quinta-feira, 20 de agosto de 2009

E-mails marketing passam por mudanças radicais

por Bruno Roberti

Empresas que usam e-mail para fazer publicidade sobre produtos ou serviços agora precisam se adequar a novas normas.

O Comitê Gestor de Internet (CGI) aprovou o Código de Autorregulamentação para boas práticas digitais, que está valendo desde o dia 13 de agosto.

O código tem por objetivo regularizar os e-mails enviados por empresas aos clientes, de modo a diferenciar mensagens de marketing e spams.

Segundo Walter Sabini Júnior, coordenador do código e CEO da Virid Interatividade Digital, o conceito de e-mail marketing mudou e as empresas precisam passar por um “aculturamento digital”.

“Pesquisas apontam que mensagens qualificadas têm mais retorno que e-mails em enorme quantidade. A relação com o cliente precisa ser mudada”, afirmou, em entrevista ao Gigablog.

O novo código se baseia nos relacionamentos de comunicação de marketing já existentes, como o opt-in (usuário opta em receber mensagens) e o opt-out (descadastramento), mas também implementa um outro conceito: o soft opt-in.

Desta forma, empresas que já foram aprovadas pelo usuário, como no caso de algum provedor, lojas de varejo, entre outras, estão previamente autorizadas a enviarem mensagens aos clientes que, caso não desejem receber mais e-mails, podem tirar o endereço do banco de dados facilmente.

Mas, de acordo com Sabini, isso não é o que acontece hoje. “Cerca de 0,06% dos clientes de e-commerce pedem para tirar o cadastro dos e-mails de lojas em que já foi feita uma relação”, disse.

A empresa que desrespeitar as novas regras, como enviar mensagens sem prévia autorização ou não colocar no campo ‘Assunto’ o objetivo do e-mail, deve sofrer sanções.

A primeira fase do código já está pronta e as normas foram definidas. O próximo passo é definir as penalidades para quem não se adequar.

“Como não é lei, não se pode multar. Mas, se em 180 dias as empresas não regularizarem os e-mails, os domínios poderão ser bloqueados por meio dos provedores de acesso”, salientou Sabini.

“Os spams só existem também por culpa dos usuários. Mas aos poucos o conceito de e-mail marketing vai mudar e a transparência das empresas fará o diferencial”, concluiu.

Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2009-08-16_2009-08-22.html#2009_08-20_15_25_49-100450639-0

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