segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Exemplos que a Amazon nos mostra

Por Roberto Camargo

A Amazon.com nos oferece muitos exemplos positivos, mas com certeza também existem exemplos negativos, entretanto neste artigo vocês apenas encontrarão os exemplos positivos.

PRODUTO

O produto é a estrela da loja virtual e, muitas vezes, mesmo os grandes do mercado brasileiro falham feio em informações técnicas e detalhes sobre os produtos. Recentemente estava pesquisando um navegador GPS e todas as grandes lojas nacionais informavam: mais de 1000 cidades brasileiras.

Como assim mais de 1000 cidades brasileiras? A cidade que eu quero tem ou não tem nesse navegador GPS?

Não quer colocar as mais de 1000 cidades da descrição do produto, tudo bem, mas faça um hot site ou um link para o site do fabricante onde conseguimos essa informação precisa, e foi lá mesmo o único lugar em que consegui a listagem das cidades, mas NENHUMA loja virtual me ofereceu essa informação importantíssima sobre o produto.

A amazon.com disponibiliza muito texto explicativo sobre o produto e principalmente especificações técnicas completas, também oferece muitas fotos de vários ângulos, vídeo sobre o produto e resenhas feitas pelos próprios consumidores internautas.

RESENHAS/OPINIÕES

Você não precisa acreditar no texto oferecido pelo fabricante sobre o produto, você também consegue obter mais informações importantes sobre o produto pesquisado, informações estas que os próprios internautas criaram para você. Opiniões de quem usa o produto e não informações criadas pelo departamento de marketing do fabricante. Estas resenhas ainda são alinhadas por relevância, você vota se ela foi útil para você e as mais bem cotadas aparecem nas primeiras posições.

WINDOWSHOP.COM

Este site da Amazon.com tenta eliminar a desvantagem que uma loja virtual tem para a física, ele oferece "novas sensações" para os usuários, mostrando, de forma simples e clara, livros, músicas, games e filmes.

Com apenas uma mão e sem o mouse, é possível você ficar horas navegando e "sentindo" os produtos selecionados da semana. Basta localizar o produto com a seta do teclado, e a música começa a tocar ou o vídeo trailer começa a ser exibido, e quando encontrar o que deseja, basta clicar em BUY e então rapidamente você entra na loja virtual tradicional para finalizar a compra.

BLOG

No endereço www.amazon.com/gp/daily você encontra informações e novidades relacionadas aos produtos oferecidos na loja virtual.

TECNOLOGIA

O "celular" HTC G1 é o primeiro aparelho a usar o Sistema Operacional Android do Google e já vem com uma loja virtual de MP3 da Amazon.com, oferecendo, com um único clique, compras para mais de 6 milhões de músicas através da parceria com quatro grandes gravadoras.

TAGS

Todo internauta pode colocar TAGS nos produtos, facilitando para os próximos identificarem com mais precisão exatamente o que desejam. Num mar de milhões de produtos, estas TAGS ajudam muito.

RECORDE DE VENDAS

De acordo com um comunicado da própria amazon.com, no dia 10 de dezembro de 2007, ela teve seu melhor dia de vendas do ano, recebeu encomendas para mais de 5,4 milhões de produtos, ou 62,5 itens por segundo. Também informaram que venderam 17 videogames Wii da Nintendo por segundo, enquanto tinham o aparelho em estoque.

RIQUEZA

Depois dos diferenciais acima, já sabemos por que Jeff Bezos, o fundador da Amazon.com, é o 33º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em US$8,7 bilhões. Se você achou pouco, saiba que Steve Jobs da Apple, é o 61º com US$5,7 bilhões.


Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/10655/ecommerce/exemplos_que_a_amazon_nos_mostra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário