sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Especial SO Chrome: um sistema voltado para a nuvem

Por Andrew Conry-Murray | InformationWeek EUA

Velocidade e simplicidade em cloud são objetivos fantásticos, mas, até lá, o trabalho é árduo

O sistema operacional do Google busca priorizar a velocidade, a simplicidade e a segurança para os usuários que passam a maior parte do tempo online, por isto, é desenvolvido para carregamento rápido (em alguns segundos) e solicita cachê e processamento local quando o usuário estiver desconectado ou apenas trabalhando offline. O rápido acesso wireless pode ser o grande trunfo do OS Chrome, mesmo que vários outros SO móveis, incluindo o Android, também do Google, já estejam presentes neste cenário.

O Google descreve seu sistema como "leve". Em comparação, o Windows já foi chamado de muita coisa, mas "leve" nunca foi uma delas. Nos últimos 15 anos, o SO da Microsoft cresceu de um código de 6 milhões de linhas (Windows 3.1) para mais de 50 milhões (Vista), de acordo com algumas estimativas.

Isso demonstra a herança do Windows como sistema operacional, mas a Microsoft vem criando gradualmente um SO Windows "das nuvens" autêntico. O Windows Live já oferece amplas habilidades para internet, desde mensagens instantâneas até armazenamento de dados, enquanto vem por aí a versão online do Office para competir com outras ferramentas online, como os aplicativos do Google.

O que a Microsoft diz sobre o SO Chrome? "Não há nada para ver ali", disse Doug Hauger, gerente-geral do Windows Azure, os serviços de cloud computing da Microsoft.

Enquanto o Google desenvolve um SO baseado "nas nuvens" para desktop, a Microsoft corre para desenvolver um [SO baseado "nas nuvens"] para banco de dados. Hunger está certo ao dizer que o Chrome ainda está cru (assim como o Windows Azure). O Google trabalha com fornecedores como Acer, Hewlett-Packard, Lenovo e Toshiba para desenolver os dispositivos compatíveis com o novo SO.

Esses produtos, no entanto, devem demorar, pelo menos, um ano para serem desenvolvidos. Velocidade e simplicidade nas nuvens pode ser um objetivo fantástico, mas, até lá, o trabalho é árduo. (Tradução Rheni Victório)


Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=59872&utm_source=newsletter_20090812&utm_medium=email&utm_content=Especial%20SO%20Chrome:%20um%20sistema%20voltado%20para%20a%20nuvem&utm_campaign=ITWebDirect&__akacao=167323&__akcnt=56d6c5ff&__akvkey=d99f

Nenhum comentário:

Postar um comentário