segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Designer, você tem experiência?

Experiência de vida constrói um muro entre os designers criativos e os simplesmente designers.

É quase um hábito, quando pensamos em criação, relacionarmos o termo à imagem da inspiração sobrenatural, do isolamento ou da concentração. Hoje, além desses atributos, criar é também sinônimo de conhecimento obrigatório de ferramentas gráficas, tendências, teorias acadêmicas e por aí vai. O mercado hoje nos oferece como entrada uma diversidade de opções, a pedido do próprio mundo globalizado em que vivemos. Agências à procura de profissionais da área mostram em seus anúncios essa direção com mais ênfase. É quase nula a chance de você encontrar uma vaga para alguém que não domine pelo menos um software padrão para a criação.

Mas diante de tudo isto que observamos, uma pergunta fica no ar: Estes são os requisitos mais adequados para delinearmos o perfil do designer ideal que "garimpa" o mercado hoje e cava aquela vaga nas agências? Eu particularmente acredito que não.

Sabemos que o design é uma prática profissional relativa às questões estéticas e formais dos elementos. Sim, é ordenação projetual de elementos e muito mais racional do que parece ser, mas é quase que impossível dissociá-lo da criatividade. Hoje, um grande designer precisa ser também um grande criativo.

E, nessa hora, experiência de vida conta, e conta muito. Isso porque tudo o que você passou , o que você viu, comeu, bebeu, ou seja, viveu, desemboca no resultado criativo. É muito mais do que dominar todas as ferramentas gráficas. E a experiência independe de idade, é muito mais uma questão de atitudes que tomamos em nossas vidas, de desafios que enfrentamos do que qualquer outra coisa.

O homem é um ser criativo capaz de buscar soluções para situações problema que o desafiem a achar uma resposta para as mesmas, e muitas vezes em curto prazo. Ora, a solução normalmente vem da combinação das idéias entre si, independente da nossa vontade. Quem melhor preparado para desenvolver uma solução do que aquele que já teve várias experiências?

Existe um muro que separa estes profissionais. Apesar de não ser físico, é tão concreto quanto a realidade. Esse muro é construído por nossas escolhas e divide designers criativos dos simplesmente designers.

De que lado você está?


Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/10464/publicidade/designer_voce_tem_experiencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário