sexta-feira, 31 de julho de 2009

Qual disco dura mais: DVD ou Blu-ray?

Por Eduardo Bonjoch

discos

Pesquisas em laboratório apontam uma vida útil estimada de cem anos tanto para o DVD quanto para os discos Blu-ray. Mas é difícil dar uma resposta certeira sobre o assunto, já que a mídia Blu-ray nem completou cinco anos de existência (e o DVD nem chegou aos 15 anos de vida).

De qualquer forma, já se sabe que os discos Blu-ray são mais resistentes a pequenos riscos e arranhões do que os DVDs. Isso acontece porque, embora mais fina, a camada de proteção do Blu-ray é mais rígida. Carlos Lopes, engenheiro que presta consultoria para várias distribuidoras de filmes, me disse que os dois formatos trazem uma película plástica de proteção, mas só o Blu-ray utiliza uma eficiente resina acrílica com apenas 2 nanômetros de espessura.

Os cuidados com os discos são os mesmos para os dois formatos. De todos os vilões das mídias, o pior são as marcas dos dedos. O suor das mãos libera gordura, ácido úrico e outras substâncias que podem dificultar a leitura. E quando o contato dos dedos com a mídia for inevitável, o melhor é limpar o disco com um pano seco ou levemente umedecido em água. Os movimentos devem ser sempre retos e do centro para a borda. Evite os movimentos circulares, que podem riscar a mídia no mesmo sentido utilizado pelo player na leitura das informações. Com esses cuidados, certamente, seus discos vão durar mais. Quem sabe até os 100 anos prometidos!


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=6290

Nenhum comentário:

Postar um comentário