terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sistema cria imagens 3D de pessoas sem precisar usar raios-X

Redação do IDG Now!

Por meio de imagens e vídeos não invasivos, tecnologia calcula com precisão formas corporais e suas medidas.


Cientistas da Universidade Brown criaram um sistema que calcula com precisão as formas corporais por meio de imagens digitais e vídeos, anunciou a instituição nesta segunda-feira (27/10). Com a tecnologia, mesmo que a pessoa esteja vestida, é possível calcular seu porte sem as roupas, afirmam os pesquisadores.

O sistema cria um modelo 3D do corpo das pessoas, permitindo que sejam determinadas sua idade e sexo. Além disso, é possível descobrir as medidas de quadril, tórax, altura e peso, entre outras características.

Para alcançar este resultado, os pesquisadores criaram um modelo computadorizado por meio de 2.400 pontos de mapeamento em homens e mulheres vestidos com o mínimo de roupas. Ao combinar as informações obtidas por diversas poses, o computador consegue deduzir a idade tanto do modelo 3D quanto da pessoa.

A tecnologia foi aperfeiçoada quando os cientistas ensinaram a máquina a detectar a pele nas imagens, permitindo a distinção das roupas. O sistema não é invasivo, pois não usa raio-X ou vê através das roupas, mas sim deduz o formato exato do corpo. Uma simulação pode ser vista no site da universidade.


Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/10/28/sistema-cria-imagens-3d-de-pessoas-sem-precisar-usar-raios-x/

Nenhum comentário:

Postar um comentário