quarta-feira, 19 de maio de 2010

TVs OLED: nova aposta da Samsung para 2011

Por Eduardo Bonjoch

Depois de investir nos TV LED-LCD (inclusive com acesso à internet e compatíveis com imagens em 3D), a Samsung estabeleceu uma nova meta para 2011: apostar nos TVs de tecnologia OLED. Lembra dela? Em primeiro lugar, é bom esclarecer que a tecnologia OLED (de Organic Light-emitting Diode e baseada em componentes orgânicos) não tem nada a ver com as telas LED-LCD, evolução dos LCDs tradicionais e mais eficientes do que estes na iluminação do painel.

Conhecida por consumir menos energia e produzir brilho intenso, sem a necessidade de lâmpadas como os LCDs, a tecnologia OLED traz outras vantagens. Permite até o desenvolvimento de TVs mais finos até do que os LED-LCDs atuais.

Até o momento, a Sony foi o fabricante que mais investiu no OLED, lançando comercialmente no Exterior um modelo de 11” (caríssimo, por sinal). No final do ano passado, ela suspendeu o projeto. Agora, o grande desafio da Samsung será vencer a barreira de produzir comercialmente tela OLED de tamanhos maiores com custo aceitável. Pelo que o fabricante comunicou, os novos TVs terão, no mínimo, 42 polegadas.

A Samsung quer iniciar a fabricação dos painéis ainda em 2010 e colocá-los no mercado já no início de 2011. Agora, uma dúvida ficou no ar: quanto vão custar os novos TVs?


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=9458

Nenhum comentário:

Postar um comentário