quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O dia depois do iPad

Acalmados os ânimos após a Apple anunciar o lançamento do tablet iPad na última quarta-feira, 27, alguns questionamentos sobre falta de recursos disponíveis no gadget começaram a pairar.

A ausência inicial de suporte ao Flash é uma das faltas mais comentadas pela internet. A Adobe anunciou que ainda desenvolverá uma versão do aplicativo compatível ao aparelho, mas, por enquanto, os usuários terão limitações durante a navegação na internet – tendo em vista que muitos sites precisam do software para rodar vídeos.

A impossibilidade de realizar multitarefas no iPad também não agradou em nada os consumidores. Assim como no iPhone, os usuários não conseguem abrir dois aplicativos simultaneamente. Outro ponto negativo é a falta de uma câmera de vídeo, o que, convenhamos, não combina com um device com conexões 3G, Wi-Fi e uma tela robusta.

Outra coisa básica que também não deu as caras no aparelho são as conexões para entradas USB e cartões de memória. Para plugar uma câmera fotográfica ou algum outro periférico, por exemplo, o usuário precisará, no mínimo, de um adaptador para isso.

No Brasil, o iPad deverá chegar apenas no segundo semestre deste ano. O preço deve ser bem salgado, assim como a maioria dos aparelhos da Apple no país. Nos Estados Unidos, o modelo de 16GB custará US$ 499, o de 32 GB será vendido por US$ 599 e o de 64GB poderá ser comprado por US$ 699.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10490

Panasonic confirma lançamento de TV 3D

O gerente-geral de Optical Marketing da Panasonic, Yukio Hirose, confirmou que a empresa lançará TVs e reprodutores Blu-ray com tecnologia 3D no Brasil ainda neste ano.

De acordo com o executivo, os modelos que estão para chegar utilizarão tecnologia de plasma com tamanhos a partir de 42″ e óculos de LCD ativo que permite ver imagens em full HD.

Para alegria dos fanáticos por futebol, o lançamento deve chegar a tempo para a Copa do Mundo.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10484

Celular-Relógio tem multifunções


Gadget que utiliza a rede 3G também faz videochamadas, gravação de voz e até fotos

Até parece que este relógio foi inspirado em um dos vários acessórios de James Bond. Na verdade, ele faz muito mais do que simplesmente apontar as horas: ele é um... celular! E mais: conectado à rede 3G, é capaz de fazer videochamadas, gravar voz e até tirar fotos. Um equipamento digno de detetives e espiões!

O visor é touch-screen, e basta deslizar o dedo de cima para baixo para que os diferentes visuais do relógio sejam mostrados. Tem várias formas de visualização, com ponteiro e digital, alguns até bem estilosos. Dá, inclusive, para utilizar um visual por dia, de acordo com o seu humor. E ao deslizar o dedo de um lado para o outro, é possível navegar pelo menu do celular. Aqui, nos utilitários, você escolhe entre multimídia, organizador, alarmes, gravador de voz, calculadora, cronômetro... enfim, as possibilidades são várias. O calendário guarda seus compromissos, e a câmera aqui na frente te permite não só tirar fotos, como realizar videochamadas! Legal, né?

Apesar do relógio possuir alto-falantes, o fone de ouvido Bluetooth ajuda no entendimento das conversas. E, se você quiser, dá para comandar o equipamento com a sua voz. Só é preciso “ensinar” primeiro os comandos utilizados.

Cada vez mais, objetos antes só vistos em filmes passam a fazer parte do nosso dia-a-dia. Nem sempre eles são práticos como nas telas, mas, no caso desse relógio-celular, a missão foi cumprida.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10457

Quer saber quanto vai custar o taxi?


Portal estima os preços das corridas em diversas cidades brasileiras

Link desta matéria:

TAXI.com.br

Quer saber quanto vai custar uma corrida de táxi da sua casa até o trabalho? Então dê uma olhada neste site aqui. Ele te dá uma estimativa de preços das corridas em várias cidades brasileiras.

Aqui, basta escolher a cidade, informar o ponto de partida e destino, e clicar em “Calcular”. O resultado aparece na tela, instantaneamente. E ainda dá para ver o preço tanto na bandeira 1 quanto na bandeira 2!

É claro que esta é apenas uma estimativa. Os valores podem variar para mais ou para menos, dependendo do trânsito e do caminho escolhido pelo motorista. Mas já dá para se ter uma idéia do tanto que você precisará desembolsar.

Para descobrir o endereço e não ser mais pego de surpresa por corridas fora de seu orçamento, acesse agora o link do início desta matéria. Garantimos que este será um serviço bastante útil em sua vida nas grandes cidades!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/links/video_wide.php?id_conteudo=10445

Apple lança seu tablet, o iPad!

“Ele é bem melhor que um laptop, bem melhor que um telefone. Você pode virá-lo para qualquer lado e ver a tela inteira: é fenomenal”. Foi assim que o CEO da Apple, Steve Jobs, definiu o iPad, o tão aguardado tablet da companhia. O preço? Bom, nos Estados Unidos o aparelho começará a ser vendido por US$ 499.

O gadget lançado nesta tarde em San Francisco, nos Estados Unidos, pesa 680 gramas, tela multitoque de 9,6 polegadas, tem 1,5 centímetro de espessura e, segundo a companhia, a bateria terá fôlego para agüentar até 10 horas de reprodução de vídeo. E pasmem, no modo stand by, o aparelho sobreviverá por até um mês sem a necessidade de recarga.

Durante a apresentação, o CEO acessou o YouTube e rodou um vídeo em alta-definição, além de também mostrar o filme Star Trek. O iPad foi classificado pela Apple como um aparelho entre os notebooks e smartphones

O novo brinquedinho terá acesso rápido a iTunes Store - a loja virtual da Apple -, permitirá navegação na web, visualização de emails, fotos, vídeos, músicas, jogos e leitura de livros digitais – estaria aí um grande concorrente do Kindle, da Amazon?

A resposta é sim! Ao mesmo tempo, a companhia aproveita para lançar o iBook, um aplicativo para o iPad que permite ao usuário baixar diversos livros e ler diretamente no gadget. Para isso, foram fechadas parcerias com grandes editoras, como a Penguin, Simon & Shuster, Macmillian, HarperCollins e Hachett.

“É um e-book. A Amazon desenvolveu um grande trabalho sendo pioneira na área, e nós vamos nos apoiar neles desta vez. Nosso novo aplicativo chama iBooks”, anunciou Jobs.

O iPad também terá ótimo suporte a jogos. Durante a apresentação, estiveram desenvolvedores de games, como a Gameloft, e a Eletronic Arts - que demonstrou no aparelho o Need for Speed Shift.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10487

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Redes sociais: 150 amigos e nada mais, diz estudo

Você é daquelas pessoas que possuem centenas e centenas de amigos em redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook? Bom, então não vá se gabando, pois uma pesquisa indica que o cérebro humano consegue administrar até 150 amigos – ou as chamadas relações estáveis.

O dono da afirmação é o antropólogo Robin Dunbar, pesquisador da Universidade de Oxford, na Inglaterra. A pesquisa, realizada no início da década de 90, é baseada em testes feitos com nossos parentes primatas e estudos de diversos grupos sociais que já passaram pela Terra.

Cientificamente falando, o problema de limitação pode ser causado pelo pouco desenvolvimento do neocortex cerebral dos seres humanos. Parte da pesquisa foi publicada pelo jornal londrino The Sunday Times.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10466

Nexus One chega ao Brasil no 2º semestre deste ano

O Google começará a vender o smartphone Nexus One no Brasil a partir do segundo semestre deste ano. Foi o que disse o diretor geral da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen, em entrevista à Folha de São Paulo.

O aparelho só não foi lançado no país ao mesmo tempo que nos Estados Unidos devido aos altos preços dos planos de dados cobrados pelas operadoras. Mesmo com toda euforia pré- lançamento nos EUA, o aparelho teve muitas críticas, principalmente relacionadas ao suporte disponibilizado pelo Google.

Em relação a preços, no mercado norte-americano o gadget é vendido por US$ 500 (desbloqueado). Tendo esse valor como comparação, os interessados no celular devem começar a preparar suas economias, já que aqui no Brasil esse número deve crescer ainda mais.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10463

Hacker garante ter desbloqueado o PS3

O hacker americano George Hotz garante ter desbloqueado o Playstation 3, da Sony. Hotz ficou conhecido quando, ainda adolescente, quebrou o código do iPhone, da Apple, em 2007. As informações sobre o ataque foram relatadas à BBC.

O hacker informa que está aprimorando a técnica e logo deve divulgar os resultados na internet. A ação permite que o console rode jogos piratas ou sofwtares caseiros. Até então, o PS3 era o único videogame que ainda não havia sido hackeado.

Segundo Hotz, foram necessárias cinco semanas para quebrar o código, sendo que três foram dedicadas apenas ao estudo do sistema do aparelho. O trabalho de pesquisa hacker foi feito no meio do ano passado, o restante do ataque foi concluído no final de 2009. O americano ainda informa que a quebra foi realizada utilizando 5% de hardware e 95% de sofwtare.

Porta-voz da Sony diz que a companhia investiga as afirmações e deve se pronunciar quando possuir mais detalhes sobre o caso.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10465

Chrome 4 ganha versão estável e está mais veloz

O Google já permite que os internautas façam o download da versão estável do Chrome 4 para o sistema operacional Windows. A atualização do navegador permite que os usuários tenham acesso aos favoritos a partir de qualquer máquina.

Além disso, segundo o Google, o browser ganhou mais compatibilidade ao novo padrão HTML 5 e velocidade no motor v8. A nova versão também permite a instalação de add-ons e plug-ins.

Os desenvolvedores também ganharam novas ferramentas aperfeiçoadas. Para fazer o download do Chrome 4, clique AQUI.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10462

Microsoft pode lançar Zune Phone

por Paul McDougall | InformationWeek EUA

Observadores da indústria acreditam que fabricante quer competir em pé de igualdade com iPhone e Nexus One

A Microsoft teria planos de lançar nas próximas semanas um smartphone baseado em Windows Mobile com o claro objetivo de fazer frente aos rivais Apple e Google. A avaliação é de uma analista de negócios.

Katherine Egbert, da Jefferies, afirmou que a fabricante poderia lançar o aparelho na próxima semana durante a Mobile World Congress, em São Francisco.

Outra alternativa, seria a Microsoft introduzir seu telefone durante a CTIA, conferência que acontece em março, em Las Vegas. O aparelho viria com câmera embutida e tela para vídeo HD, informou Katherine, em entrevista à revista BusinessWeek.

A Microsoft tem tido problemas com o setor de telefonia móvel. A participação do Windows Mobile no segmento de smartphones em todo o mundo caiu para 7,9% no terceiro trimestre de 2009, de acordo com levantamento do Gartner. Na outra ponta, o iPhone viu seu market share chegar a 17,1% e a Research in Motion (RIM), com a linha BlackBerry, captou 20,8%.

Para complicar ainda mais, o Google está em linha de se tornar uma força no mercado com o lançamento do smartphone que leva sua marca, o Nexus One.

O lançamento de um celular próprio, levando a marca da fabricante, poderia ajudar a Microsoft a reagir e voltar a ganhar atenção do mercado. Uma possibilidade também seria a companhia utilizar o selo Zune em seu telefone. Por outro lado, como a fabricante falhou em ter sucesso no mercado de MP3, talvez fosse mais vantajoso começar com uma nova marca.

A Microsoft também espera ampliar sua participação quando lançar o Windows Mobile 7, o que pode ocorrer no próximo mês, embora a companhia ainda não tenha confirmado datas.

Blogs de tecnologia têm especulado em torno das funcionalidades que o Windows Mobile 7 incluiria. O suporte sensível ao toque é certo, já que essa ferramenta já integra a versão para PCs do sistema operacional.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64699&utm_source=newsletter_20100126&utm_medium=email&utm_content=Microsoft%20pode%20lan%C3%A7ar%20Zune%20Phone&utm_campaign=ITWebDirect

Pesquisa: as falhas das senhas

por Thomas Claburn | InformationWeek EUA

Apesar dos riscos óbvios, invasões que afetam 32 milhões de contas online revelam popularidade por senhas fracas

Cinco anos atrás, o chairman da Microsoft, Bill Gates, previu o fim das senhas porque elas falhavam em proteger as informações. Mas o problema real está nas pessoas, que não conseguem criar senhas que oferecem proteção suficiente.

Este ponto foi revelado em um estudo sobre 32 milhões de senhas que foram postadas na internet depois que um hacker as obteve do site de entretenimento RockYou no ano passado.

Em um relatório apresentado na última semana, a Imperva, uma companhia de segurança, analisou o tipo de senha que as pessoas utilizavam e revelou que há uma frequente escolha por senhas curtas e simples que praticamente garantem o sucesso de ataques que buscam descobrir os códigos de acessos de diversas contas online.

Essa força de ataque envolve um sistema automático de adivinhação de senhas, usando um dicionário ou uma lista de códigos comuns.

De acordo com o levantamento, "a combinação de senhas fracas e a automatização dos ataques significam que um hacker terá acesso a uma conta nova a cada segundo ou que, em 17 minutos, conseguirá acessar mil contas."

O estudo revelou ainda que 50% dos usuários usam como senhas palavras de gírias, termos de dicionários ou combinações comum de números e letras, como "QWERTY". Entre os usuários do RockYou, a senha mais comum era "123456."

Infelizmente, este não é um problema novo. Estudos anteriores, usando bases menos, revelaram descobertas similares. O CRO da Imperva, Amichai Shulman, observa que um estudo de 1990 sobre senhas Unix apresentou o mesmo problema.

Uma recente revisão das senhas do Hotmail mostrou que "123456" era a senha mais comum. Ainda que essa sequência numeral tenha ocorrido 64 vezes em cada 10 mil senhas, isso sugere que um hacker teria sucesso em um de cada 157 ataques usando o dicionário como ponto de partida.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64727&utm_source=newsletter_20100126&utm_medium=email&utm_content=Pesquisa:%20as%20falhas%20das%20senhas&utm_campaign=ITWebDirect&__akacao=221697&__akcnt=56d6c5ff&__akvkey=75c5

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Senhas “123456” ainda são muito utilizadas na web

As senhas que você cria na internet são realmente seguras? Os especialistas aconselham sempre alternar entre letras e números e, de preferência, utilizar maiúsculas e minúsculas. Mas muitos internautas ainda não seguem esses conselhos.

Foi o que provou um estudo realizado por uma empresa de segurança online dos Estados Unidos, que analisou 32 milhões de senhas. A pesquisa mostra que a sequência 123456 está na primeira colocação das senhas mais utilizadas.

O relatório da Impreva ainda mostra que, entre as dez senhas mais comuns, cinco são compostas pela simples sequência de números de 1 a 9.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10438

Empresa desenvolve roteador espacial

A empresa Cisco desenvolveu recentemente o primeiro roteador espacial. Com o aparelho é possível realizar tráfego de voz, dados e vídeos apenas com a utilização de satélites, sem passagem pela Terra.

Em novembro foi lançado o primeiro exemplar de uma bateria de testes. O roteador operou com sucesso na nave Intelsat’s IS-14.

Antes da criação do equipamento, a transferência de dados era feita por meio de uma base em terra firme, via rádio. Depois os sinais eram transmitidos para satélites.

No momento, a utilização do roteador espacial tem como foco bases militares, que devem ter grande redução de custos com a nova tecnologia, além de possibilitar maior rapidez de interação. O desenvolvimento do aparelho foi feito dentro do programa IRIS (Internet e Roteamento no Espaço), levado em parceria pela Cisco, Intelsat e Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

A Cisco pretende, no futuro, colocar o aparelho disponível também para uso comercial. No entanto, não há previsão para que isso aconteça. A novidade pode revolucionar, já que a transmissão espacial pode abranger locais não atingidos pela cobertura 3G.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10444

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nokia disponibilizará GPS gratuitamente

A Nokia anunciou que vai popularizar o GPS em seus dispositivos móveis, ou seja, todo mundo que portar um aparelho capaz de visualizar o serviço, contará com ele gratuitamente! A partir de hoje, 21 de janeiro, a empresa anuncia a oferta gratuita do serviço Ovi Mapas em 10 aparelhos da companhia, em todo o mundo, incluindo GPS orientado por voz e sua integração a redes sociais.

O Brasil está entre os 180 países que terão acesso ao serviço de mapas, com pontos turísticos em 3D, e recurso de GPS guiado por voz em 46 idiomas (incluindo o português) para rotas de carro e a pé.

Durante os caminhos que você traçará com seu aparelho, o serviço disponibilizará a integração com o Facebook, criando um elo direto de comunicação com seus amigos.

No Brasil, o serviço já pode ser usado nos aparelhos Nokia 5800 e 6710 Navigator e nas próximas semanas, o modelo N97 também será compatível com o serviço. Até o fim de abril, a base contemplará 7 aparelhos, incluindo o smartphones Nokia E72 e modelos mais populares como o 5230.

A partir de hoje, 20 milhões de aparelhos da fabricante finlandesa já podem usar o serviço, por meio do portal www.nokia.com.br/mapas ou pelo próprio aparelho.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10428

Muito em breve, 300 Mbps de conexão na sua casa


Pesquisador de tecnologias móveis nos conta sobre o futuro da internet

Para exemplificar a eficiência do Wimax, conversamos, ao vivo e via internet, com alguns executivos na Rússia, dentro de um carro, indo para um happy hour. Isso só foi possível graças a uma rede Wimax instalada nas ruas de Moscou. E esse tipo de acesso rápido à internet foi um dos assuntos abordados no Intel Editor´s Day. Confira na matéria com as principais novidades sobre Wimax no Brasil.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10378

Firefox 3.6 ganha versão final; baixe-o aqui!

E após alguma expectativa, a Mozilla lançou nesta quinta-feira, 21, a versão final do Firefox 3.6. Os usuários já podem entrar na página oficial da desenvolvedora e realizar o download do novo navegador.

As novidades no browser priorizam melhor performance de velocidade. Em comparação com o 3.5, a nova versão é 20% mais rápida. As operações de abrir e carregar páginas e fotos, por exemplo, estão mais ágeis do que nos modelos anteriores.

Na tentativa de minimizar a exposição a ataques maliciosos, os plugins e extensões terão um acompanhamento mais próximo. Ou seja, o sistema agora está mais restrito a ações que partam desses aplicativos, que são portas fáceis de entrada de vírus.

A atualização do browser foi desenvolvida no novo padrão HTML5. Dessa forma, a ferramenta oferece suporte a vídeos em tela cheia sem que haja a necessidade instalação de determinados plugins.

O Firefox 3.6 está disponível para download para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Clique AQUI para ter o navegador na sua máquina.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10434&/FIREFOX+3.6+GANHA+VERSAO+FINAL+BAIXE_O+AQUI

Apple quer séries de TV, e-books e games no Tablet

A Apple pretende transformar o Tablet em uma plataforma multimídia. De acordo com informações do Wall Street Journal, a companhia está em negociação para permitir oferta de programas de TV, conteúdo de revistas, livros eletrônicos e games.

Segundo a publicação, a empresa está tentando firmar acordos com a CBS, Disney, HarperCollins, New York Times e Electronic Arts.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10429

União Europeia aprova fusão da Oracle com a Sun

Oracle divulgou comunicado nesta quinta-feira sobre aval positivo; presidente da companhia deve anunciar nova estratégia no próximo dia 27

Depois de muita análise a Comissão Europeia concedeu aprovação à união entre Oracle e Sun Microsystems. Agora, a Oracle aguarda aval positivo na China e Rússia para concluir o quanto antes essa transação. A fusão entre as duas companhias vinha sendo desafiada pelos questionamentos das autoridades européias, principalmente em relação ao mercado de banco de dados.

A Oracle anunciou a compra da Sun em abril do ano passado, quando divulgou a oferta de US$ 7,4 bilhões. A transação, aprovada pelo conselho da Sun, poderia possibilitar à Oracle integrar sistemas empresariais, sistema operacional, além de middleware e banco de dados. A integração está em linha com a estratégia de crescimento do CEO Larry Ellison.

Originalmente a Oracle esperava completar a aquisição em agosto, mas os questionamentos da Comissão Europeia adiaram os planos. Em setembro, a comissão havia colocado 19 de janeiro de 2010 como prazo para encerrar a investigação. Em agosto de 2009 a justiça norte-americana aprovou a fusão.

Mas mesmo sem ter concluído a transação completamente, já que a fabricante aguarda aprovação na China e na Rússia, Larry Ellison, CEO da Oracle, deve anunciar a estratégia Oracle/Sun no próximo dia 27 de janeiro durante um evento da companhia. De acordo com comunicado enviado à imprensa, a ideia da fabricante é mostrar os benefícios que os clientes terão com essa união.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64649&utm_source=newsletter_20100121&utm_medium=email&utm_content=Uni%C3%A3o%20Europeia%20aprova%20fus%C3%A3o%20da%20Oracle%20com%20a%20Sun&utm_campaign=ITWebDirect

YouTube transmitirá esportes ao vivo

O YouTube começará neste ano a transmitir ao vivo eventos esportivos para o mundo todo. Bom, o feito não deve ser muito comemorado pelos brasileiros, já que o esporte em questão é nada mais, nada menos do que o Cricket... e da Índia. Pois é, nada de esportes populares no Brasil, como Futebol, BasketBall, Vôlei ou algo do tipo.

O contrato foi fechado em conjunto com a Liga Indiana de Cricket e, a partir de março, todo o campeonato será transmitido ao vivo, o que equivale a 60 partidas ao todo. No país, a modalidade é muito apreciada, e agora o portal de vídeos está apenas procurando patrocinadores.

Os detalhes de investimentos não foram divulgados pelo Google nem pela Liga. Mas e aí, você se anima para assistir a algumas partidinhas de Cricket?


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10417

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lançamento do novo controle do PS3 é adiado

A Sony alterou a data do lançamento do novo controle do Playstation 3 para o segundo semestre de 2010. O equipamento já é o segundo a ter sua estréia adiada pela empresa em um curto intervalo. Na semana passada, a Sony alterou a chegada da nova versão do game Gran Turismo, que estava programada para março.

O novo controle do console é baseado em um sistema que detecta a localização e movimentos de mão do usuário por meio da utilização de uma câmera. A tecnologia surge para reforçar a concorrência da Sony com a Nintendo, que possui sistema semelhante de controle no Wii.

Atualmente, o equipamento da Nintendo supera as vendas tanto do PS3 quanto do Xbox 360, da Microsoft. A empresa de Bill Gates também se prepara para lançar em 2010 a sua tecnologia de controle de games por meio de captação de movimentos do jogador. O Project Natal deve chegar até o fim do ano para os usuários do Xbox.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10413&/LANCAMENTO+DO+NOVO+CONTROLE+DO+PS3+E+ADIADO

Microsoft se pronuncia sobre IE 6

Companhia recomenda atualização para versão mais atual, mas diz que trabalha em pacote de segurança para versões 6, 7 e 8 do IE

Depois que o Google divulgou ter sido alvo de ciberataques na China diversos relatórios de companhias de segurança trouxeram informações para decifrar de onde tinham partido os ataques e também que tipo de vulnerabilidade havia permitido essa façanha. O Internet Explorer 6 foi um dos caminhos utilizados por apresentar uma falha que permitia as atividades dos hackers. Na terça-feira (19/01), a Microsoft reconheceu as tentativas de roubo de dados por meio do IE 6 e enviou comunicado com algumas orientações.

No texto, a companhia lembra que o IE 6 é uma versão do browser lançado há mais de dez anos e que não "está preparada para o tipo de ameaça que existe hoje." A fabricante afirma ainda que "nenhum browser atualmente é 100% seguro, pois os ataques a navegadores são constantemente renovados e aprimorados."

Diante da situação, a recomendação imediata da Microsoft é que os usuários de IE 6, principalmente, façam um upgrade para o IE 8, a versão mais atual do navegador. Com isso, a companhia acredita que os internautas evitarão esse tipo de ataque de forma mais efetiva. A empresa lembra também que não constatou nenhuma das falhas apontadas no IE 6 na última versão do browser.

Outra recomendação feita pela Microsoft para a América Latina, ainda que não tenham sido registradas ocorrências como as do Google na região, é que os internautas definam como padrão "o nível máximo de segurança do browser".

Apesar da recomendação, a Microsoft trabalha no desenvolvimento de uma atualização de segurança para proteger todas as versões do seu navegador, desde a versão 6. De acordo com informações da assessoria de imprensa da companhia no Brasil, o objetivo da empresa é antecipar a chegada desse pacote de atualização para o dia 09 de fevereiro.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64607&utm_source=newsletter_20100120&utm_medium=email&utm_content=Microsoft%20se%20pronuncia%20sobre%20IE%206&utm_campaign=ITWebDirect&__akacao=219940&__akcnt=56d6c5ff&__akvkey=f0ef

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Celulares: vendas de apps deve gerar US$ 6,2 bi

Cerca de US$ 6,2 bilhões será a receita gerada pelas vendas de softwares para celulares em 2010. Quem faz a afirmação é o instituto de pesquisas Gartner que também estima que serão baixados 4,5 bilhões de arquivos em lojas virtuais de aplicativos, como o App Store da Apple.

Segundo o instituto, os fabricantes e operadoras de celular estão em busca de novos negócios para ampliar o mercado de telefonia celular, dando mais opções aos clientes e usuários.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10399

Brasil sobe no ranking de usuários na rede

Segundo o último relatório State of the Internet, da Akamai Technologies, o Brasil chegou a 10,8 milhões de IPs únicos gerados no terceiro trimestre de 2009 e alcançou a nona posição entre os países que mais acessam internet, ultrapassando a Espanha.

Na Ásia, Europa e América do Norte todas as cidades entre as 10 mais têm conexões acima de 10 Mbps. A cidade de Sandy, em Utah, nos Estados Unidos, possui a maior média de velocidade de internet, com 33 Mbps.

Aliás, os Estados Unidos, com 119 milhões, e a China, com 49 milhões, lideram o ranking de IPs únicos. O total mundial nos três meses finais de 2009 foi de 444 milhões de pessoas na rede.

Quatro cidades brasileiras aparecem entre as 10 maiores da América Latina: Curitiba, Florianópolis, Campinas e Belo Horizonte, com médias de velocidade entre 1,6 Mbps e 1,9 Mbps. A média mundial é de 1,7 Mbps.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10406

Campus Party: primeira rede social ecológica

Durante a Campus Party 2010, será apresentada a primeira rede social ecológica do Brasil. Na onda de TI Verde, a AzeroX tem o intuito de divulgar informações de diversas organizações ligadas à ecologia no país.

A partir do dia 26, a AzeroX distribuirá R$ 10 mil em prêmios diários aos campuseiros que tiverem mais seguidores, e o mais popular levará um prêmio de 4 mil reais. Para participar, basta criar um perfil na rede social, clicando no link "faça sua história" na página principal da AzeroX.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10400

Antivírus Avast 5 chega esta semana

A Alwil Software, fabricante do popular antivírus Avast, lança nesta semana a quinta versão gratuita do software de segurança.

O programa, que tem uma versão de testes disponível para download, está de cara nova, com uma interface mais parecida com a dos tradicionais antivírus, com abas, menus e muita informação sobre a segurança do PC. Além da mudança no visual, outra novidade é o aprimoramento no código fonte do programa. Os sistemas de caça, detecção e remoção de vírus tiveram melhorias – inclusive nas ferramentas que ficam de olho nos vírus que vêm de software P2P e mensageiros instantâneos.

O Avast 5 Beta também teve aprimorado o recurso de proteção em tempo real (que analisa o arquivo antes de ser executado). O usuário, agora, pode configurar em quais momentos (e para que tipos de arquivos) o tempo real deve funcionar.

Além dessas novidades, o Avast 5 tem um recurso para buscar vírus em pen drive e outros tipos de mídias removíveis.

Junto com o antivírus gratuito, a Alwil software deve lançar o Avast Internet Security, um pacote de segurança completo para defender o PC das pragas digitais.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10407

Sony lança primeiros dispositivos TransferJet

A Sony lança no próximo sábado, 23 de janeiro, os primeiros produtos com a tecnologia de transferência de dados sem fio TransferJet. A tecnologia vem sendo desenvolvida há mais de dois anos e tem um alcance de até três centímetros, com velocidade supostamente similar à das conexões USB 2.0.

Os primeiros produtos com a tecnologia - o notebook Sony Vaio F e as câmeras digitais HX5V – serão lançados no Japão, nos dias 23 de janeiro e 5 de fevereiro, respectivamente, e chegarão ao mercado internacional a partir de fevereiro.

Para transferir imagens entre câmeras, o usuário deve iniciar o envio em um dos dispositivos e aproximá-lo do outro, que receberá os dados. A conexão e a transferência são feitas automaticamente.

Para as câmeras CyberShot com a suporte à tecnologia, não haverá um chip TransferJet integrado. Ao invés disso, o chip virá em um cartão de memória opcional, de 8 GB, que custará US$ 100, US$ 30 a mais do que um cartão comum.

A Sony também lançará um adaptador USB para levar a tecnologia TransferJet a outros dispositivos, que custará US$ 150. A companhia espera que esse método substitua o uso de cabos para trocas de dados entre dispositivos.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10403

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Empresa americana lança celular lavável!

A empresa norte-americana Seal Shield anunciou o lançamento do telefone celular 100% à prova d'água e coberto com um revestimento antimicrobiano, o SEAL CELL!

Segundo a empresa, o aparelho pode ser lavado em uma pia ou lava-louças, o que ajudaria a prevenir a proliferação de bactérias comuns em superfícies frequentemente manuseadas. Sua tecnologia pode ajudar a evitar a proliferação de microorganismos como H1N1, Norovirus e MRSA.

O celular é GSM Dual-SIM quadribanda, com câmera de 2 MP, lanterna LED, conexão de dados via GPRS, Bluetooth 2.0, GPS e tecnologia para eliminação do ruído em ligações.

O aparelho chega ao mercado no início deste ano, com preço ainda não definido.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10396

Lançada versão do game GTA para iPhone e iPod Touch

Lançado o primeiro modelo do game Grand Theft Auto (GTA) para iPhone e iPod Touch. O jogo chega na versão China Wars e já está disponível na AppStore.

A visualização é feita de cima e o game é bastante semelhante ao GTA adaptado para Nintendo DS. Apesar da jogabilidade não ser tão boa quanto a do portátil, os gráficos ganharam melhorias. O game mantém o roteiro tradicional do GTA e ainda tem minigames integrados.

O Chinatown Wars pode ser comprado por US$10 na loja online da Apple.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10395

TIM venderá aparelhos novos desbloqueados

A partir do primeiro dia de fevereiro a TIM venderá os aparelhos celulares desbloqueados. A novidade foi anunciada pela operadora na última sexta feira, 15 de janeiro.

A decisão dá continuidade ao novo posicionamento estratégico da empresa, oferecendo alternativas ao consumidor, segundo a TIM. Desde outubro de 2009 os clientes TIM podem contratar planos que dão descontos na fatura, por exemplo.

A TIM é a segunda operadora a vender celulares novos desbloqueados. A concorrente Oi vende celulares desbloqueados desde 2007.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10387

Asus lançará e-reader com bateria de 122 horas

A Asus é mais uma empresa que entrará no mundo fascinante dos e-readers, cada vez mais explorado pelas empresas de informática.

A companhia pretende lançar até o fim deste ano – sim, ainda está bem longe – o DR-570, um leitor digital capaz de funcionar por 122 horas seguidas com apenas uma recarga de bateria - haja leitura para tudo isso!

Outra coisa bacana é que o brinquedinho também terá um tela OLED colorida de 6 polegadas, além de acessa a internet vi conexões Wi-Fi e 3G. O brinquedinho da Asus rodará vídeos em Flash e as páginas serão viradas em 0,03 segundos, uma velocidade considerada bastante rápida em comparação com os dispositivos já existentes.

O gadget conta com 512 MB de memória RAM e 4 GB de memória. O preço do e-reader ainda não foi divulgado pela companhia.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10393

Microsoft cria encurtador de URL

Depois do Google, a Microsoft pode ser mais uma a entrar na onda dos sites encurtadores de URLs.

De acordo com o que publicou jornal norte-americano Seattle Post-Intelligencer na última sexta-feira, 15, a gigante dos softwares está usando a ferramenta apenas para necessidades internas.

O endereço utilizado pela companhia é o http://binged.it, mas quando o usuário acessa a página diretamente ele é encaminhado para outro serviço encurtador de URLs, o já famoso Bit.ly.

A Microsoft admitiu a existência do novo recurso, de acordo com o jornal, mas até o momento não disse se o a ferramenta será liberada para todos os usuários.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10388

Nova versão do ICQ integra redes sociais

O mensageiro instantâneo ICQ ganhou mais uma nova versão, dessa vez, diretamente integrada com redes sociais.

Lançado em 1996, o programa teve grande sucesso no fim da década de 90 e agora tenta retomar forças por meio da integração de serviços como Facebook, Twitter, YouTube e Flickr.

Com interface renovada, o aplicativo tem novas cores e trabalha com sistema de abas que permite fluxo de atualizações entre as redes sociais e a conta do mensageiro online, semelhante ao utilizado pelo Ping.fm,

A versão 7 já pode ser baixada no site do ICQ, no entanto, o modelo atual só está habilitado para sistema operacional Windows.

Segundo comunicado dos desenvolvedores do produto, atualmente o serviço conta com 42 milhões de usuários.


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Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10394

Apple desenvolve iMac touchscreen de 22”, diz jornal

A tecnologia multitouch pode estar perto de chegar aos iMacs. De acordo com um jornal chinês, fornecedores da Apple na Ásia informam que uma nova versão do desktop deve chegar ainda em 2010, com tela de 22 polegadas sensível ao toque.

A publicação também afirma que a empresa responsável pelo fornecimento do modelo de tela será a Sintek Photronic, de Taiwan. A produção será realizada pela Quanta, companhia que já trabalhou com a Apple na fabricação de MacBooks.

Ainda que a previsão de lançamento seja para 2010, o equipamento deve necessitar de uma nova versão de sistema operacional, já que o atual Mac OS X ainda não possui características touchscreens para serem exploradas a esse ponto. A próxima plataforma da Apple deve ser lançada somente após 2011.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10392

Falha no IE pode ter causado ataque ao Google

Em comunicado no blog da Microsoft nesta quinta-feira, dia 14, o chefe de segurança da empresa, Mike Reavey, admitiu que uma vulnerabilidade no navegador Internet Explorer pode ter sido um dos mecanismos do ataque ao Google e outras empresas.

“Baseado nas nossas investigações sobre os ataques, junto com outras empresas, descobrimos recentemente que uma vulnerabilidade no Internet Explorer parece ser um dos diversos mecanismos de ataque usados contra diversas companhias. Até o momento, não temos indicação de que a rede corporativa da Microsoft ou nossos serviços de e-mail tenham sido alvo do ataque, escreveu Reavey, diretor do Microsoft Security Response.

De acordo com o Google, os ataques vieram da China e tiveram como alvo mais de 20 empresas de tecnologia, internet e finanças. O Google removeu a censura nas buscas de páginas do Google.cn e ameaça fechar o seu escritório no país.

A Microsoft diz que suas equipes estão preparando uma atualização de segurança para proteger os consumidores.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10375

Qual o melhor browser para o seu computador?


Site executa série de testes e diz qual deles te atende melhor

A pergunta que nunca se cala: qual é o melhor browser? A resposta nunca é unânime, já que cada um tem suas preferências.
Mas o site Peacekeeper promete botar um fim nas inflamadas discussões sobre o assunto. Ele promove uma série de testes - os mesmos que os desenvolvedores fazem - no seu computador. E aí, analisando dados como seu histórico, memória e poder de processamento do seu computador, diz qual o melhor browser para o seu tipo de navegação. Que tal descobrir o melhor para você?

Links para o site:

Peacekeeper - The Browser Benchmark

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10185

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Celular pré-pago poderá fazer ligações gratuitas

Em breve, os celulares pré-pagos poderão fazer ligações gratuitas. A novidade é um sistema que já tem sido adotado por várias operadoras do país e chama-se “Freakon”. Ele está sendo implementado também para testes em Londrina (PR), o que irá beneficiar 70 mil usuários de aparelhos móveis.

Apesar de atraente, o serviço tem seus problemas: cada chamada poderá durar no máximo 60 segundos e para isso será necessário escutar até 26 segundos de propaganda. Outro ponto negativo é que cada usuário poderá fazer no máximo 2 ligações gratuitas por dia durante esse período de testes. A idéia, no entanto, é que esse número aumente de acordo com a demanda e com a captação de anunciantes.

Estima-se que até março o serviço esteja disponível em algumas capitais.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10363

Web: 12% das cidades do país não têm banda larga

A Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações – divulgou na última quarta-feira, 13, um relatório indicando que 12% dos municípios brasileiros ainda não contam com pontos de acesso ao serviço de banda larga.

As estatísticas foram coletadas após reunião entre o órgão regulador e as operadoras Telefônica, Oi, CTBC e Sercomtel. As duas últimas empresas são responsáveis por levar o serviço a pequenas cidades, e dizem ter atingido a meta de prestação de serviços nesses locais.

Já a Telefônica precisa implementar banda larga em mais 31 municípios, de acordo com o combinado com a Anatel. A Oi, por sua vez, atende 2184 cidades das 2730 estipuladas pela instituição do governo.

Segundo o relatório, o Norte do país é a região que menos tem suporte das operadoras para chegada dos serviços de internet banda larga.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10357

Asus lança notebook 3D

A Asus lançou o seu primeito computador tridimensional, o G51J 3D. A tecnologia Nvidia 3D Visione permite a utilização nesse formato e a tela com taxa de atualização de 120Hz dá o acabamento.

O Asus G51 conta com processador Intel Core i7, Windows 7 Ultimate, memória de 4GB, placa de vídeo GeForce GTX 260M (com 1GB de RAM) e drive de Blu-ray.

Segundo a fabricante, já são mais de 400 jogos para PC que já funcionam com o NVIDIA 3D Vision e, para ter a sensação de terceira dimensão, o usuário vai precisar de um óculos especial.

Para brincar nessa máquina, o investimento é de R$ 6.999.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10366

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Globo pretende transmitir jogos da Copa em 3D

A transmissão da Copa do Mundo de 2010 da Globo será em 3D. Em um comunicado, a emissora afirmou que já trabalha para que os jogos veiculados no Brasil tenham essa tecnologia.

De acordo como IDGNow!, em dezembro, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) firmou uma parceria com a Sony para exibir, em telões, 25 partidas da Copa em 3D em Berlim, Cidade do México, Londres, Paris, Rio de Janeiro, Roma e Sydney. A empresa vai fornecer o equipamento para captação e reprodução.

Com o acordo, a Sony Pictures vai produzir um filme oficial em 3D depois que a competição terminar. A emissora afirmou até agora que a exibição será feita em ambientes exclusivos e fechados devido aos equipamentos especiais.

A Globo começou a captar programas próprios para 3D no ano passado com o desfile das escolas de samba e a novela "Viver a Vida". Em agosto de 2009, a emissora fez demonstrações da técnica e afirmou que a estratégia de promoção acontecerá como nos conteúdos HDTV.

A Copa do Mundo também marcará o início das transmissões 3D da ESPN, com o ESPN 3D, primeiro canal dedicado aos programas com essa tecnologia. O canal deve entrar no ar na abertura da competição, no dia 11 de junho.

A Discovery, em parceria com Sony e IMAX, e a DirecTV vão lançar canais focados em conteúdo 3D.


Fonte: http://www.adnews.com.br/midia.php?id=98429

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ESPN vai transmitir Copa da África do Sul em 3D

da Reuters, em Chicago

A ESPN e a Discovery Communications divulgaram planos nesta terça-feira (5) de lançar emissoras de televisão em 3D, refletindo uma força crescente na indústria do entretenimento de utilizar a tecnologia em casa.

A ESPN, unidade de esportes da Walt Disney, disse que vai lançar em junho a ESPN 3D, que a empresa afirma ser a primeira emissora de televisão em 3D, e que vai transmitir um mínimo de 85 programas esportivos ao vivo durante seu primeiro ano.

A empresa informou que sua primeira transmissão será em 11 de junho durante o jogo entre a África do Sul e o México pela Copa do Mundo de futebol --outros 25 jogos da competição ganharão 3D.

Também serão contemplados os telespectadores dos Sumer X Games de esportes radicais e de jogos de basquete e futebol universitários dos EUA.

24h

A Discovery, por sua vez, anunciou com a Sony Corp e a IMAC Corp que lançará o que alega ser a primeira rede dedicada 24 horas ao 3D nos Estados Unidos, a partir de 2011.

A falta de programação em 3D, principalmente em esportes, vem sendo uma das maiores barreiras à adoção da TV em 3D, dizem analistas. Ter de usar óculos especiais é outra.

Além disso, esporte, talvez mais até do que filmes, é o maior atrativo para vendas ao consumidor para tecnologia de telas, incluindo televisores de tela plana.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u675089.shtml

Google Docs ganha “HD virtual”

Nesta terça-feira, dia 12, a equipe responsável pelo Google Docs anunciou que nas próximas semanas o seu pacote de aplicativos irá ganhar a capacidade de armazenar arquivos remotamente, numa espécie de "HD Virtual". Atualmente, só é possível armazenar "na nuvem" arquivos de texto, planilhas e apresentações, mas no novo serviço qualquer tipo de arquivo será permitido.

O novo Google Docs, no entanto, tem limites; arquivos em formatos não suportados pelo programa (como músicas, filmes e imagens) devem ter no máximo 250 MB e limite total é de 1 GB.

A nova função poderá ajudar também na organização de projetos em grupo, já que os arquivos poderão ser compartilhados com outros usuários, como já é feito atualmente. Para isso, basta indicar o nome de quem deve ter acesso e esta pessoa recebe um e-mail com um link para o download.

De acordo com o Google, o serviço também estará disponível para usuários corporativos que poderão sincronizar pastas inteiras e usar aplicativos de terceiros para gerenciar os arquivos.

O novo recurso será adicionado gradativamente às contas dos usuários e não há um critério sobre quais serão os primeiros a ter o acesso virtual e nem quando. Segundo a empresa, os escolhidos receberão um aviso na tela inicial do Google Docs ao se logar e não será necessário instalar nada no computador.

O espaço extra está disponível por 25 centavos de dólar anuais por gigabyte, ou falando em reais, para ter um serviço com 50 GB de espaço para seus arquivos o usuário pagaria o equivalente a R$ 21 por ano.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10346

Novos processadores: Core i3 e i5 chegam ao mercado


Lojas do varejo já têm nova linha baseada na arquitetura de 32 nanômetros

Escolher o processador ideal para o seu computador pode ser uma tarefa um pouco complicada para os mais leigos. Os nomes, bastante variados, podem confundir o consumidor. Mas esses dias estão contados. A Intel acaba de completar a nova família de processadores da empresa no mercado. Agora, os lançamentos de produtos se resumem a 3 nomenclaturas: core i3, core i5 e core i7. O i7 é o mais potente de todos, feito sob medida para gamers, editores de vídeo e usuários que exigem muito processamento da máquina. O i5 fica no meio do caminho, e o i3 é o caçula da família. Ele é o mais barato mas, nem por isso, deixa de lado a boa performance. Além disso, todos eles trazem uma novidade: a placa gráfica, agora, é integrada ao processador.

Os processadores Core i3 chegaram ao mercado esta semana, mas, alguns integradores e montadores de máquinas já estão trabalhando e aprendendo sobre eles há algum tempo. Treinamento intensivo, além de palestras e mais palestras, para conhecer os detalhes na nova família.
O treinamento não parou por aí. Os integradores ganharam um desses novos processadores e tiveram que montar uma máquina. Aí, técnicos da Intel avaliaram todo o processo, desde nível de performance até dissipação de calor, passando pelo ruído que a máquina produz. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de entregar o produto para o usuário final.
Fabricantes de outros componentes do computador, como placas-mãe, fontes e gabinetes, também foram convidados para o evento. E em um showcase, todo mundo interagiu de uma maneira bem divertida, trocando conhecimentos e informações a respeito da nova família que estará presente na casa de muitos brasileiros a partir de agora.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10170

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tecnologia muda hábitos de clientes e varejo

por Doug Henschen

Consumidores estão abraçando aplicativos móveis e redes sociais para facilitar compras online e influenciam mercado

Entre o estado da economia e o crescimento tecnológico, os consumidores estão, mais do que nunca, abraçando a internet, os telefones móveis e outras tecnologias para encontrar formas de mudar a maneira de fazer compras. Para atender a essas demandas e não perder espaço, as redes varejistas devem responder com promoções e ofertas cada vez mais personalizadas.

Essas afirmações fazem parte de um estudo divulgado nesta segunda-feira (11/01) pela IBM em sua National Retail Federation Annual Convention & Expo 2010, evento que acontece em Nova York. Baseado em entrevistas com 32 mil consumidores em seis países, o levantamento revela que compras baseadas em conhecimento tecnológico não são mais apenas um nicho.

"Em todos os mercados, todos os grupos de idade e segmentos de varejo que estudamos, de guloseimas às lojas especializadas em roupas, descobrimos grande uso de tecnologia entre os consumidores", afirmou a líder de indústria de varejo da IBM, Jill Puleri.

A surpresa do estudo é que o uso da tecnologia era mais pronunciado em mercado de crescimento elevado como Índia, China e Brasil que em mercados mais estabilizados como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

"O mundo emergente tem percentual superior de entrevistados que usam duas ou mais tecnologias para comprar", afirma Puleri. A internet e os celulares estão foram as opções mais citadas, respectivamente.

Mas como os consumidores querem usar essas tecnologias? O estudo revelou o seguinte:

- 79% quer usar os sites para acessar e imprimir cupons; 75% dos entrevistados desejam utilizar os celulares para encontrar onde estão as lojas mais próximas; 66% gostaria de saber quais mercadorias estão em estoque antes de chegarem a algum ponto de venda.

Além disso, 78% dos consumidores disseram que contribuiriam ou co-criariam com os varejistas por meio de feedbacks relacionados ao design do produto, por exemplo. As redes deveriam tirar vantagem desse comportamento ao desenvolver ferramentas de rede social ou monitorar esses portais, aconselha Puleri.

Para extrair inteligência de um grande volume de comentários, como pesquisas por e-mail ou posts em blogs e redes sociais como Facebook ou Twitter, essas redes e também as fabricantes estão cada vez mais aderindo a análise das informações dos clientes. Essas aplicações de business intelligence emergentes podem, rapidamente, encontrar documentos, pesquisas, comentários e avaliá-los por meio de palavras negativas ou positivas associadas a uma marca em particular, produtos ou serviços.

"Enquanto os consumidores estão digitando, postando em blog ou dando feedback diretamente no site da companhia, essas ferramentas estão disponíveis para ajudar os varejistas analisar e usar essas informações da melhor forma possível."

Para aproveitar esse momento, a IBM lançou o Retail Center of Competency que proverá expertise da indústria em áreas como business analytics, custumer insights e merchandising.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64316&utm_source=newsletter_20100112&utm_medium=email&utm_content=Tecnologia%20muda%20h%C3%A1bitos%20de%20clientes%20e%20varejo&utm_campaign=ITWebDirect

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Google para iPhone e Android ganha nova função

Nesta quinta, dia 07, a versão de buscas do Google para iPhone e Android ganhou mais uma função e agora realiza a busca de bares, restaurantes, caixas eletrônicos e outros serviços a partir da localização do usuário.

Ao entrar no buscador através do smartphone, a localização do usuário é detectada e uma lista de opções de lugares próximos é mostrada quando o usuário clica em “Near me now”.

Outra opção é a busca “Explore right here”, que fornece informações sobre o local em que o usuário está.

A função só está disponível na versão em inglês para smartphones com o iPhone OS 3.x e com a versão 2.0.1 ou mais recente do Android.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10312

Carros da Ford terão Twitter e rádio via web

A Ford anunciou na CES 2010 seu novo computador de bordo. O equipamento pode, até mesmo, ler Twitts em voz alta para o motorista. A novidade virá embarcada em novos modelos a serem fabricados nos próximos 12 meses nos Estados Unidos. Ainda não existe uma data de lançamento no Brasil.

O MyFord traz 2 telas de LCD de 4,2 polegadas, uma em cada lado do marcador de velocidade, além de uma outra tela touch-screen de 8 polegadas no painel central. É por meio dela que o motorista controla temperatura ambiente, sistema de entretenimento, GPS e telefone celular.

A tecnologia embarcada nos veículos da Ford também vai permitir que o carro se transforme em um hot spot Wi-Fi para que passageiros possam acessar a internet enquanto viajam. A função de leitura dos Twitts se dá por meio de um aplicativo chamado Open Beak. E, graças ao acesso à internet, também será possível ouvir rádios online por meio do aplicativo Pandora. Tem ainda o Stitcher, sistema personalizado de rádio on-demand no qual os usuários podem escolher os programas de rádio convencional que querem ouvir nos horários mais convenientes. De acordo com executivos da empresa, a Ford está em conversas com o Google para trazer novos serviços aos carros.

E a questão da segurança, uma vez que tantos elementos podem distrair o motorista? Os fabricantes afirmam que mensagens SMS e Twitts "falados" são mais seguros do que escritos e lidos na tela do celular - e, de acordo com eles, muitos são os motoristas que fazem isso ao dirigir. O raciocínio é simples: não adianta remar contra a maré. É preciso entregar novas formas mais interessantes e fáceis ao invés de fingir que estas atitudes não acontecem ao volante.

Esta é uma discussão que ainda vai longe. Por enquanto, o que há de definitivo na história é que a tecnologia embarcada nos automóveis veio para ficar.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10317

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Gadget evita perda de celular

Nesta semana, foi apresentado na Consumer Eletronic Show 2010 um aparelhinho muito útil para os mais distraídos. A novidade é um equipamento que se conecta ao celular via Bluetooth e disparara um alarme quando o usuário se afasta do telefone.

O gadget chamado Zomm foi lançado pela companhia de eletrônicos de mesmo nome e tem também um alarme pessoal que os usuários podem ativar e um botão que chama serviços de emergência com o telefone. Ele funciona como um speaker e avisa os usuários das chamadas recebidas.

Sua bateria recarregável dura até três dias por carga e a novidade deve estar disponível no mercado a partir de junho por US$ 80.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10300

Nexus One: conheça detalhes do celular do Google

Ele ainda não está disponível no Brasil, mas já faz as mãos dos aficionados por gadgets coçarem. O Nexus One, smartphone lançado através de uma parceria do Google com a HTC ontem, foi sem dúvida um dos mais esperados pelo mercado neste começo de ano. Afinal, era o "Deus" Google dando seus primeiros passos rumo a um mercado até então inexplorado por ele.

O Nexus One roda a versão mais recente do Android, a 2.1. E, de acordo com executivos do Google, ele chega para inaugurar uma categoria de dispositivos chamados "superphones". É que o processador do Nexus é de 1GHz, tornando-o tão poderoso quanto um computador portátil de três ou quatro anos atrás. E isso tudo dentro de uma "caixinha" de 11,9 cm de altura, 5,98 cm de largura e apenas 1,15 cm de espessura, colocando-o entre os smartphones mais finos do mercado.

A tela touchscreen de 3,7 polegadas utiliza a tecnologia OLED, e a câmera de 5 megapixels é um ótimo acessório. No universo dos softwares, o Google aprimorou o sistema de reconhecimento de voz. Agora, digitar mensagens, textos e até acessar aplicativos como o Facebook ficou bem mais fácil. É claro, o vocabulário do sistema só reconhece o inglês por enquanto.

Apesar desses recursos, o lançamento frustrou parte dos geeks, que esperavam uma revolução por parte do Google. O Nexus é, sim, um ótimo aparelho, mas não traz uma mudança na forma como as pessoas se relacionam com o smartphone. Neste sentido, a Apple e o seu iPhone continuam sendo referência.

Nos EUA, o aparelho será vendido por US$529 na loja online do Google. Nós, brasileiros, continuamos esperando uma data de lançamento oficial por aqui.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10291

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Perspectivas para o mercado de TI


Em 2010, Brasil deverá se tornar o 3. maior mercado de PCs do mundo

2010 tem tudo para ser muito melhor que 2009. Esta é uma opinião compartilhada por quase todos os que trabalham no mercado de tecnologia.

Em 2010, o Brasil deverá assumir de vez o posto de terceiro maior mercado de PCs do mundo, só perdendo para a China e os Estados Unidos. Mas ainda assim, cerca de 100 milhões de brasileiros, ou metade da população de nosso país, começaram o ano sem acesso à internet. Vários trabalhos estão sendo realizados para que esse número se reduza drasticamente em 2010.

2010 também promete ser o ano da mobilidade. A oferta crescente de smartphones, netbooks, notebooks e MIDs – dispositivos móveis de acesso à internet – fará com que o brasileiro esteja sempre a um click da informação.

Já na semana que vem, um anúncio vai ser feito aqui no Olhar Digital. A família Core vai crescer! Fique ligado e saiba o que está a caminho da sua casa!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10183

Google Street View começa a fotografar Rio e São Paulo

O Google anunciou, nesta segunda-feira, que já foram iniciados os trabalhos de capturas de imagens das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo para o serviço Google Street View. O serviço é complementar ao Google Maps e ao Google Earth e permite a visão de imagens em 360 graus ao nível das ruas.

Ao todo, 30 carros estão fazendo as fotos das duas cidades, sendo 20 na capital paulista. Eles levam no teto um mastro no qual estão acoplados nove câmeras, um aparelho de GPS e um sensor infravermelho de distância. No porta-malas, os veículos possuem uma bateria adicional que mantém um computador e vários discos rígidos que armazenam as fotos.

Os técnicos do projeto estimam que serão necessários quatro meses para mapear as duas cidades. A empresa finalizou a captura de imagens em Belo Horizonte, que estão sendo tratadas para remoção de placas de carros legíveis e do rosto dos pedestres. As imagens da cidade mineira serão disponibilizadas em poucos meses.

Ao final, para fotografar as três regiões metropolitanas, os carros do Google percorrerão cerca de 1 milhão de quilômetros, segundo estimativas da própria empresa. Depois que as imagens das três primeiras capitais estiverem no ar, a previsão é de que o serviço seja expandido para Brasília, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10282

Skype permitirá ligações com imagens em HD

A Skype anunciou ontem que a nova versão do software virá equipada com a possibilidade de se fazer ligações VoIP com transmissão de vídeos em alta definição.

Para tanto, a Skype está produzindo uma linha de webcams que captam imagens em HD. Elas estarão disponíveis no mercado a partir de fevereiro, e custarão entre 70 e 120 dólares nos EUA.

A empresa também está fechando parcerias com LG e Panasonic para que as ligações com alta qualidade de imagem possam ser visualizadas em TVs compatíveis com a internet.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10284

Netbooks com bateria de 12 horas de duração

Os novos netbooks com bateria de até 12 horas de autonomia são a grande promessa do mercado para 2010.

A Samsung anunciou o lançamento dos modelos N210 e o N220, que atingem o nível máximo de duração da bateria graças a um display LED, capaz de reduzir o consumo geral de energia.

Os netbooks vêm com o software Instant On, que permite acesso à internet sem ter que esperar o carregamento do Windows, além de uma ferramenta para gerenciar a resolução da tela, ajudando a criar mais espaço útil.

Além desses dois modelos, a Samsung também lançará o NB30, que chega a 11 horas de bateria, e o N150, com 8,5 horas de vida média. A novidade do NB30 é um sensor de quedas, que evita problemas no disco rígido e garante a proteção contra derramamento de líquidos.

Todos os modelos da nova linha têm tela de 10,1 polegadas anti-reflexo e processador Intel Atom N450, concebido especialmente para netbooks.

Ainda não foram divulgados os valores dos modelos que chegam ao mercado externo neste mês.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10285

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

iPhone ganha leitor de cartão de crédito

A fabricante de acessórios Mophi apresentará nesta semana, durante a Consumer Electronics Show 2010, um leitor de cartões de crédito para o iPhone.

O dispositivo funcionará com um aplicativo terceirizado e possibilitará aos usuários comprar produtos na web e pagar passando o cartão no leitor, que é ligado diretamente ao smartphone.

A companhia já oferece vários produtos para o smartphone da Apple, como o Juice Pack Air – uma bateria externa que é acoplada ao dispositivo.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10287&/IPHONE+GANHA+LEITOR+DE+CARTAO+DE+CREDITO

Redes sociais: você ouviu falar em s-business?

por Gilberto Pavoni Júnior | Especial para InformationWeek Brasil


Transformação das redes sociais é tão ampla que podemos estar rumando para uma nova etapa dos negócios digitais, o social business

Se alguém disser que as redes sociais vieram pra ficar, não acredite. O verbo ficar talvez não seja o mais adequado para as novas plataformas de relacionamento e troca de informações. Isto porque elas já começam a ser pensadas para objetivos maiores e mais complexos dos negócios das empresas, muito além das ações de promoção e propaganda. Talvez, o mais adequado seja dizer que as redes sociais vieram para abalar.

"O poder das pessoas reunidas em comunidades, trocando informações sobre suas vontades e expectativas, ainda vai modificar muitas coisas que conhecemos sobre as relações comerciais de hoje", defende o professor de marketing e de arena digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rodrigo Tafner. Ele é um defensor do s-commerce (social commerce). O termo pode ser traduzido por uma extensão do que se convencionou chamar de e-commerce, só que agora turbinado com as redes sociais.

Um exemplo recente é o Nike Plus, um tênis feito para quem gosta de praticar corrida. O calçado traz um chip embutido que recolhe dados sobre a atividade esportiva, armazena tudo em um iPod e envia as informações para o site da comunidade que tem mais de um milhão de corredores ao redor do mundo. Também divulga as listas de música (playlists). O iPod conectado ao tênis percebe, por meio de um sensor, o ritmo da corrida e pode sugerir uma trilha sonora. Há listas pra tudo. Músicas pra animar na subida, pra relaxar ao ar livre, rock pesado pra queimar mais calorias etc.

A mania das playlists favorece a loja virtual de música da Apple, a iTunes. Do lado da Nike, o entusiasmo da comunidade incentiva pessoas a calçarem o tênis e a correr. "Isto é apenas o começo de um s-commerce. Outras oportunidades poderiam sair da interação destas empresas com seus consumidores", argumenta Tafner. As possibilidades são muitas: CDs específicos para cada tipo de corrida, lançamentos exclusivos de artistas, shows, entre outros.

A etapa futura do s-commerce depende de as empresas entenderem o que os consumidores gostariam de comprar. Elas precisam saber lidar com o manancial de informações da comunidade e integrar isso em seus processos. Detectar qual opinião ou comportamento tem chance de se tornar uma nova estratégia de negócios é outro braço do social business. "Já temos condições de evoluir no CRM social", defende o gerente de estratégia de clientes e mercado da Deloitte, Fabio Cipriani.

A integração do CRM com as redes sociais também tem dominado fóruns de discussões sobre o novo modelo de negócios. Certas de que o cenário é promissor, empresas como Oracle, SAP, Salesforce, Microsoft e uma dezena de startups já desenvolvem produtos específicos para este fim. "Já conhecemos o potencial disto nas ações de marketing. O próximo passo é levar esta interação para outros processos de negócio", propõe Cipriani.

No CRM social, a gestão do cliente se transforma na gestão da relação cliente-empresa; tudo é pensado como uma estratégia horizontal que leva ao lucro. Qualquer processo que envolva o cliente e tenha este objetivo final pode ser apoiado por uma rede social. "Quem trabalha com dados transacionais passará a lidar com dados conversasionais", explica o consultor, com o apoio de um neologismo para lá de apropriado.

Inovação social

Porém, o suprassumo do s-business - a inovação aberta - ainda é pouco conhecido. São teorias que expostas primeiramente em 2003 no livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, do professor da Universidade de Berkeley, Henry Chesbrough. A ideia é simples, mas a prática é complexa. O termo opõe-se ao conhecido modelo de inovação fechada, que conta com laboratórios isolados e técnicos caros. Em substituição, seriam usados clientes, parceiros de negócio e quem mais estiver disposto a colaborar para aprimorar o negócio. "As redes sociais têm o papel importante de fazer a ponte entre a necessidade de inovação da empresa e as comunidades dispostas a colaborar", comenta o professor de inovação da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda.

Já existem exemplos. O Fiat Mio foi construído com ideias enviadas por milhares de pessoas ao redor do mundo por meio do portal http://www.fiatmio.cc. A cafeteria Starbucks mantém o site My Starbucks Idea para coletar insights sobre como suplantar a nova concorrência do McDonald"s. Há outros casos, e todos devidamente apoiados por uma rede social aberta ou privada. "São grandes empresas, mas a inovação aberta é perfeita para as pequenas e médias, porque seu custo é baixíssimo", acrescenta Arruda.

Basta um pouco de pesquisa e algumas conversas para ver que o "s" está realmente migrando para dentro do negócio. É bem provável que ele seja mais uma evolução do que uma revolução. Porém, não há como esquecer que, quando o conceito de e-business surgiu, ele também não foi compreendido na sua totalidade. Hoje, não há empresa que não tenha ao menos um processo e-alguma-coisa. E, juntando estes casos e opiniões aqui e ali, é bem provável que estejamos migrando para o s-alguma-coisa netse exato momento. Sua empresa está preparada?


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64120&utm_source=newsletter_20100105&utm_medium=email&utm_content=Redes%20sociais:%20voc%C3%AA%20ouviu%20falar%20em%20s-business?&utm_campaign=ITWebDirect

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Smartphones Windows Mobile sofrem bugs na virada

Parece que alguns produtos da Microsoft não estavam esperando a chegada da nova década. Na virada de 2009 para 2010, alguns smartphones que rodam Windows Mobile sofreram o bug Y2K+10 (ou Y2.01K).

O que isso afeta? Nada muito sério - mas as mensagens de texto parecem ter vindo de 6 anos no futuro, ou 1/1/16. Os relatos são de donos de aparelhos que rodam as versões 6.1 e 6.5 do sistema operacional, principalmente nos Estados Unidos entre usuários da AT&T. Aqui no Brasil, os relatos foram poucos, mas se você perceber qualquer problema em seu aparelho, tente baixar este fix.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10276

Antivírus gratuitos: qual deles é o melhor?


Por Wellington Watanabe Filho

O Laboratório Digital deste mês é sobre os antivírus gratuitos disponíveis pela web. Realizamos pesquisas com várias opções grátis e vimos que são muitos no mercado, mas poucos deles com um nível alto de popularidade.

Também pesquisamos em diversos órgãos relacionados à área de TI que fazem análises de antivírus de mercado. No entanto, há muitas controvérsias principalmente com relação a preferência de usuários de computadores e técnicos de informática.

Nessa pesquisa procuramos instituições que levam o assunto a sério e que procuram nos assessorar da melhor forma possível e com o melhor produto por meio de testes concisos e que nos dão a real ideia de qual software gratuito é melhor em determinado requisito. Então confira toda a nossa análise e mantenha seu computador livre dos vírus.

Nossa avaliação dos 7 antivírus gratuitos foi baseada nos seguintes requisitos:

4.1 Eficácia
Neste requisito analisamos a eficácia do Antivírus em dois pontos, sendo um na “detecção de malwares” e o outro na “remoção dos malwares”.

4.2 Desempenho
Nesse analisamos quanto tempo de duração o Scan do Antivírus leva do ínicio da varredura até o término.

4.3 Consumo de memória
Foi realizada a análise do consumo de hardware do computador sendo esses “Memória” e “Processador”.

4.4 Interface
Analisamos se o Antivírus se dispõe de uma interface intuitiva, facilitando ao máximo a vida do usuário no processo de configuração, atualização e execução do software.

4.5 Linguagem
Neste requisito analisamos se o Antivírus se dispõe da linguagem Português Brasileiro.

4.6 Firewall Integrada
Neste requisito verificamos se o Antivírus se dispõe do recurso de segurança de Firewall integrada.

4.7. Mail Scan
Este é um recurso importante nos dias de hoje para qualquer Antivírus que queira ter sucesso em seu funcionamento, neste requisito analisamos se o Antivírus se dispõe da funcionalidade de varredura de e-mails.

4.8 Compatibilidade
Neste requisito analisamos a compatibilidade de funcionamento com as versões de sistemas operacionais.

4.9 Recomendação de segmento (Pessoal / Corporativo)
Por último, a recomendação de qual Antivírus é melhor para o segmento que o usuário quer utilizá-lo.



Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/laboratorio_digital/video_wide.php?id_conteudo=9136