quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Google Buzz: Gmail nas redes sociais

O Google planeja fazer mudanças no Gmail para facilitar o acesso de quem o usa o serviço e também participa de redes sociais, como o Twitter e Facebook.

A empresa pretende organizar conteúdos por relevância e associá-los a mídias sociais. Ou seja, vai trazer para os serviços de relacionamento aquilo que ela faz de melhor em um espaço que ainda carece tanto dessa forma de organização.

O recurso recebe o nome de GoogleBuzz e é a iniciativa da empresa de casar a interface do Gmail com sistemas de atualizações de status e compartilhamento, na tentativa de fazer com que os fãs das redes sociais passem mais tempo nos sites da companhia. Dessa forma, não seria necessário deixar as páginas do Google para acessar as novidades do Facebook ou Twitter.

Todos os dias uma enorme quantidade de conteúdos é publicada em redes sociais e sites como YouTube, Picasa e até mesmo blogs. O Google acredita que é o momento de integrar e organizar esse material. “Virou uma crença nossa acreditar que organizar a informação social na Web é um problema de ‘escala Google’”, comentou o gerente de produtos do Gmail, Todd Jackson.

A empresa quer criar uma plataforma na qual seja possível também classificar o conteúdo produzido pelas pessoas. Dessa forma, o internauta poderá não só ver as atualizações das pessoas que possui em sua lista de contatos, como também aquilo que seus amigos julgaram interessante. Os usuários terão a possibilidade de classificar materiais clicando em opções como “Não interessado”.

Além das facilidades na versão convencional do Gmail, o Buzz também deve funcionar em celulares, por meio dos endereços google.com e buzz.google.com e em aplicativos para Android e iPhone. O serviço ainda oferece uma atualização do Google Maps para celulares que deve integrar a ferramenta de localização Latitude ao Buzz. Na versão mobile em aparelhos com GPS também será possível realizar o geotagging para identificar os lugares das fotos tiradas pelo celular.

O Google deve anunciar as mudanças ainda esta semana, segundo informou The Wall Street Journal nesta segunda-feira, 8 de fevereiro,.

Com as novidades, o Google será a mais recente empresa de internet a tentar acrescentar recursos de redes sociais a serviços de comunicação online. O Yahoo e a AOL já submeteram seus respectivos serviços de webmail e mensageiros instantâneos a processos que integram a socialização na rede.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10608

Nenhum comentário:

Postar um comentário