quinta-feira, 30 de julho de 2009

Realidade aumentada: você sabe o que é?

Por CINTIA BAIO

Em Cingapura, a versão do Pac-Man —tradicional game da década de 80— sai das telas e vai parar nas ruas, mesclando situações reais com o mundo virtual. Jogadores reais equipados com óculos especiais, armas fictícias e guiados por GPS perseguem fantasmas e bolinhas criados em três dimensões no computador.

Um dos jogadores atua como Pac-Man, enquanto os outros como bolas e fantasmas. Todos se rastreiam pelas ruas com receptores GPS e estão ligados a um computador central por uma rede sem fios. Participantes de todo o mundo podem dar dicas, aconselhar sobre posições de tesouros e inimigos no jogo.

O protótipo foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Cingapura e é apenas uma das aplicações da tecnologia batizada de "realidade aumentada" —que mescla elementos do mundo virtual com objetos reais priorizando a interatividade. Hoje, o recurso é usado na publicidade, games e também na medicina e educação.

"Na realidade aumentada, o usuário não precisa ser isolado do mundo real para ter contato com os objetos tridimensionais, como acontece na realidade virtual", explica Romero Tori, professor da Escola Politécnica (USP) e Senac e pesquisador do tema.

Pelo mundo todo, a realidade aumentada ganha destaque em campanhas publicitárias onde o usuário, basicamente, imprime um código, aponta-o para a webcam e passa a interagir com objetos em três dimensões, como jogadores de baiseball ou monstrinhos engraçados, como os utilizados em uma propaganda de salgadinho.

Essa maneira de explorar a realidade aumentada é conhecida como indireta, por necessitar da ajuda do computador ou notebook e de uma webcam. As imagens são criadas na tela do seu PC ou laptop. Também é a mais usada em publicidade, já que é simples de usar e mais barata.

Outras aplicações

Porém, não é apenas na publicidade que a realidade aumentada ganha destaque. Alunos podem usar a tecnologia para passear pelo oceano apenas com um óculos e uma piscina comum. Ou simular operações e detectar problemas vasculares.

Outra aplicação bastante interessante da tecnologia foi feita pelo serviço de postagem dos EUA: usando a webcam, computador e código oferecido pelo site, dá para escolher o tamanho exato da caixa que deve ser usada para enviar a encomenda.

No Brasil, Tori destaca projetos que pretendem trazer a realidade aumentada para cursos à distância. Com a ajuda da tecnologia, o professor pode estar dentro da sala de aula, mesmo quando ele está outra cidade. "A professora poderá, por exemplo, caminhar pela sala de aula, usando 3D e a tecnologia".

Confira, nos links abaixos, vídeos que mostram como a realidade aumentada já foi aplicada na publicidade, em games e em serviços.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/07/30/ult4213u796.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário