segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Consultoria faz projeções sobre a web em 2020

por InformationWeek EUA

A Pew Internet & American Life Projec sugere uma prevalência da tecnologia de reconhecimento de voz e interface touch no setor

No ano de 2020, negociação e manipulação vão fundir-se na internet, encorajando os consumidores a negociarem descontos. Copyright será coisa do passado e a realidade virtual permitirá uma fuga para o cyberspace. Essas são algumas das previsões do estudo "Future of the Internet III", realizado pela Pew Internet & American Life Project.

O que a empresa acredita não é algo muito claro. A internet em 2020 deve ter muito do ambiente web de hoje, cheio de potencial e de armadilhas. O estudo da Pew prevê que o dispositivo móvel será a principal ferramenta de conexão.

A pesquisa acredita em um mundo com pessoas e empresas mais transparentes, mas a natureza humana não muda. E não há surpresa nisso.

O levantamento antecipa o tempo onde o reconhecimento por voz e interfaces touch serão mais prevalentes. Isso não é um prognóstico inesperado. A Apple, com o iPhone e o iPod touch poderia realizar essa previsão através dos seus próprios dispositivos.

"Aqueles que trabalham para fortalecer a propriedade intelectual e o copyright, continuarão em guerra com aqueles que encontrarão uma forma de copiar e compartilhar conteúdo sem pagar", diz o estudo.

Sessenta por cento dos especialistas entrevistados não concordam que o controle de conteúdo através da tecnologia de proteção de copyright dominaria a internet em 2012. Mas a maioria vê uma redução na popularidade do sistema bloqueado do iPhone. Dado que os competidores da Apple resolveram copiar o modelo da iTunes App Store, não seria surpresa que os consumidores negociacem o uso livre como promessa de segurança do aparelho.

Vida em casa e no trabalho

O relatório da Pew espera continuidade na fusão entre a vida pessoal e profissional, além do mundo físico e virtual. Os pesquisados se mostraram divididos: 56% disseram estar otimistas em relação ao futuro, enquanto o restante se mostrou mais temeroso sobre a possibilidade de trabalhar o tempo todo. O estudo inclui opiniões de diversas pessoas sobre o que estar por vir. As observações trazem visões diferentes de futuro, daquelas observadas no filme Blade Runner, de 1982. "Nós viveremos em casas de vidro", disse Jeff Jarvis, professor da escola de jornalismo da Citi University of New York.

"Comportamentos agressivos prevalecerão em relação a civilidade, fraternidade e tolerância, como regra geral, apesar de da formação de grupos com esses valores", afirmou Alejandro Pisanty, diretor do serviço de informática da Universidade Nacional Autônoma do México. "As invasões de intimidade e privacidade devem continuar", completa.

"Em 2020, a internet será capaz de monitorar e manipular pessoas através das empresas e governo em uma escala nunca vista antes", afirmou o blogueiro Nicholas Carr. "A maioria das pessoas terão felicidade em negociar a privacidade - consciente ou inconscientemente - em troca de benefícios, como preços mais baixos", reforçou.


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=53776&utm_source=newsletter_20081224&utm_medium=email&utm_content=Consultoria%20faz%20proje%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20a%20web%20em%202020&utm_campaign=ITWebDirect

Nenhum comentário:

Postar um comentário