segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Preview: Conheça o Bambu, o notebook ecológico da Asus

Por Fernando Petracioli

Com acabamento em madeira, tela de 12,1", chip Core 2 Duo, HD de 250GB e 4GB de memória RAM, ele custa 6.999 reais.

Uma das maneiras mais eficientes de falar sobre um equipamento e usá-lo e esse pequeno review que você está lendo agora foi escrito no Asus Bambu, que começa a ser vendido no Brasil a partir de dezembro.

De cara, percebemos que o teclado do portátil apresenta uma resposta muito boa aos estímulos, inclusive com uma reação física à pressão dos dedos que não deixa dúvidas para o usuário quanto ao acionamento das teclas.

Infelizmente, o modelo testado não traz teclado em português (padrão ABNT-2), e sim o americano - com a tecla do acento til (~) localizada à esquerda do número 1, por exemplo.

Para quem não está acostumado a ele, isso causa transtornos e torna a digitação mais lenta. E, ainda que se ajuste essa configuração por meio de drivers, a rotulagem das teclas evidentemente não irá mudar (é provável que o modelo comercializado localmente venha com teclado em português).

O notebook é muito bonito. A parte traseira do display LCD de 12,1 polegadas (com webcam integrada, acionável por atalho no teclado), as laterais do teclado e ou touchpad são feitos de bambu, num acabamento bem feito, em aço escovado, que fuge da monotonia e seriedade dos portáteis tradicionais.

Mas essa postura ambientalmente correta da Asus acarreta algumas conseqüências. A primeira é o preço do equipamento. Segundo a fabricante, ele vai custar 6.999 reais. Além disso, ao usar o touchpad o usuário nota uma certa resitrouxe algum preço a ser pago - a previsão é que custe 7 mil reais.

Mas o uso desse material no touchpad faz com que o dedo não deslize com facilidade; ao pelo contrário, sentimos até algum atrito considerável em nossas navegações com o ponteiro.

bambu_350.jpg

Outra ressalva: os botões do mouse sãe exatamente da mesma cor que o pad - além de ficarem mesmo nível de relevo e sem nenhuma fronteira clara entre ambos. Assim, ficam completamente camuflados.

O Bambu avaliado veio com Windows Vista Ultimate rodando em chip Intel Core 2 Duo, HD de 250GB e 4 GB de memória RAM, conectividade Wi-Fi e Bluetooth, 3 portas USB, uma entrada HDMI e outra e-Sata, leitor de memória, gravador de DVD e leitor biométrico para segurança adicional.

Ah! A Asus entrega o Bambu com uma bateria adicional (esta de tamanho, maior, com mais células). Nada mal para quem gosta de mobilidade e tem medo de ficar na mão por conta da duração da bateria.


Fonte: http://pcworld.uol.com.br/reviews/2008/11/10/preview-conheca-o-bambu-o-notebook-ecologico-da-asus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário