segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Compra de TV de alta definição esconde "pegadinhas"

GUSTAVO VILLAS BOAS
da
Folha de S.Paulo

Dúvidas não faltam no mundo da televisão em alta definição e digital. Para começar, quem compra um televisor "HDTV Ready", ou pronto para TV de alta definição, vai levar um produto que não tem capacidade de reproduzir a melhor alta definição existente no mercado. Os aparelhos para esse fim são identificados como Full HD ou 1.080p.

Mas não basta o aparelho de televisão. Aliás, a imagem da TV aberta convencional pode ficar até mais incômoda em uma tela desse tipo, já que a imagem pode ser esticada para se adaptar ao formato widescreen, mais comprido.


Televisor da Samsung tem 50 polegadas com capacidade para exibir em alta definição completa, a chamada Full HD
Televisor da Samsung tem 50 polegadas com capacidade para
exibir em alta definição completa, a chamada Full HD

Para usufruir de qualidade em uma televisão de alta definição, é preciso uma fonte de vídeo nessa qualidade conectada a ela. Por exemplo, um tocador Blu-ray ou um videogame.

O consumidor que tiver os dois em casa não vai necessariamente ter a melhor qualidade disponível. É necessário conectá-los por meio de um cabo HDMI, que não costuma acompanhar os produtos.

TV digital

Comprar um conversor de TV digital também não significa que as imagens mostradas vão ser em alta definição. A tela e o conversor têm que ser compatíveis com essa qualidade.

Quem levar um conversor para casa, ou uma televisão com um equipamento desse embutido, terá que ir além das conexões entre aparelhos e tomadas para ver as imagens em ótima resolução. Para ver TV digital é preciso ter, normalmente, uma antena UHF.

Mesmo em São Paulo, há as áreas de sombra: locais onde o sinal digital é ruim ou ausente. E, ainda que tudo dê certo, o conversor adquirido agora vai ficar obsoleto quando o sistema Ginga, que permite a interatividade, chegar ao mercado.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u452086.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário