terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Amazon.com quer trocar seu presente ruim antes mesmo de despachá-lo

Por Redação do IDG Now!

Procedimento patenteado em nome do próprio Jeff Bezos prevê que consumidor crie regras para quem costuma errar na escolha de presentes.

A Amazon.com patenteou um procedimento que permitirá ao consumidor trocar presentes antes mesmo que eles sejam despachados pela loja, informou o jornal americano Washington Post na segunda-feira (27/12).
A novidade da Amazon - que, infelizmente, não ficou pronta a tempo para o Natal de 2010 - prevê que o consumidor possa criar regras, no site da loja virtual, para pessoas que tenham gostos duvidosos para presentear. Assim, o produto poderia ser trocado antes mesmo de ser enviado ao destinatário.
Dessa forma, as despesas associadas às devoluções e trocas seriam reduzidas.
Embora a ideia possa ofender aos que defendem as regras de etiqueta, o jornal lembra que até 30% das compras são devolvidas às lojas - uma rotina que consome até bilhões de dólares, apontou um analista do setor.
A Amazon.com não informou quando deverá colocar o recurso - que foi patenteado em nome de seu CEO, Jeff Bezos - à disposição de seus consumidores.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/28/amazon-com-quer-trocar-seu-presente-ruim-antes-mesmo-de-despacha-lo/

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hotmail introduz tecnologia para e-mails interativos


O Hotmail vai introduzir uma tecnologia que utiliza sua plataforma Active View para permitir e-mails interativos, que poderão conter formulários, fazer buscas e realizar outras ações dentro do corpo da mensagem, segundo o blog do Windows Team. Hoje, os e-mails costumam trazer um conteúdo estático, que leva os usuários para outras páginas através de links.
A idéia da Microsoft é permitir que os usuários economizem tempo, podendo adicionar amigos e atualizar suas redes sociais, olhar promoções e ler notícias de dentro da própria caixa de entrada.
Segundo a empresa, essa tecnologia não foi implementada antes por motivos de segurança, já que não é possivel executar um arquivo JavaScript em um e-mail sem isolá-lo do computador. Com a plataforma Active View, os usuários podem executar os códigos em segurança, dentro das próprias mensagens de e-mail.
Os primeiros e-mails com a tecnologia serão de parceiros do Hotmail, como o monster.com e o orbitz.com. Nas semanas seguintes, o projeto piloto se expandirá para outros parceiros, que incluem o LinkedIn e o Netflix.

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/hotmail-introduz-tecnologia-para-e-mails-interativos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

IBOPE Mídia traça o perfil do e-commerce brasileiro



Estudo revela que comprador eletrônico concentra-se, predominantemente, na classe AB, tem grau mais alto de escolaridade, quer produtos de uso pessoal e gasta, em média R$ 118 por mês.
O desenvolvimento do setor de compras online e das lojas virtuais no Brasil é incontestável. Mas pouco se sabe, ainda, sobre o perfil dos clientes. O IBOPE Mídia, por meio de uma pesquisa exclusiva com internautas, o TG.net, traçou um amplo perfil do consumidor de e-commerce brasileiro. O estudo analisou dados demográficos e comportamentais dos consumidores, suas preferências, opiniões e atitudes e o que pretendem comprar.
Segundo a pesquisa, o consumidor eletrônico ainda está situado, predominantemente, na classe AB, tem grau mais alto de escolaridade, compra produtos de uso pessoal e gasta, em média, R$ 118 por mês.

Perfil do cliente
A classe AB é responsável por 61% do total do e-commerce, a classe C, responde por 35% dos consumidores virtuais e a classe DE representa 4%.
A parcela compreendida entre os 25 e 44 anos de idade é a maioria entre os consumidores das lojas virtuais, sendo 48% da população que realiza compras pela internet. O estudo mostra, também, que 15% dos consumidores têm entre 15 e 19 anos e 17% entre 20 e 24 anos. Outros 13% têm de 45 a 54 anos e apenas 6% têm entre 55 e 64 anos. A idade média do consumidor das lojas virtuais é de 33 anos.
Os homens estão mais habituados a comprar pela internet: 54% ante 46% das mulheres.
A parcela de solteiros também é mais representativa (49% na comparação com os casados – 41%). O estudo revelou, ainda, que 36% estão matriculados em instituições de ensino e até 32% falam uma segunda língua.
As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo respondem por 37% do total dos compradores.

Preferências
Nos próximos seis meses, 25% pretendem comprar câmera digital, 17% telefone celular 3G, 17% telefone celular com câmera e 15% iPhone.

Metodologia
O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2010, nos mercados de: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Distrito Federal (DF), além de Goiânia, Nordeste, São Paulo Interior e Interior do Sul e Sudeste.
Informações reproduzidas de: Ibope.


Fonte: http://startupi.com.br/2010/ibope-midia-traca-o-perfil-do-e-commerce-brasileiro/#more-5834

File Bouncer: compartilhando arquivos de até 1 GB na rede



Além de ser fácil e gratuito, seus arquivos permanecem privados - ao contrário de outros serviços semelhantes

Link da matéria: File Bouncer


Em seguida, seu amigo receberá um e-mail automático contendo o link para o download. Pronto, seu arquivo gigante foi compartilhado com sucesso! O site mantém o documento por sete dias, depois disso ele é deletado. E aí, gostou do File Bouncer? Clique no link que acompanha a matéria e faça bom proveito da ferramenta!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br//produtos/central_de_videos/file-bouncer-compartilhando-arquivos-de-ate-1-gb-na-rede/15281/integra

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Em cinco anos, 10% dos seus amigos virtuais não serão humanos



A empresa de consultoria Gartner fez algumas previsões para a área de TI, dentre elas, que em 2015 existirá bots mais personalizados, a fim de interagir com usuários e engajar consumidores

De acordo com um relatório da Gartner, empresa de consultoria, em 2015 cerca de 10% dos nossos amigos virtuais não serão humanos.
A empresa acredita que alguns bots possam começar a ser usados como ferramenta de publicidade por algumas empresas, a fim de engajar os consumidores, estabelecendo conversas em redes sociais: "Estratégias de marketing em mídias sociais incluem passos bem metódicos: estabelecer presença, escutar a conversa, falar e, por fim, interagir com o usuário. (...) Em 2015, os esforços para sistematizar e automatizar a interação social vai resultar em mais bots - agentes de software automatizados que podem interagir de forma personalizada com cada indivíduo", afirma o relatório.
Outras previsões foram feitas, como: em 2013, 80% das empresas usarão tablets e, em 2015, ferramentas automatizadas eliminarão 25% das horas trabalhadas no ramo de TI. Todas as previsões publicadas no relatório da Gartner foram feitas com base em critérios selecionados pela empresa, incluindo relevância de fatos e, principalmente, nas necessidades atuais das empresas de TI.
Já temos vários robôs participando de campanhas de marketing (como é o caso do Robô Ed e do @TalayRobot), mas a personalização é bem complexa, já que o mesmo precisaria assemelhar-se a um ser humano, com poder de raciocínio e um grande acervo no banco de dados. Talvez esse seja o motivo pela qual o relatório prevê cinco anos até que tal tecnologia esteja completamente pronta.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/em-cinco-anos-10-dos-seus-amigos-virtuais-nao-serao-humanos/15157

Microsoft cria tela touch screen que permite sentir texturas





A empresa quer patentear uma tecnologia que dá ao usuário a sensação tátil dos elementos apresentados na tela

A Microsoft apresentou essa semana um pedido de patente que contempla uma nova maneira de construir uma tela touch screen tátil. Ela usa truques técnicos para convencer os usuários que eles realmente estão tocando a imagem exibida.
A tecnologia envolve a utilização de células de plástico, do tamanho de um pixel, que alternam a forma e a textura da superfície que a compõe. A área da tela coberta com este material pode fisicamente exibir itens como botões, menus ou bordas, dando ao usuário uma sensação tátil dos elementos apresentados.
No entanto, a invenção da Microsoft não é a única no mundo. Tecnologias similares estão sendo desenvolvidas por outras empresas como a Nokia e Senseg. Porém, é preciso saber quais dessas companhias terão mais sucesso no desenvolvimento de uma versão comercial e financeiramente viável.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/microsoft-cria-tela-touch-screen-que-permite-sentir-texturas/15165

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Flash Player 10.2 com aceleração de hardware



O novo Flash Player é compatível com mais navegadores e tem integração direta com as placas de áudio e vídeo do computador

O Adobe Flash Player sempre foi tratado como descartável pelo usuários, já que o mesmo tornava a navegação lenta e só era baixado caso o navegador verificasse a necessidade dele para fazer certa ação.
Pensando nisso, a Adobe fez algumas melhorias na qualidade e desempenho do software, tornando a navegação muito mais rápida. Dentre as melhorias, vemos o suporte a conteúdo 3D, compatibilidade com mais navegadores e uma integração direta com as placas de áudio e vídeo do computador, o que melhora a qualidade de som e imagem e deixa a navegação muito mais agradável.
A versão beta do Adobe Flash Player 10.2 já está disponível para Windows, Mac OS e Linux.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/flash-player-10.2-com-aceleracao-de-hardware/15148

Escreveu errado no Twitter, em português? Um robô te corrige!

Garoto de 15 anos criou o @corrigirei, um programa que retuita sugestões de palavras corretas para os usuários que escreveram errado

Por Stephanie Kohn

Hoje de manhã o Twitter do Olhar Digital foi interceptado por um usuário nada convencional. O @corrigirei retuitou nossa mensagem corrigindo uma palavra que estava escrita dentro das normas da velha ortografia (escrevemos anti-truste ao invés de antitruste, a forma correta no novo português). Como nunca tínhamos visto isso antes, resolvemos procurar quem estava por trás desta engenhosa ferramenta que corrigia a ortografia dos tuiteiros.
Com uma rápida busca chegamos ao perfil de @Xdanzinho, um garoto de 15 anos que desde os 13 se arrisca em programações na internet. O carioca de Nova Iguaçu criou o perfil @corrigirei com o objetivo de apontar suas próprias falhas na rede social, mas com o tempo percebeu que esta ferramenta poderia ser de grande utilidade para os usuários mais preocupados. "Eu só queria algo que me alertasse de meus próprios erros ortográficos, mas com o tempo reparei que muitos erros de português no Twitter me incomodavam", conta Derlan Lima.
O @corrigirei pega os últimos tweets da timeline dele, varre os posts e verifica todas as palavras por meio de um vasto banco de dados. Caso encontre uma palavra que não existe no seu banco de dados, ele reconhece como uma palavra errada e descobre qual é a versão mais próxima daquela para fazer uma sugestão. Então, o perfil corretor retuita uma mensagem para a pessoa com uma sugestão nova de palavra: " ‘Concerteza’? tem certeza que não é: ‘com certeza’? rs!
Para que o programa funcionasse direitinho, Derlan teve que inserir centenas de abreviações, gírias e até um dicionário de inglês e espanhol no banco de dados. Dessa forma o @corrigirei diminuía as chances de corrigir alguma palavra que estivesse certa. "Faz dois meses que coloquei o sistema no ar e estou sempre adicionando palavras novas por lá", explica. Palavras com duas letras não são corrigidas, assim como palavras com mais de uma grafia escritas no contexto errado. "A princípio o perfil só verifica a ortografia das palavras, mas quero começar a checar a gramática também", diz.
Atualmente o perfil tem 557 seguidores e Derlan conta que tem conseguido mais seguidores por conta de pessoas famosas. "Assim que criei o perfil comecei a seguir muitos famosos, pois sabia que o dia que ele corigisse alguém conhecido eu iria ganhar crédito. Logo no começo ele corigiu o @lapena [integrante do Casseta e Planeta, Hélio de la Peña] e rapidinho as pessoas começaram a me seguir", lembra. O programa só corrige seus seguidores, por isso que Derlan criou um sistema que faz com que o perfil siga automaticamente algum usuário que começou a segui-lo. "Pro @corrigirei começar a te corrigir, você deve segui-lo, aí o programa vai te seguir automaticamente. A partir daí você poderá ser corrigido", esclarece.
É claro que no começo da brincadeira nem todo mundo curtia a ideia de ser corrigido em plena rede social. O garoto lembra que certa vez um usuário mandou mensagens para ele reclamando da correção. "Ele disse que minha ideia era horrível e que eu jamais cresceria na minha carreira desse jeito. Quando fui checar, vi que o perfil corrigiu cinco vezes o tal programador. Acho que ele ficou com raiva", brinca.
O carioca disse que vai super bem na escola e, inclusive, foi liberado de fazer as provas finais do 9º ano do Ensino Fundamental porque obteve a média necessária do ano já no terceiro trimestre. Apesar disso, ele garante que o negócio dele não é português. "Gosto de gramática sim, mas não é minha matéria preferida. Eu amo de montão a matemática", conclui.
Agora Derlan quer concretizar alguns planos para o @corrigirei como arrumar o sistema de auto-refollow, filtro de palavras, adicionar mais siglas e abreviações e até tentar corrigir alguns erros gramaticais. Para quem curtiu a iniciativa do menino e quer ter seus tweets corrigidos, é só seguir o @corrigirei. E aqueles que não se incomodam com a trollagem e querem dar boas risada, um bom perfil é esse aqui: @OCorrector.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/escreveu-errado-no-twitter-em-portugues-um-robo-te-corrige/15136

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Visa vai usar a localização do seu celular para evitar fraudes

Sistema vai detectar distância entre o aparelho celular e o cartão sendo utilizado e enviar alerta caso eles estejam muito distantes


Um novo sistema desenvolvido pela Visa Europa e pela companhia ValidSoft vai utilizar informações sobre a localização do seu celular para prevenir fraudes e roubos de cartões, segundo informações do site Fast Company

No momento da compra, a empresa vai medir a distância entre o cartão e o local em que ele está sendo utilizado. Caso eles estejam muito longe um do outro, a Visa enviará um aviso ao dono do cartão. É provável que o sistema ignore pequenas distâncias para não disparar muitos alarmes falsos.

O sistema também quer melhorar a experiência do usuário quanto ao uso do cartão, reduzindo a quantidade de ligações desnecessária para confirmar transações e bloqueios automáticos do cartão.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/visa-vai-usar-a-localizacao-do-seu-celular-para-evitar-fraudes/15152