segunda-feira, 3 de maio de 2010

Photoshop CS5: os milagres da ferramenta


Truques ficaram muito simples na nova versão

Link desta matéria:

Error Level Analysis

Quando vimos os vídeos-demonstração com as maravilhas que o Photoshop CS5 era capaz de fazer, até ficamos em dúvida se era realmente fácil realizar tudo aquilo. Modificar tanta coisa de forma perfeita e com apenas alguns cliques parecia algo impossível. Por isso, resolvemos testar na prática. Será que eliminar objetos da imagem sem deixar rastros, modificar a posição de elementos e criar tantos efeitos diferentes tornou-se mesmo uma tarefa tão fácil que até uma criança é capaz de realizar?

Ao instalar o Photoshop CS5, a primeira impressão é bem boa. O visual e os menus do software se mantiveram bem parecidos com as versões anteriores, mas novos botões e atalhos bastante úteis foram incluídos nas barras laterais. E são estes novos recursos os responsáveis pelas mágicas que o editor de fotos consegue fazer a partir de agora.

Uma delas é a Content Aware. Olhe só do que ela é capaz. Pegamos esta foto e quisemos retirar a barraca daqui, como se ela não existisse. Nas versões anteriores, isso daria um trabalho danado para ser feito, gastaríamos pelo menos algumas horas frente ao PC. Agora, veja só. Selecionamos o objeto com a ferramenta de laço, que já existia antes. Apertamos as teclas Shift e Backspace para esse menu aparecer. Neste campo, selecionamos a opção “Content Aware” e pronto! A barraca não só some da imagem, como o fundo é recomposto de uma forma impressionante!

Agora, veja essa outra foto. Que tal tirarmos essa pessoa da imagem? Seguimos o mesmo procedimento e o resultado também é perfeito. Agora ao eliminar este outro homem, a história se complicou. O resultado não ficou bom, mas foi suficiente para nos mostrar o segredo do software. O sistema reproduz pedaços próximos ao recorte, misturando-os de uma forma bastante inteligente. Neste caso, o ideal para retirar o homem da imagem foi utilizar esta outra ferramenta nova, a Spot Healing Brush Tool. Ela é parecida com o antigo carimbo, mas funciona de uma forma muito mais eficiente, olha só.

Agora, chegou a hora de refazer um outro trabalho mostrado no vídeo-demonstração – o de recompor imagens cortadas. Pegamos esta foto aqui, com umas montanhas e um céu azul cheio de nuvens. Com a varinha mágica, selecionamos todo o espaço em branco e logo em seguida, utilizamos a mesma função “Content Aware”. Olha aí a recomposição da imagem com apenas 2 clicks! Impressionante, né? O único defeito surgiu aqui neste pedacinho, mas repetindo o processo outras duas vezes, o próprio Photoshop foi capaz de resolver o problema.

E você lembra com era chato selecionar um objeto? A varinha mágica ou laço eram as soluções mais úteis nestes casos. Agora, existe a ferramenta “Quick Selection”, que entende a imagem e meio que percebe os diferentes objetos presentes nela. Você vai clicando nos pedaços e ele vai unificando as seleções. Depois de selecionado o objeto inteiro, experimentamos clicar em “Edit” e em “Content Aware Scale”. Dessa forma, pudemos aumentar ou diminuir o tamanho do objeto selecionado, de forma independente do resto da imagem.

As mágicas e truques do novo Photoshop não param por aí. Já imaginou movimentar uma foto? Pois é, isso também é possível a partir de agora. Abrimos uma imagem qualquer. Clicamos em Edit – Puppet Warp e esta malha foi sobreposta ao desenho. Agora, a cada click, um ponto é adicionado à imagem, como se fossem alfinetes que seguram a malha naqueles locais. Agora, ao clicar uma segunda vez sobre estes pontos, você pode arrastar o mouse e modificar a imagem, dando movimento e alterando as posições.

Tratamentos que antes levavam horas, agora podem ser feitos por qualquer criança com um mínimo de coordenação motora. E em meio a tanta edição de fotos, fica até difícil saber o que é real e o que é puro truque nos dias atuais. Mas no site Olhar Digital, você encontra um site que é capaz de te mostrar todas as alterações feitas em qualquer foto publicada na web. Você vai ver como é divertido descobrir a realidade por trás das imagens bonitas que você costuma ver nas revistas... Será que as modelos realmente seriam tão lindas sem o uso do Photoshop? Acesse agora o link acima e veja a verdade por trás das publicações!


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=11506

Nenhum comentário:

Postar um comentário