quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Escreveu errado no Twitter, em português? Um robô te corrige!

Garoto de 15 anos criou o @corrigirei, um programa que retuita sugestões de palavras corretas para os usuários que escreveram errado

Por Stephanie Kohn

Hoje de manhã o Twitter do Olhar Digital foi interceptado por um usuário nada convencional. O @corrigirei retuitou nossa mensagem corrigindo uma palavra que estava escrita dentro das normas da velha ortografia (escrevemos anti-truste ao invés de antitruste, a forma correta no novo português). Como nunca tínhamos visto isso antes, resolvemos procurar quem estava por trás desta engenhosa ferramenta que corrigia a ortografia dos tuiteiros.
Com uma rápida busca chegamos ao perfil de @Xdanzinho, um garoto de 15 anos que desde os 13 se arrisca em programações na internet. O carioca de Nova Iguaçu criou o perfil @corrigirei com o objetivo de apontar suas próprias falhas na rede social, mas com o tempo percebeu que esta ferramenta poderia ser de grande utilidade para os usuários mais preocupados. "Eu só queria algo que me alertasse de meus próprios erros ortográficos, mas com o tempo reparei que muitos erros de português no Twitter me incomodavam", conta Derlan Lima.
O @corrigirei pega os últimos tweets da timeline dele, varre os posts e verifica todas as palavras por meio de um vasto banco de dados. Caso encontre uma palavra que não existe no seu banco de dados, ele reconhece como uma palavra errada e descobre qual é a versão mais próxima daquela para fazer uma sugestão. Então, o perfil corretor retuita uma mensagem para a pessoa com uma sugestão nova de palavra: " ‘Concerteza’? tem certeza que não é: ‘com certeza’? rs!
Para que o programa funcionasse direitinho, Derlan teve que inserir centenas de abreviações, gírias e até um dicionário de inglês e espanhol no banco de dados. Dessa forma o @corrigirei diminuía as chances de corrigir alguma palavra que estivesse certa. "Faz dois meses que coloquei o sistema no ar e estou sempre adicionando palavras novas por lá", explica. Palavras com duas letras não são corrigidas, assim como palavras com mais de uma grafia escritas no contexto errado. "A princípio o perfil só verifica a ortografia das palavras, mas quero começar a checar a gramática também", diz.
Atualmente o perfil tem 557 seguidores e Derlan conta que tem conseguido mais seguidores por conta de pessoas famosas. "Assim que criei o perfil comecei a seguir muitos famosos, pois sabia que o dia que ele corigisse alguém conhecido eu iria ganhar crédito. Logo no começo ele corigiu o @lapena [integrante do Casseta e Planeta, Hélio de la Peña] e rapidinho as pessoas começaram a me seguir", lembra. O programa só corrige seus seguidores, por isso que Derlan criou um sistema que faz com que o perfil siga automaticamente algum usuário que começou a segui-lo. "Pro @corrigirei começar a te corrigir, você deve segui-lo, aí o programa vai te seguir automaticamente. A partir daí você poderá ser corrigido", esclarece.
É claro que no começo da brincadeira nem todo mundo curtia a ideia de ser corrigido em plena rede social. O garoto lembra que certa vez um usuário mandou mensagens para ele reclamando da correção. "Ele disse que minha ideia era horrível e que eu jamais cresceria na minha carreira desse jeito. Quando fui checar, vi que o perfil corrigiu cinco vezes o tal programador. Acho que ele ficou com raiva", brinca.
O carioca disse que vai super bem na escola e, inclusive, foi liberado de fazer as provas finais do 9º ano do Ensino Fundamental porque obteve a média necessária do ano já no terceiro trimestre. Apesar disso, ele garante que o negócio dele não é português. "Gosto de gramática sim, mas não é minha matéria preferida. Eu amo de montão a matemática", conclui.
Agora Derlan quer concretizar alguns planos para o @corrigirei como arrumar o sistema de auto-refollow, filtro de palavras, adicionar mais siglas e abreviações e até tentar corrigir alguns erros gramaticais. Para quem curtiu a iniciativa do menino e quer ter seus tweets corrigidos, é só seguir o @corrigirei. E aqueles que não se incomodam com a trollagem e querem dar boas risada, um bom perfil é esse aqui: @OCorrector.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/escreveu-errado-no-twitter-em-portugues-um-robo-te-corrige/15136

Nenhum comentário:

Postar um comentário