segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Em cinco anos, 10% dos seus amigos virtuais não serão humanos



A empresa de consultoria Gartner fez algumas previsões para a área de TI, dentre elas, que em 2015 existirá bots mais personalizados, a fim de interagir com usuários e engajar consumidores

De acordo com um relatório da Gartner, empresa de consultoria, em 2015 cerca de 10% dos nossos amigos virtuais não serão humanos.
A empresa acredita que alguns bots possam começar a ser usados como ferramenta de publicidade por algumas empresas, a fim de engajar os consumidores, estabelecendo conversas em redes sociais: "Estratégias de marketing em mídias sociais incluem passos bem metódicos: estabelecer presença, escutar a conversa, falar e, por fim, interagir com o usuário. (...) Em 2015, os esforços para sistematizar e automatizar a interação social vai resultar em mais bots - agentes de software automatizados que podem interagir de forma personalizada com cada indivíduo", afirma o relatório.
Outras previsões foram feitas, como: em 2013, 80% das empresas usarão tablets e, em 2015, ferramentas automatizadas eliminarão 25% das horas trabalhadas no ramo de TI. Todas as previsões publicadas no relatório da Gartner foram feitas com base em critérios selecionados pela empresa, incluindo relevância de fatos e, principalmente, nas necessidades atuais das empresas de TI.
Já temos vários robôs participando de campanhas de marketing (como é o caso do Robô Ed e do @TalayRobot), mas a personalização é bem complexa, já que o mesmo precisaria assemelhar-se a um ser humano, com poder de raciocínio e um grande acervo no banco de dados. Talvez esse seja o motivo pela qual o relatório prevê cinco anos até que tal tecnologia esteja completamente pronta.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/em-cinco-anos-10-dos-seus-amigos-virtuais-nao-serao-humanos/15157

Nenhum comentário:

Postar um comentário