sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Em tempos de crise, indústria aposta em fanáticos por games

por Associated Press, em Nova York

Eles estão na linha de frente, nas lojas, sempre esperando pelo lançamento de novos games. Quando voltam para casa depois de um longo dia, eles se postam em frente à TV não para assistir à programação, mas para jogar. É nesse tipo de público que a indústria de games aposta para se manter em alta, especialmente em tempos de crise econômica.

São os "core gamers" (maníacos por jogos). Pessoas como Greg Wilcox, que escreve sobre videogames e comprou por volta de cem somente neste ano, e Mark Hengst, que joga diariamente e diz que jogos são "uma forma interativa de escapismo".

Cristiana Castello Branco/Folha Imagem
Os "core gamers" são fundamentais para a indústria de jogos; estima-se que compram mais da metade de títulos do mercado
Os "core gamers" são fundamentais para a indústria de
jogos; estima-se que eles compram mais da metade de títulos do mercado

"Eu gosto do espaço e da dimensão deles", disse Du Frane, 28, estudante da Universidade do Arizona. "Um filme tem apenas duas horas. Um game é mais como um livro ou uma série de TV, em que você dá a continuidade da história."

Para a indústria dos games, os "core gamers" têm se mostrado essenciais. Esse tipo de consumidor leva a indústria a uma chance maior de sucesso do que outros negócios, que atualmente sofrem com a vulnerabilidade da crise econômica.

"Eles continuarão comprando jogos", disse um analista de videogames da IDC.

Michael Pachter, um analista da Wedbush Morgan, estima que os "core gamers" comprem quase a metade de todos os games. "Eles podem ser ricos ou pobres, mas eles não estão na parte que está em recessão", disse. "Pessoas sempre vão comprar games."

Americanos estão gastando mais dinheiro com games --foram US$ 3 bilhões em novembro, de acordo com o Grupo NPD. Isso representa 10% a mais do que o mesmo período no ano passado. Em 2007, as pessoas gastaram US$ 18 bilhões com jogos, consoles e acessórios. A NPD espera que o valor aumente para US$ 22 bilhões em 2009.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u481288.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário