terça-feira, 26 de outubro de 2010

Internet Explorer já não tem mais maioria absoluta do mercado




Pesquisa feita pela StatCounter indica que o navegador da Microsoft tem o reinado cada vez mais ameaçado no mundo dos browsers

Uma pesquisa realizada pela StarCounter em setembro desse ano apontou que o Internet Explorer não representa mais metade do mercado de browsers, caindo para menos dos 50% pela primeira vez desde que assumiu a liderança, em 1996. Hoje, o browser representa 49,87% desse mercado.

Em 2004, o Internet Explorer viu o auge de seu domínio e era usado por 95% das pessoas que acessavam a internet. O principal fator para a queda do navegador é o avanço de concorrentes, como o Mozilla Firefox e o Google Chrome.

O Firefox, segundo colocado no mercado de navegadores, manteve um crescimento estável, e é utilizado hoje por 31,5% dos internautas.

Segunda a pesquisa, o maior crescimento do mercado foi observado pelo Chrome, que pulou dos 3,69% em setembro de 2009 para quase 12% nesse ano. O navegador do Google também ultrapassou o Safari, browser da Apple, pela primeira vez em junho de 2010.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/internet-explorer-ja-nao-tem-mais-maioria-absoluta-do-mercado/14477

Casa 100% sem fios: elas já estão bem perto de você




Controlar tudo à distância está cada vez mais comum. E, com a ajuda da internet, você pode controlar qualquer equipamento da sua casa – não importa onde você esteja.



A Internet começa a ensaiar passos para uma nova revolução. Hoje, todo computador que se conecta à rede recebe um número que o identifica – é o chamado número IP. Em breve, todos os aparelhos eletrônicos estarão conectados à Web – e cada um deles terá o seu IP – ou seja, o seu endereço. Isso é o que os técnicos estão chamando de "internet das coisas"...
As primeiras mudanças que a Internet das coisas vai trazer estão dentro de casa. Automatizar as residências vai ficar muito mais fácil.

Esta é uma das tecnologias aplicadas na automação de residências. Com ela, você pode enviarcomandos para diversos aparelhos com um único controle remoto. E, com a ajuda da internet, você pode controlar qualquer equipamento da sua casa – não importa onde você esteja.

"A gente tem várias opções: podemos controlar via telefone celular, computador, iPad, iPod... Praticamente, qualquer device que possua acesso à internet", afirma Pedro Braida, diretor de tecnologia da Z-Wave, empresa de automação doméstica.

Ou seja, se você estiver no trabalho e quiser saber o que está acontecendo na sua casa, é possível! O exemplo clássico é de câmeras que podem ser acompanhadas à distância. E esse tipo de automação não ajuda apenas na segurança. "A gente consegue ter uma economia entre 20 e 30% de energia na conta do fim do mês", completa Pedro.

Mas o grande problema de ter tudo conectado à internet é que os números de IP estão acabando. O IP é como se fosse a "identidade" digital de cada aparelho que tem capacidade de se conectar à web. E acredite se quiser, algumas previsões indicam que já no início de 2011 não vai mais haver identidades disponíveis!Para resolver o problema foi criado o protocolo iPV6 que vai substituir o atual IPV4. Com o novo método, milhões de novos endereços vão poder ser alocados para cada assinante de serviços de Banda Larga. Com isso, será possível associar um número práticamente infinito de dispositivos à rede.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/casa-100-sem-fios-elas-ja-estao-bem-perto-de-voce/14457

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Clientes Visa já podem comprar produtos em sites dos EUA e receber aqui no Brasil



Com taxas mais baixas em relação às convencionais, produtos custarão cerca de 20% menos

A partir de agora, clientes da bandeira Visa já podem fazer compras online em sites dos EUA e receber os produtos aqui no Brasil. Nesta quinta-feira, 30/09, a rede de cartões de crédito e débito anunciou uma parceria com a SkyBoX, fornecedora de soluções para comércio eletrônico internacional, a fim de facilitar as compras de produtos importados.

No primeiro ano de adesão à SkyBOX, os clientes ficam insentos de taxas, mas depois desse período será cobrado uma anuidade de US$ 48. O sistema calcula os impostos e o frete no momento da compra, que deve ser sempre à vista.
Para ter acesso ao serviço, os usuários do Visa devem fazer o registro no site da SkyBOX e criar uma caixa postal, correspondente a um endereço físico nos EUA. Depois disso, um e-mail com o número da caixa postal e senha  será enviado ao cliente.

Além da possibilidade de fazer compras em diversas lojas online dos EUA, uma das vantagens do sistema é que com um endereço no país, os produtos ficam cerca de 20% mais baratos. 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/clientes-visa-ja-podem-comprar-produtos-em-sites-dos-eua-e-receber-aqui-no-brasil/14157

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Google criará novo formato de imagem para web




Empresa planeja incluir suporte ao WebP na próxima atualização do Google Chrome

O Google pode anunciar ainda hoje, 30/09, um novo formato de imagem capaz de produzir arquivos com a mesma qualidade que o JPEG, mas 40% menores que eles. Chamado de WebP, o formato tornaria as páginas mais rápidas e leves, deixando a rede menos sobrecarregada.

Para convencer fabricantes de celulares e máquinas digitais a utilizarem o formato, o Google planeja também liberar um programa que irá comparar a qualidade entre as duas e ainda converter qualquer imagem para WebP. 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/google-criara-novo-formato-de-imagem-para-web/14145

Google Street View: a brincadeira mais aguardada da semana!

Agora, internautas podem se divertir e passear pelas ruas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e mais 48 cidades da região metropolitana das capitais




Após longos meses de fotos e mais fotos pelas ruas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a equipe do Google Street View finalmente colocou no ar as imagens das primeiras cidades brasileiras percorridas. Ao todo, os 30 carros equipados com câmeras rodaram 150 mil quilômetros pelas regiões metropolitanas das cidades e capturaram nada menos que 300 bilhões de fotos, dá pra imaginar? Durante esses meses, os 60 motoristas dirigiam 8 horas por dia para conseguir registrar cada pedaço dos 51 municípios visitados.

Quando o Google iniciou o projeto no Brasil, a empresa comentou que o plano era registrar todas as cidades brasileiras escolhidas como sede para a Copa do Mundo de 2014. Mas com todo o sucesso e repercussão, eles decidiram ir além: o Google quer percorrer o Brasil inteirinho e fotografar cada pedaço do país.

\\\"Eu espero que, em 2 anos, a gente já tenha conseguido 90% das cidades e das vias mapeadas. Isso em 2 anos. O projeto continua, e o objetivo é 100%\\\", explica Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil.
E para ajudar nesta segunda fase de captura de imagens, a equipe do Google achou uma maneira criativa para conseguir se embrenhar pelas ruelas e becos onde o carro é proibido. A empresa vai usar o Trike, um triciclo equipado com câmera que vai trafegar por parques, praças, orla do mar, museus ao ar livre e estádios de futebol. Aliás, para conseguir fotografar lugares de difícil acesso, eles já pensaram de tudo. \\\"É um trabalho de lojística bem complexo. Começa com um estudo aprofundado de geografia do local, condição das vias, trânsito... Daí a gente decide que horário e que dias percorrer, e se a gente encontrar dificuldades para um veículo de 4 rodas, a gente procura estratégias mais leves. A gente já tem triciclos, mas em outros países existem veículos para neve e até mochilas montadas com uma torre, onde uma pessoa andando pelo ambiente, consegue documentar\\\", diz Felix Ximenes, diretor de Comunicação e assuntos públicos da Google.
O legal é que nessa nova fase os internautas vão poder palpitar bastante. Com a ajuda de uma ferramenta interativa, eles vão poder escolher os lugares que querem ver mapeados. Os mais votados serão listados e terão prioridade na captação das imagens. Quintella diz que \\\"junto com o lançamento do produto, está sendo disponibilizada uma página de marketing que além do tutorial do produto, vai ter um link para o usuário dar sugestões de locais para que o Google passe com a bicicleta. Até o dia 18 os usuários podem dar sugestões. As com maior representação, colocaremos para votação.\\\"
Inclusive, se você tiver sugestões de fotografias diferentes para algum lugar específico, sua ideia é válida. Nas imagens do sambodromo, por exemplo, eles capturaram as fotos no dia do desfiles das escola campeãs.
Para aumentar a interação com o Google Street View, também está no ar o hotsite exploreostreetview.com.br, com tutoriais e dicas para que o usuário possa conhecer melhor a ferramenta. O site ainda vai lançar um concurso com direito a premiações: 20 smartphones com sistema operacional Android.
Bacana, né? Agora dá para explorar o Brasil estando em casa. Se você ficou curioso em conhecer o Google Street View, clique no link que acompanha este vídeo e boa diversão!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/google-street-view-a-brincadeira-mais-aguardada-da-semana/14149