terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Saiba como transformar seu videogame em centro de entretenimento

por BRUNO ROBERTI

Os videogames de última geração não servem apenas para desafiar os adversários online ou aqueles criados pelos próprios jogos. Para não ficar dependente do PC e do monitor, muitos recorrem às opções disponíveis nos videogames para ter seus arquivos multimídia, como vídeos, fotos e música, em outros lugares da casa.

Sem precisar ser um expert em softwares ou ter conhecimentos técnicos, usuários conseguem transformar o PlayStation 3, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft, nos chamados Medias Centers ou centralizadores de arquivos multimídia.


“Em casa, uso o PS3 como Media Center, basicamente com HD externo para vídeos em alta definição, assim como o Blu-Ray player. Para músicas, utilizo o Media Server [software que compartilha arquivos para o PS3] para acessar as que estão no PC. O mesmo vale para as fotos”, afirma Marcelo Mendonça, consultor de desenvolvimento.

O próprio sistema operacional do videogame e as configurações de hardware dos consoles permitem que os usuários exibam fotos em slideshow, escutem músicas e até mesmo passem vídeos na televisão.

No caso do PlayStation, as fotos são separadas por data e existem algumas opções para exibi-las, como slideshow, com animações e tempo. Já nos vídeos, você escolhe o tamanho da legenda e o formato de exibição. Para músicas, você pode filtrá-las por álbum ou artista.

Existem três maneiras principais de fazer com que o PlayStation 3 ou o Xbox 360 se tornem um Media Center: pela rede local, por um drive externo ou pelo próprio HD do console.

Servidor multimídia

O jeito mais complicado é pela própria rede da casa -- a vantagem neste caso é usar o HD do próprio computador para puxar os arquivos. Para isso, o videogame precisa localizar seu PC, que vai fornecer as fotos, vídeos ou músicas por streaming, com uma tecnologia chamada DLNA (Digital Living Network Alliance).

Primeiro é preciso configurar o videogame na rede. No PlayStation 3, é possível fazer isso ligando um cabo na conexão ethernet ou por meio da rede sem-fio embutida no console.

Basta ir em configuração de rede no sistema do videogame da Sony e configurá-lo na rede de sua residência. No Xbox 360, para ter acesso Wi-Fi, é preciso adquirir um adaptador do próprio fabricante.

Depois, você precisa configurar seu PC para compartilhar arquivos multimídia (veja aqui como fazer). Caso seu sistema seja o Windows Vista ou o 7, há uma opção de compartilhar arquivos multimídia na “Central de rede e compartilhamento” nas configurações de rede.

Se o sistema operacional for o Windows XP, é preciso configurar o compartilhamento direto pelo Windows Media Player – a opção está disponível somente a partir da versão 11. No menu “Ferramentas”, “Opções”, você encontra na aba “Biblioteca” a opção para compartilhar os arquivos de mídia.

Feito isso, é hora de o videogame, já configurado corretamente na rede local, localizar os arquivos na rede. No PlayStation 3, caso a opção para acessar um servidor de mídias esteja ativada, o PC será reconhecido automaticamente.

O sistema operacional do videogame da Sony faz a divisão por tipos de arquivo. Ou seja, se você quiser visualizar um vídeo, é preciso ir na opção correta e lá procurar o arquivo dentro do PC. Para músicas e fotos é o mesmo procedimento.

Como você vai exibir os arquivos multimídia por meio da rede – sem-fio ou não -, a transmissão de vídeo, por exemplo, pode sofrer alguns engasgos, já que uma boa exibição depende da conexão dos dispositivos sem-fio, como roteadores e placas.

Porém, um dos problemas do PS3, principalmente em exibições de vídeo, são os diversos formatos existentes. Como o console não possui codecs, responsáveis por reproduzirem arquivos diferentes, apenas os formatos VOB e DivX são reconhecidos.

Para resolver o problema, uma das alternativas é baixar no PC um programa chamado PS3 Media Server. O software reconhece automaticamente o videogame pela rede e possui alguns recursos para converter os formatos antes de exibir o vídeo no PS3.

Além disso, o programa oferece outras ferramentas, como junção de legendas nos vídeos, diminuição do tamanho dos arquivos e ainda faz com que seu PS3 funcione como uma espécie de disco rígido, permitindo copiar e colar qualquer arquivo.

Drives externos

Tanto o PlayStation 3 quanto o Xbox 360 possuem entrada USB 2.0. Desta forma, você pode plugar um dispositivo USB, como pendrive ou HD externo,desde que estejam formatados como FAT32, formato de armazenamento de arquivos, e exibir o conteúdo multimídia diretamente na televisão. Para deixar o pendrive em FAT32, basta clicar com o botão direito no drive e clicar em “Formatar”. Depois, é só escolher a opção correta em “Sistema de Arquivos”.

Ao colocar um pendrive, por exemplo, o sistema operacional do videogame vai reconhecer automaticamente um novo dispositivo e já vai habilitar a opção para você visualizar seu conteúdo.

No caso do PlayStation, vale a mesma ressalva: para exibir vídeos, fotos ou músicas, é preciso entrar na opção específica. Também existe a opção de você visualizar os arquivos por pastas ou pelos filtros do próprio videogame, como datas, álbuns ou artistas.

HD interno

Caso você queira armazenar os arquivos dentro do videogame, uma opção é copiá-los para o disco rígido interno. Desta forma, os engasgos por conta do streaming da rede não vão existir.

Com opções de HD que vão desde 20 até 250GB, tanto o PlayStation quanto o Xbox podem armazenar vídeos, fotos e músicas para exibição na TV, sem precisar de drive externo ou conexão na rede.

Para isso, basta copiar o arquivo de um pendrive ou diretamente do PC para a raiz do console. Aí, é só exibir o conteúdo desejado em qualquer lugar.


Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/02/23/saiba-como-transformar-seu-videogame-em-centro-de-entretenimento.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário