terça-feira, 6 de outubro de 2009

Google confirma vazamento de senhas do Gmail

Nesta terça-feira, 06/10, o Google confirmou o vazamento de duas listas com nomes e senhas de usuários do Gmail na internet. O anúncio acontece um dia depois da confirmação da Microsoft sobre o roubo de 10 mil senhas de usuários do Hotmail.

Segundo reportagem da BBC News, as informações foram publicadas em listas que também continham senhas de outros serviços como Yahoo, Aol e Hotmail. De acordo com a equipe do Google, todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos usuários afetados já foram tomadas. "Assim que soubemos dos ataques, forçamos redefinições de senhas das contas atingidas. Continuaremos a fazer essa operação em outras contas que forem atacadas", disse o porta-voz da empresa para a BBC.

As contas foram divulgadas no mesmo site que apresentou os dados dos usuários do webmail da Microsoft. No total, as duas novas listas possuíam mais de 30 mil senhas de diversos serviços. Embora algumas contas pareciam estar desativadas, boa parte ainda representava usuários ativos.

Em entrevista à BBC, o porta-voz do Google disse que recentemente a empresa tomou conhecimento de ataques de phishing contra as contas do Gmail. O esquema ocorre por meio de páginas ou e-mails falsos de empresas conhecidas que enganam os internautas para que revelem suas informações.

As listas com os usuários e contas já foram removidas da web. Especialista de segurança da empresa Sophos, Graham Cluley, recomenda que os usuários dos serviços de e-mail troquem suas senhas.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=9474

Nenhum comentário:

Postar um comentário