terça-feira, 24 de março de 2009

As cinco extensões mais úteis para Firefox

Por Daniel Damas

Uma das grandes vantagens do Firefox em relação aos navegadores concorrentes é o suporte às chamadas extensões, ou add-ons.

Com esses aplicativos pequenos e gratuitos, é possível acrescentar uma infinidade de funções ao browser da Fundação Mozilla.

No site oficial, é possível encontrar um diretório gigantesco de opções.

Não é uma boa ideia, no entanto, sair instalando tudo que parecer interessante, já que o programa pode ficar lento na hora da inicialização, especialmente em computadores mais antigos.

O WNews ajuda você a escolher e montou uma lista com os cinco melhores. Veja as dicas:

1 – IE Tab

Muitos sites ainda são projetados para serem abertos no Internet Explorer e, em outros browsers, a página acaba sendo exibida com defeitos. Em vez de abrir os dois programas, é melhor ter esse complemento, que emula o browser da Microsoft dentro do Firefox. Por meio de uma opção que passa a ser embutida no menu de comandos, é possível abrir links em novas janelas do IE.

Também dá para configurar uma relação de páginas que, por padrão, serão abertas somente no programa da Microsoft. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone que aparece no canto inferior direito da janela do Firefox e acrescentar as URLs.

2 – Video DownloadHelper

Assistiu a um vídeo interessante e quer guardar uma cópia? Com essa extensão, a tarefa fica muito mais simples. Sempre que detecta um vídeo no formato FLV, por exemplo, ela mostra um ícone animado próximo à barra de endereços. Basta clicar nele, selecionar o arquivo e aguardar o fim da transferência.

O aplicativo suporta os sites de vídeos mais populares da web e também dá uma mão na hora de baixar imagens. É importante apenas ficar atento para não infringir os direitos dos autores desses materiais.

3 – NoScript

Ele complementa o arsenal de softwares de segurança do computador (como antivírus, antispyware e firewall) e torna o browser menos suscetível a ataques. O mecanismo é simples: por padrão, ele bloqueia os scripts, que podem ser usados para inserir códigos maliciosos no computador do usuário assim que ele visita um site.

As páginas perdem a formatação, já que conteúdos em Flash também passam a ser vetados, mas uma lista branca permite a inclusão de endereços confiáveis. É o caso, por exemplo, do internet banking e da loja virtual onde você costuma fazer compras.

4 – Abduction!

Ideal para aquelas situações em que você deseja capturar toda a tela ou uma parte dela, a extensão agiliza esse trabalho.

Basta dar um clique direito em qualquer site e selecionar a opção de salvar a página como imagem JPEG ou PNG. Depois, é só demarcar a área que deve ser armazenada (com a vantagem de poder escolher a página inteira, e não só a parte que aparece na tela) e escolher a pasta de destino.

5 – FoxyTunes

Leva os controles de música para dentro do navegador, tornando mais fácil o acesso aos arquivos do computador.

A extensão suporta os tocadores mais populares, como Windows Media Player, iTunes, Winamp, RealPlayer e MediaMonkey. Para alternar entre os programas, basta selecionar o respectivo nome em uma lista no menu de opções.

Também oferece localização de letras das músicas, capas de discos, vídeos e biografias dos artistas.


Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=12984

Nenhum comentário:

Postar um comentário