quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O que você precisa ter para ver imagens em 3D?

Por Ricardo Marques

Recentemente escrevi sobre a chegada dos primeiros players de Blu-ray 3D às lojas americanas por US$ 200. Entre os comentários, “Ronaldssss” perguntou se, além do player, o TV também precisaria ser compatível com 3D? Dúvida que deve ser de muitos leitores. Portanto, vamos a alguns esclarecimentos.

Para que você possa ver imagens em três dimensões e com resolução full HD (1080p) três itens são fundamentais: o player, o display e a conexão HDMI. Começam a desembarcar, tanto nos EUA como no Japão, os primeiros players e gravadores de Blu-ray compatíveis com sinais 3D. Muitos trazem a seguinte descrição: 3D-ready. Isso, no entanto, não significa que ele já é capaz de executar esses filmes. Uma lida mais atenta revela que a grande maioria depende de uma atualização de firmware para que o player realmente esteja pronto. A Sony, por exemplo, avisa que o update estará disponível até o verão.

O segundo passo é o televisor, esse sim já compatível com os sinais, mas que ainda chega em número reduzido as lojas (no Brasil, em breve, as coreanas Samsung e LG devem anunciar esses modelos para venda). O importante é, nos modelos LCD, estar atento a taxa de atualização desses aparelhos, que deve ser de, no mínimo, 120Hz. É fundamental? Não! Mas esse recurso garante um melhor efeito 3D e a diminuição de rastros e ruídos nas imagens. Resumindo: as TVs mandam o primeiro frame para o seu olho esquerdo, depois para o outro, e assim segue sucessivamente. Esse processo é feito numa velocidade de 1/60 de segundo (ou 60Hz). Com 120Hz, você tem metade da velocidade de atualização trabalhando para cada uma das imagens.

Por último o HDMI. Apenas a versão 1.4 possui largura de banda suficiente para trafegar dados 3D em 1080p (full HD). No entanto, o próprio BDP-S470 (Blu-ray 3D) da Sony tem HDMI 1.3. Como é possível? Segundo a Sony, como o conector ainda não pode suportar todos os specs da versão 1.4, ele não pode levar esse nome. Porém, tecnicamente, ele já é capaz de trafegar 3D a 1080p. Talvez muitos outros fabricantes disponibilizem players 3D com conector HDMI 1.3, mas valendo-se do mesmo artifício.

Esses são apenas três tópicos básicos para podermos ver imagens em 3D. Com certeza, muitas dúvidas surgirão.


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=8292

Nenhum comentário:

Postar um comentário