser acoplado no painel dos carros, no dia 10 de setembro, por cerca de já convertidos mil dólares (o preço original é de 94 mil ienes).

O gadget, sabemos, não chegará ao Ocidente por vias legais tão cedo. Mas nem por isso vamos deixar de falar que ele vem com saída HDMI, suporte a AVCHD, AVREC e cartão SD.

E não é porque ele dificilmente chegará ao Brasil que evitaremos citar que, no mesmo comunicado oficial, a Panasonic anunciou um complemento para o tocador de Blu-ray: o sistema de navegação Strada CN-HX3000D.

Strada CN-HX3000D Nav System: a melhor companhia para o Blu-ray Player lá de cima

Strada CN-HX3000D Nav System: a melhor companhia para o Blu-ray Player lá de cima

Por aproximadamente 3,8 mil dólares, o infotainment se conecta ao tocador “Blu” e veicula as mídias em sua tela WXGA de sete polegadas com resolução de 1280 x 720. Mas ele não se resume a veicular filmes de Akira Kurosawa em alta definição no carro, não.

Com 80 GB de disco rígido, o sistema também reproduz CD/DVD/MP3 e vem com GPS, sintonizador de TV, Bluetooth e conector para iPhone 3G e iPod. Os nipônicos ainda têm atalhos garantidos ao Yahoo! Japan Maps e ao Google Maps, gratuitamente, além, é claro, da interface HDMI.

Ambos os aparelhos serão vendidos separadamente no país. Mas poderão ser adquiridos juntos, em setembro, por cerca de 4,8 mil dólares.

Talvez seja a hora de estreitar os laços com quem está do outro lado do mundo. Ou, talvez, de usar a criatividade e improvisar um sistema de entretenimento com Blu-ray ocidental, latino-americano. Aliar um Playstation 3 a uma telinha no painel, quem sabe?


Fonte: http://info.abril.uol.com.br/bitnocarro/acessorios/panasonic-apresenta-tocador-de-blu-ray-e-sistema-de-navegacao-para-carros/

Amazon, Microsoft e Yahoo se aliam contra o Google

Empresas alegam que, com o acordo na área de livros, portal irá monopolizar setor de conteúdo eletrônico norte-americano.

Amazon, Microsoft e Yahoo formaram uma coalizão chamada Open Book Alliance (Aliança para Livros Abertos) , que tem o objetivo de combater um acordo feito entre o Google e as principais editoras dos Estados Unidos para a publicação de livros digitais.

Segundo as empresas, “o Google está tentando monopolizar o sistema de bibliotecas” norte-americano. “Se esse acordo se concretizar, o Google será 'A' biblioteca, a única biblioteca”, disse Brewster Kahle, do Internet Archive, ao site da BBC. O Internet Archive é a entidade responsável por liderar a campanha contra o acordo entre o Google e as editoras.

No fim do ano passado, o portal de buscas chegou a um acordo legal com editoras e autores que acusavam a companhia de violação de direitos autorais pelo uso desautorizado de livros digitalizados. Pelos termos da parceria, o Google pagou 125 milhões de dólares e criou a Book Rights Registry, organização que ajuda a remunerar os responsáveis pelo conteúdo editorial. Os autores recebem 70% do valor das vendas, enquanto o Google fica com 30%.

Além disso, a companhia de internet recebeu o direito de digitalizar livros “órfãos” - ou seja, títulos cujos detentores dos direitos autorais são desconhecidos. Estima-se que de 50% a 70% dos livros publicados depois de 1923 estejam enquadrados nessa categoria.

Até o momento, o Internet Archive já digitalizou 1,5 milhão de livros, que podem ser acessados gratuitamente. O acordo do Google com as editoras, porém, acabaria com a competição no setor, na visão da entidade. “Achamos que, caso seja aprovada, essa parceria proporcionará ao Google um monopólio aprovado oficialmente para explorar uma coleção extensa de obras publicadas no século 20”, disse Peter Brantley, diretor de acesso do Internet Archive.

Em sua defesa, o Google argumentou que o acordo trará grandes benefícios para os autores e fará com que milhões de livros que hoje estão fora de catálogo sejam lidos na rede e em bibliotecas. “O acordo Google Books reforçou a competição no mercado de livros eletrônicos. É compreensível que nossos concorrentes estejam incomodados”, afirmou a empresa, por meio de comunicado.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/21/amazon-microsoft-e-yahoo-se-aliam-contra-acordo-de-livros-do-google/

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

iPhone 3GS pode já ser capaz de reproduzir vídeos em 1080p

por Rafael Fischmann

Já sabemos que o chip do iPhone 3GS é capaz que gravar vídeos em 720p e já correram rumores de que, no ano que vem, o smartphone poderá obter um upgrade capaz de chegar a 1080p. Mas o que a gente não sabia, até agora, é que a versão atual do aparelho consegue reproduzir vídeos em 1080p sem problemas. A descoberta foi feita no site chinês WeiPhone.com.

iPhone 3GS com 1080p

De acordo com uma investigação, o iPhone 3GS pode fazer playback de vídeos em alta definição (tanto 720p quanto 1080p, codificados em H.264) pelo seu reprodutor embutido. Os motivos que levaram a Apple a não permitir isso nativamente não são certos, mas podem ter a ver com a distinção de funcionalidades do 3GS comparada com as de modelos anteriores e, é claro, visando à economia da sua bateria.

Para burlar as restrições da Apple, um usuário utilizou o FileAid — aplicativo gratuito para armazenamento e visualização de documentos — e conseguiu reproduzir vídeos com resolução de 1920×1080 pixels a 35Mbps (com 30 quadros por segundo) pelo player de vídeo embutido no iPhone OS 3.0.

iPhone 3GS com 1080p

É claro que nada disso faz sentido se pensarmos que a resolução da tela do iPhone em si não passa de 480×320 pixels, mas a ideia é poder usar essas capacidades com o gadget conectado a um monitor ou televisor externo. Hoje, o máximo que a Apple permite em saída de resolução são 640×480 pixels (padrão 1,5Mbps).

Resta saber se os engenheiros de Cupertino optarão por liberar isso num futuro upgrade de firmware, ou se estão economizando suas fichas para a próxima geração do smartphone.


Fonte: http://macmagazine.uol.com.br/2009/08/20/iphone-3gs-pode-ja-ser-capaz-de-reproduzir-videos-em-1080p/

E-mails marketing passam por mudanças radicais

por Bruno Roberti

Empresas que usam e-mail para fazer publicidade sobre produtos ou serviços agora precisam se adequar a novas normas.

O Comitê Gestor de Internet (CGI) aprovou o Código de Autorregulamentação para boas práticas digitais, que está valendo desde o dia 13 de agosto.

O código tem por objetivo regularizar os e-mails enviados por empresas aos clientes, de modo a diferenciar mensagens de marketing e spams.

Segundo Walter Sabini Júnior, coordenador do código e CEO da Virid Interatividade Digital, o conceito de e-mail marketing mudou e as empresas precisam passar por um “aculturamento digital”.

“Pesquisas apontam que mensagens qualificadas têm mais retorno que e-mails em enorme quantidade. A relação com o cliente precisa ser mudada”, afirmou, em entrevista ao Gigablog.

O novo código se baseia nos relacionamentos de comunicação de marketing já existentes, como o opt-in (usuário opta em receber mensagens) e o opt-out (descadastramento), mas também implementa um outro conceito: o soft opt-in.

Desta forma, empresas que já foram aprovadas pelo usuário, como no caso de algum provedor, lojas de varejo, entre outras, estão previamente autorizadas a enviarem mensagens aos clientes que, caso não desejem receber mais e-mails, podem tirar o endereço do banco de dados facilmente.

Mas, de acordo com Sabini, isso não é o que acontece hoje. “Cerca de 0,06% dos clientes de e-commerce pedem para tirar o cadastro dos e-mails de lojas em que já foi feita uma relação”, disse.

A empresa que desrespeitar as novas regras, como enviar mensagens sem prévia autorização ou não colocar no campo ‘Assunto’ o objetivo do e-mail, deve sofrer sanções.

A primeira fase do código já está pronta e as normas foram definidas. O próximo passo é definir as penalidades para quem não se adequar.

“Como não é lei, não se pode multar. Mas, se em 180 dias as empresas não regularizarem os e-mails, os domínios poderão ser bloqueados por meio dos provedores de acesso”, salientou Sabini.

“Os spams só existem também por culpa dos usuários. Mas aos poucos o conceito de e-mail marketing vai mudar e a transparência das empresas fará o diferencial”, concluiu.

Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2009-08-16_2009-08-22.html#2009_08-20_15_25_49-100450639-0

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MS diz que pode baixar o preço do Xbox, se preciso

Após o anúncio feito pela Sony na última terça-feira, 18, relativo ao corte no preço do Playstation 3, a Microsoft também pode diminuir os preços do Xbox 360 para poder competir de igual para igual.

A notícia foi dada pelo diretor de entretenimento da companhia na Alemanha, Oliver Kaltner, durante a feira Gamescon. Em entrevista à Reuters, Kaltner afirma não estar surpreso com a medida tomada pela Sony, e ainda diz que se for necessário diminuirá o valor do console fabricado pela empresa.

Nos Estados Unidos, o Xbox 360 mais acessível é vendido por US$ 200. A Sony anunciou que venderá o PS3 Slim por US$ 299. E quem ganha com essas quedas nos preços também são os consumidores.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9036&/MS+DIZ+QUE+PODE+BAIXAR+O+PRECO+DO+XBOX+SE+PRECISO

RJ MS e SP rompem a barreira de um celular por habitante

São Paulo, 19 de agosto de 2009 - Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo superaram, no mês de julho, a barreira de um celular por habitante, após registrar índices de teledensidade de 100,62; 100,61; e 100,09, respectivamente, segundo o último balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até então, o Distrito Federal era o único a obter a marca, tendo registrado, em maio de 2005, 103,83 de teledensidade, segundo dados da Anatel.

A teledensidade é o indicador utilizado internacionalmente para demonstrar o número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes.

Segundo o balanço do mês de julho da Anatel, o Brasil chegou ao índice de teledensidade de 84,61, com um total de 161.922.375 celulares em operação.

No mês passado, foram habilitadas 2.308.868 novas linhas em todo o País, o que representa crescimento de 1,45% em relação a junho e de 19,65% nos últimos 12 meses.

Do total de celulares registrados na base brasileira, 132.625.256 (81,91%) são pré-pagos, e 29.297.119 (18,09%), pós-pagos.


Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=14044

Gmail é o terceiro serviço de e-mail mais usado nos EUA

Dados da comScore revelam que o Gmail se tornou o terceiro serviço de e-mail mais utilizado dos Estados Unidos no mês de julho. O recurso de mensagens eletrônicas do Google conseguiu superar a AOL.

O ranking atual nos EUA tem o Yahoo Mail como líder, com 106 milhões de usuários únicos, e em seguida o Hotmail, da Microsoft, com 47 milhões de cadastros. Segundo números divulgados pelo site TechCrunch, o Gmail está atualmente com 37 milhões de usuários e a AOL com 36,4 milhões.

Em relação ao ano passado o Gmail demonstrou crescimento. O número de usuários do serviço do Google aumentou 46% nos últimos 12 meses. A concorrente AOL registrou queda de 19%. O Hotmail e o Yahoo Mail tiveram, respectivamente, crescimento de 3% e 22%.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9024

Vazam supostas imagens do Google OS

Nesta segunda-feira, 15/08, o site Mashable divulgou imagens que, supostamente, seriam do sistema operacional Chrome. O SO é baseado em Linux e está sendo desenvolvido pelo Google.

Enviado por uma fonte desconhecida, as imagens mostram a plataforma instalada em um computador. As fotos não possuem garantia nenhuma de serem verdadeiramente do Chrome.

Apesar do conhecimento oficial sobre a criação do sistema operacional, o Google não informa em que ponto está o seu desenvolvimento.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9030

Nos Estados Unidos, PS3 Slim por US$ 299

Uma notícia muito boa para os amantes de vídeo games: Playstation 3 Slim poderá ser vendido por US$ 299. O anuncio foi feito pela loja de varejo online KMart.

O PS3 Slim deverá chegar aos consumidores com HD de 80 GB, Blu-Ray, cabo HDMI e um controle. A data oficial de lançamento dessa versão mais barata do console está prevista para o próximo dia 24.

Atualmente a Sony é a terceira marca em venda de vídeo games, ficando atrás do Nintendo Wii e do Xbox 360, da Microsoft.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9029

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

TVs pagas não podem cobrar por mensalidade de ponto extra

As empresas de TV por assinatura não poderão mais cobrar pela mensalidade de pontos extras. A Justiça Federal caçou a liminar concedida à Associação Brasileira de Televisão por Assinatura - ABTA – que permitia esse procedimento.

A cobrança era feita mesmo com a proibição imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. A instalação e manutenção do ponto extra, no entanto, podem ser cobradas pela operadora, bem como o aluguel do decodificador - desde que os custos sejam especificados na conta.

O juiz Roberto Luchi Demo, da 14ª vara federal, foi quem revogou a liminar na última quarta-feira, 12.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8992

Especial SO Chrome: um sistema voltado para a nuvem

Por Andrew Conry-Murray | InformationWeek EUA

Velocidade e simplicidade em cloud são objetivos fantásticos, mas, até lá, o trabalho é árduo

O sistema operacional do Google busca priorizar a velocidade, a simplicidade e a segurança para os usuários que passam a maior parte do tempo online, por isto, é desenvolvido para carregamento rápido (em alguns segundos) e solicita cachê e processamento local quando o usuário estiver desconectado ou apenas trabalhando offline. O rápido acesso wireless pode ser o grande trunfo do OS Chrome, mesmo que vários outros SO móveis, incluindo o Android, também do Google, já estejam presentes neste cenário.

O Google descreve seu sistema como "leve". Em comparação, o Windows já foi chamado de muita coisa, mas "leve" nunca foi uma delas. Nos últimos 15 anos, o SO da Microsoft cresceu de um código de 6 milhões de linhas (Windows 3.1) para mais de 50 milhões (Vista), de acordo com algumas estimativas.

Isso demonstra a herança do Windows como sistema operacional, mas a Microsoft vem criando gradualmente um SO Windows "das nuvens" autêntico. O Windows Live já oferece amplas habilidades para internet, desde mensagens instantâneas até armazenamento de dados, enquanto vem por aí a versão online do Office para competir com outras ferramentas online, como os aplicativos do Google.

O que a Microsoft diz sobre o SO Chrome? "Não há nada para ver ali", disse Doug Hauger, gerente-geral do Windows Azure, os serviços de cloud computing da Microsoft.

Enquanto o Google desenvolve um SO baseado "nas nuvens" para desktop, a Microsoft corre para desenvolver um [SO baseado "nas nuvens"] para banco de dados. Hunger está certo ao dizer que o Chrome ainda está cru (assim como o Windows Azure). O Google trabalha com fornecedores como Acer, Hewlett-Packard, Lenovo e Toshiba para desenolver os dispositivos compatíveis com o novo SO.

Esses produtos, no entanto, devem demorar, pelo menos, um ano para serem desenvolvidos. Velocidade e simplicidade nas nuvens pode ser um objetivo fantástico, mas, até lá, o trabalho é árduo. (Tradução Rheni Victório)


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=59872&utm_source=newsletter_20090812&utm_medium=email&utm_content=Especial%20SO%20Chrome:%20um%20sistema%20voltado%20para%20a%20nuvem&utm_campaign=ITWebDirect&__akacao=167323&__akcnt=56d6c5ff&__akvkey=d99f

terça-feira, 11 de agosto de 2009

TV LCD tem gravador de Blu-ray embutido

sharp_dvd

Por Ricardo Marques

A Sharp já havia surpreendido o mundo quando anunciou em novembro do ano passado o lançamento de uma linha completa de TVs LCD, da série Aquos DX, com um gravador de Blu-ray integrado. A novidade agora fica para a nova série DX2, composta por cinco modelos com acabamento em três cores diferentes (branco, preto e vermelho) que, embora ainda não tragam iluminação traseira de LED, mantém o gravador de Blu-ray, porém com maior velocidade de gravação (até 7x) e segundo a empresa com uma interface muito mais intuitiva.

Agora você poderá armazenar até 30 horas de imagens em alta definição em discos dual-layer de 50GB (a gravação é feita no formato MPEG-4), ou simplesmente reproduzir um disco Blu-ray diretamente em sua TV.

A nova série DX2 da Sharp tem telas de 40?, 46? e 52?, com resolução full-HD (1080p), ou ainda modelos de 26” e 32” com resolução HD (720p). Em todas elas, a taxa de contraste é de 15.000:1 e os preços variam US$1.745 até US$4.925. Claro, a novidade chega primeiro no Japão.


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=6511

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Microsoft compra domínio “office.com”

A Microsoft anunciou a compra do domínio office.com, antes sob o controle da companhia belga ContactOffice.

Não foi divulgado o valor da venda acertado entre as duas empresas, mas a transação faz parte do projeto da gigante dos softwares em disponibilizar parte do pacote Office na web.

Um porta-voz da Microsoft disse que no momento ainda é muito cedo para partilhar informações sobre os planos da companhia em torno do domínio www.office.com, de acordo com o site Ars Technica.

A transferência de domínio ainda não foi totalmente estabelecida.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8932

Chega ao mercado pen drive de 5 mm

Fabricantes de produtos tecnológicos estão em constante desenvolvimento de itens mais leves e compactos. A empresa Buffalo criou agora o que ela garante ser o menor leitor de cartões MicroSD do mundo. O RMUM-8GH tem apenas 5 milímetros e também funciona como pen drive.

Até o momento, o gadget só está disponível no Japão e pode ser comprado por 15,5 mil ienes, aproximadamente R$320,00. Com o leitor, o usuário já conta com 16 GB de espaço e quando o cartão de 32 GB for lançado no mercado é só acoplar ao gadeget e expandir a capacidade do RMUM-8GH.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8941

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Comissão aprova proposta de isenção de impostos para CDs e DVDs

Proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz até 25% os impostos sobre o preço final de CDs e de DVDs musicais brasileiros foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara, que analisou o mérito da proposta.

O relator da PEC, deputado Otávio Germano (PP-RS), deu parecer favorável à aprovação da matéria, que teve como primeiro autor o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).

De acordo com o parecer aprovado, as fábricas de CDs e de DVDs instaladas na Zona Franca de Manaus continuam com a isenção de impostos na fabricação dos produtos. A emenda foi incluída no texto por acordo com os deputados da bancada do Amazonas.

O deputado Otavio Leite estima que com a aprovação da PEC e sua promulgação haverá uma redução nos custos de CDs e de DVDs produzidos no Brasil em até 25 % nos preços finais para o consumidor.

“Atualmente, na cadeia produtiva de um CD, desde o ato da criação, passando pela gravação, registro, formatação do fonograma, multiplicação, distribuição até a venda em loja, incidem, em cascata, cerca de 25 % de tributo direto”, disse o deputado Otavio Leite. Ele acredita que, com essa PEC, será possível levantar o mercado de música no Brasil.

Diversos artistas compareceram à reunião da comissão para apoiar a aprovação da proposta, entre eles, os cantores Gian & Giovani, Cezar Menoti, Ivo Meireles. O deputado Otavio Leite informou que também o cantor Sérgio Reis esteve na comissão.

A PEC terá agora que ser aprovada em dois turnos pelo plenário da Câmara para depois ser encaminhada à discussão e à votação, também, em dois turnos, pelo Senado Federal. Para ser aprovada na Câmara serão necessários os votos de, no mínimo, 308 deputados em cada um dos turnos de votação.


Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=13977

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Profissões: saiba o que é um Arquiteto da Informação


Confira os passos que esse profissional percorre para criar um site bem estruturado

Os sites que você acessa têm divisões, menus, áreas com mais ou menos destaques. E você sabe quem é responsável por pensar a melhor maneira de organizar tudo isso? É o Arquiteto da Informação. Confira na matéria quais as etapas que esse profissional percorre para criar um site.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8873

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sony estreia e-reader de 199 dólares

Sony estreia e-reader de 199 dólares
E-reader da Sony: companhia vai reduzir o preço atual de download de best sellers e lançamentos de 11,99 para 9,99 dólares.

A Sony começará a vender este mês o mais barato dos leitores eletrônicos de livros dos EUA.


A novidade deve aquecer a competição contra a Amazon.com no mercado, pequeno mas crescente, de aparelhos de leitura eletrônica.

A Sony planeja começar a vender o Reader Pocket Edition, com tela de cinco polegadas, por 199 dólares, e uma versão maior com tela sensível ao toque por 299 dólares, em redes nacionais de varejo como Wal-Mart e Best Buy.

Para atrair demanda, a empresa vai reduzir o preço atual de download de best sellers e lançamentos de 11,99 para 9,99 dólares, o que alinhará seus preços com os da Amazon.

Analistas acreditam que os consumidores hesitantes em gastar por causa da recessão podem se sentir tentados a experimentar os leitores eletrônicos com a oferta da Sony.

"Atingir o preço de 199 dólares, acreditamos, expande dramaticamente o mercado", diz Steve Haber, presidente da divisão de leitura digital da Sony. "Você pode carregar o aparelho na bolsa para onde for e isso também nos permitiu definir um preço mais acessível", acrescentou.

A notícia é a mais recente salva na batalha entre leitores digitais na qual a Sony, que chegou primeiro ao mercado, a Amazon e outras empresas lutam por se estabelecer.

Em julho, a Amazon reduziu em 17% o preço de seu leitor eletrônico padrão Kindle, para 299 dólares. Uma versão do Kindle com tela maior está à venda por 489 dólares.

Haber espera que o mercado de leitores eletrônicos exceda os dois milhões de unidades este ano nos Estados Unidos. A Forrester Research estima que o Kindle e o Sony Reader tenham atingido cada um a marca do milhão de unidades vendidas no país pelo final de 2008 e prevê que atinjam os dois milhões de unidades em 2009.


Fonte: http://info.abril.uol.com.br/noticias/mercado/sony-estreia-e-reader-de-199-dolares-05082009-6.shl

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Receitas digitais: como comprar um notebook?


Fique sempre atento às configurações de processador, memória RAM, placa de vídeo e placa de rede

Na matéria acima você vai conferir detalhes de como fazer a melhor escolha na hora de adquirir um notebook.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8871

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pernambucanas encerra operações na web

por Daniela Moreira

Pernambucanas encerra operações na web

A rede de varejo Pernambucanas deixou de operar seu site de comércio eletrônico desde a última sexta-feira (31/07).

A empresa não comenta oficialmente a decisão, mas o antigo site com itens para compra online já não está mais no ar desde o início de julho.

Ao longo do último mês, a loja online só atendia listas de casamento, mas desde a última sexta-feira as listas foram transferidas para lojas físicas.

O site Reclame Aqui registra várias reclamações de noivos indignados com a remoção da lista de casamento.

Com o fim das operações online, a Pernambucanas vai na contramão de outros varejistas que entraram recentemente no mundo virtual – como as Casas Bahia – ou que se preparam para estrear suas lojas online, como o Carrefour.


Fonte: http://info.abril.uol.com.br/noticias/mercado/pernambucanas-encerra-operacoes-na-web-03082009-31.shl