quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Redes 4G e MVNO aceleram mercado latino-americano em 2010

Por Redação do IDG Now!


Estudo da Frost & Sullivan projeta a expansão do acesso à internet acima de 20 Mbps, das redes WiMax e das operadoras móveis virtuais na região.

Com o desenvolvimento das redes 3G e o aumento do uso da internet móvel após a chegada do iPhone, a Frost & Sullivan avalia que o ano de 2010 pode ser positivo para o mercado de telecom na América Latina.

Segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (24/2), a integração de produtos como câmeras, videogames e televisores com a internet fará com que a demanda por banda ultralarga aumente na região, com queda nos preços de conexões acima de 20 Megabits por segundo (Mbps), o que incentiva o mercado.

A tecnologia WiMAX, considerada comercialmente fracassada, pode surgir na América Latina como complemento para ADSL e 3G, atingindo áreas com menor cobertura dos serviços tradicionais. A entrada de grandes empresas no mercado, como a russa Yota, na Nicarágua e no Peru, deve contribuir para o desenvolvimento do WiMAX na região.

Já o marketing deve começar a ganhar espaço na telefonia móvel. O crescimento das redes 3G e da venda de smartphones pode estimular a criação de modelos de outros negócios, como promoções que dão aparelhos gratuitamente para consumidores que aceitam receber publicidade móvel em seus dispositivos.

Provedores de banda larga ADSL devem começar a se diferenciar dos competidores, como as redes 3G, oferecendo novos serviços para consumidores, incluindo firewall, filtros de internet, e-mails ilimitados e acesso a conteúdo exclusivo, entre outros benefícios.

As operadores móveis virtuais (MVNO, da sigla em inglês) devem crescer na América Latina, principalmente com a regulamentação feita recentemente no Brasil, o que torna o serviço mais atrativo para investimentos nacionais e internacionais. Redes de varejo, canais de TV e clubes de futebol já mostraram interesse em investir em operações MVNOs, de acordo com a Frost & Sullivan.


Fonte: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/02/24/redes-4g-e-mvno-aceleram-mercado-latino-americano-em-2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário