sexta-feira, 7 de novembro de 2008

E-commerce traz dores de cabeça

Por Bruno do Amaral

O comércio eletrônico movimenta cerca de R$ 3,8 bilhões (dados de 2008, segundo a e-bit Empresa) no Brasil. Isso por si só parece um número impressionante, mas o consumidor precisa saber lidar bem com as lojas virtuais. Afinal, você está comprando um produto sem conhecê-lo fisicamente, sem saber exatamente de que tamanho é ou se realmente vai chegar no prazo indicado.

Sim, nem sempre o prazo indicado no site para a entrega é respeitado. A loja virtual Submarino vendeu uma máquina de lavar à assistente social recifense Eliane Neves. Como o pagamento foi feito em cartão de crédito, ela esperava por um prazo de aprovação, mas não que haveria uma checagem extra. "Como a máquina tinha um preço superior a R$ 1 mil, a empresa avisou que iria avaliar a compra", relata. Resultado: o aparelho chegou, mas com uma semana de atraso - o prazo dado sempre é de dias úteis.

Não conseguimos falar com algum porta-voz do Submarino (link institucional e comunicação não estava funcionando), mas deixamos o espaço em aberto para a empresa retrucar.

Outro tipo de situação ocorreu com a professora de línguas paulista Cibele Carvalho. Uma compra de um conjunto de sofá de dois e três lugares na loja virtual da Magazine Luísa proporcionou um inconveniente: a peça maior não entrou no elevador, e o entregador se recusou a subir pela escada. De acordo com a assessoria de imprensa da loja, o recado está bem visível na página. Na íntegra:

O Magazine Luiza comunica que o site da empresa evidencia a seguinte informação, junto com as características do produto a ser comprado, para evitar transtornos e reclamações causados por desconhecimento do processo de entrega:"Atenção: Não nos responsabilizamos, no ato da entrega, por desmontagens, subir escadas/elevadores ou transporte por guincho para apartamentos. Eventuais despesas são de responsabilidade do cliente. Confira as dimensões deste produto e certifique-se de que passará normalmente por supostos elevadores, portas, escadas e/ou corredores de sua moradia". Dessa maneira, a empresa acredita que a informação seja passada previamente à compra, de maneira clara, correta e objetiva.

A professora discorda. "A informação está no final da página quando se clica no ítem. Além do mais, o sofá foi um presente - a pessoa não saberia as medidas do meu elevador. Acho que, quando se paga o frete da empresa, ganha-se um serviço incompleto, como se só entregassem na esquina e você tivesse que se virar para subir até o seu apartamento", desabafa.

Portanto, fique atento: nem todas as informações dizem toda a verdade, nem todos os avisos são perceptíveis a todos. Para evitar dores de cabeça, procure se informar o máximo possível sobre o esquema de confirmação de pagamento, entrega e central de informações ANTES de realizar a compra. Nem sempre vale a pena pagar um menor preço se o serviço prestado não inclui tudo o que você espera.

E lembre-se sempre de utilizar sites que você confia e conhece. Vale a insistência: o barato pode sair caro, no final das contas.


Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=508

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