quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Gravador Pioneer equivale a 16 Blu-ray

Pelo visto, a corrida agora entre os fabricantes será pela maior capacidade dos gravadores. Aqui na CEATEC, que vai até sábado em Tóquio, a Pioneer está exibindo o protótipo de seu novo gravador óptico multi-camadas, que segundo o fabricante atinge nada menos do que 400Gb.

Como um disco Blu-ray tem capacidade de 25Gb em cada camada, temos aí uma bela alternativa para aplicações de armazenamento de dados e back-up.

O aparelho (foto), cujo nome provisório é "Super Multi-layer Disc", está sendo mostrado dentro de uma redoma; a própria Pioneer ainda não sabe quando poderá lançá-lo comercialmente.

Também na CEATEC, a empresa está mostrando um gravador Blu-ray de 1 Terabyte, a exemplo do que fazem Sony e Panasonic. Mas o protótipo utiliza laser vermelho, o mesmo dos DVDs comuns, e ainda assim consegue resultados expressivos, a julgar pelas imagens que vimos no estande da Pioneer na CEATEC.

A empresa garante ter resolvido o principal problema dos discos multi-layer: a interferência (crosstalk) entre as camadas. Acontece, por exemplo, nos DVDs de dupla camada que já são conhecidos. Às vezes, surgem pequenas falhas no som ou na imagem, que os especialistas chamam de "artifacts" (artifícios). Segundo a Pioneer, o protótipo utiliza um circuito de correção e um elemento adicional de luz que atua sobre o laser. Além disso, a estrutura do disco 16 camadas é diferente, com maior separação.

Bem, por enquanto tudo isso é teoria. A Pioneer promete mais novidades a respeito na próxima CES, em janeiro, em Las Vegas.

Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=4832

Nenhum comentário:

Postar um comentário